Assim como ter uma presença digital, os perfis das empresas nas redes sociais também são importantes. E não se trata apenas de postar selfies e compartilhar memes. Encarando tudo profissionalmente, o envolvimento social nas plataformas digitais é crucial para construir a confiança do público alvo e posteriormente dos clientes. 

Sua empresa tem que estar nas redes sociais

É curioso, mas em pleno 2023 ainda tem negócios que não marcam presença nas redes. Ou deixam de atualizar perfis e investir na etapa mais importante para busca de resultados: o relacionamento, onde a marca conversa diretamente com seu público de interesse.  

O marketing de redes sociais tornou-se um componente vital para o mix de mercado de muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Estudos indicam que quase 5 bilhões de pessoas utilizam plataformas de redes sociais em todo o mundo e, estar presente nas redes sociais é uma boa forma de se conectar com clientes atuais e potenciais.

A abordagem estratégica permite nas redes permite que uma empresa determine seus seguidores e também a reputação e importância no setor, fortaleça sua marca, estabeleça uma base de clientes fiéis e aumente sua receita. 

Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn, Tik Tok, X (antigo Twitter) são espaços incríveis para fazer marketing para vendas e se destacar da concorrência, por isso convido você a dar uma olhada clara e descobrir as principais estratégias para um marketing de redes sociais eficaz e que conquiste a confiança do seu público. 


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Defina metas SMART

Isso mesmo, seja inteligente no planejamento de marketing nas redes sociais, aplicando ações que formam a palavra smart (inteligente) em inglês: 

Dentro dessa estratégia seus objetivos devem ser:

  • Específico: Delimite metas concretas (seguidores, visualizações, compartilhamentos).
  • Mensurável: como você saberá que obteve sucesso com as ações?
  • Alcançável: Suas metas são realistas? Nada de exageros, pesquise seu mercado de atuação. 
  • Relevante: seus KPIs (indicadores-chave de desempenho) medem o engajamento? Se você ainda não utiliza KPIs, busque entender a importância disso. 
  • Limite de tempo: defina um ponto fixo para avaliar o sucesso da ou das campanhas.

Siga dicas de criadores e influenciadores. Frequentemente, eles são ousados em seus objetivos e metas (ex: “Ajude-me a alcançar 100.000 seguidores!”). Isso pode ajudar a definir uma estratégia focada no crescimento que você pretende alcançar.

O conteúdo em vídeo é o mais popular

Partindo para a prática, mesmo que seja uma estratégia focada em anúncios (mídia paga), oferecer um conteúdo relevante e atrativo para o seu público continua sendo o principal gatilho para engajamento e conversões. E, não basta postar uma foto e legenda criativa, é preciso explorar as tendências que alcançam resultados. E os vídeos, estão em alta!

Capriche no conteúdo em vídeo para publicações no seu perfil de empresa. Não importa se a duração é longa ou curta. Todas as plataformas de redes sociais oferecem suporte a conteúdo de vídeo de uma forma ou de outra. O conteúdo de vídeo está se tornando cada vez mais uma ferramenta fundamental para as empresas obterem classificação imediata. 

Você também pode focar no formato Reels e publicá-los no Facebook e Instagram. Diferentes tipos de conteúdo de vídeo podem ser planejados. Se você está preocupado com a marca, entre em contato com um profissional que possa auxiliá-lo no agendamento adequado e na criação de vídeos que tenham produção profissional. 

Este ano, inúmeras marcas em todo o mundo obtiveram aproximadamente 45% mais engajamento por meio de conteúdo de vídeo. Portanto, tenha esse formato sempre em primeiro plano, mas continue com as postagens estáticas e carrossel (no caso do Instagram e Facebook). 

Identifique o seu público ideal

Lembre-se que redes sociais tem tudo a ver com segmentação. Você tem como objetivo alcançar usuários mais jovens? Então use o TikTok ou Twich. Os usuários mais maduros podem preferir o Facebook ou Instagram, enquanto as vendas B2B exigem presença no LinkedIn. 

Identifique de forma clara e precisa quem são seus usuários típicos e concentre-se naqueles que você deseja atingir. Se precisar desenvolva uma pesquisa ou metodologia que possa auxiliar nessa tarefa, crucial para alcance, seja orgânico ou pago. 

Dessa forma, você pode conseguir o segmento mais adequado para o seu negócio, seja ele qual for. Ao usar a segmentação por público-alvo você pode escolher critérios como localização, idade, sexo, interesses e muito mais para atingir seus clientes ideais, que naturalmente estão nas redes sociais. 

Fique de olho na concorrência

No fim do dia, você deseja que seu público-alvo escolha você em vez de seus concorrentes e é por isso que uma pesquisa da concorrência fará toda a diferença nessa busca por clientes. Isso pode oferecer uma visão sobre o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais e dar-lhe ideias para sua própria estratégia social. 

Verificar criativos da concorrência e entender as tendências aplicadas ao negócio, pode capacitá-lo a pensar fora da caixa e criar novos conteúdos que permitam que sua marca se destaque. Ao estudar seus concorrentes, concentre-se principalmente no conteúdo que gera mais interação e engajamento. Não se esqueça de procurar influenciadores em seu setor para se inspirar e também se tornarem embaixadores da marca, se possível. 

Busque relacionamentos, não apenas seguidores

E aqui cabe bem aquela lembrança da “métrica das vaidades”. As melhores práticas de marketing de redes sociais exigem que você construa um relacionamento de mão dupla entre você e o consumidor.

Construir relacionamentos é mais do que apenas vender. Trata-se de se envolver ativamente na escuta social, entendendo seu público alvo e demonstrar os valores que seus clientes apreciam, ao mesmo tempo em que oferece um excelente atendimento ao cliente. Não deixe seus seguidores no vácuo, sem responder a perguntas e questionamentos. Ao mesmo tempo, evite se envolver em polêmicas ou “tretas” das redes. Seja profissional e monitore com frequência as conversas. 

Um dos exemplos mais conhecidos no mundo nesse quesito é a Red Bull, marca que constrói relacionamentos com seguidores não apenas por meio de ótimo conteúdo destinado a converter interessados de esportes radicais em fãs, mas também interagindo ativamente com eles nos perfis das redes sociais.

O relacionamento não deve ser focado apenas em respostas, mas encantar seu público que de alguma forma já foi atraído, então é preciso convencê-lo de comprar o que você procura vender, porém de uma forma social e alinhada com objetivos claros. 

Tenha um calendário editorial

Sim, é uma estratégia comum, mas ainda funciona muito bem. Seja em planilhas, docs ou ferramentas de postagens em redes sociais, o velho e bom calendário de conteúdo de redes sociais ajuda você a gerenciar seu conteúdo e programação de postagens. 

Crie pautas para os dias em que for postar, para criação de artes, vídeos ou legendas, acompanhe os temas de conteúdo e as campanhas e obtenha uma visão detalhada da frequência de postagem para garantir que você encontre seu público quando e onde ele estiver em uma rede social.

Uma boa dica é postar mais de 3 vezes por semana, escolher os horários em que haja interação e alcance nos seus conteúdos, use e abuse dos testes para entender qual formato obteve mais resultados e horários de entrega. 

Se o seu problema na empresa for tempo e braço, procure ajuda de especialistas ou agências digitais como a NVx para criar e executar seu calendário editorial, que deve ser um item prioritário para planejamento estratégico, já que o marketing digital exige cadência e organização. 

Defina métricas para o sucesso

Assim como os testes que você pode fazer para ajustar melhorias nas redes sociais, é fundamental aplicar e entender as métricas que devem nortear suas publicações. 

Defina suas métricas na forma de “histórias de sucesso”. Esta também é uma das melhores estratégias para direcionamento e segmentação de público. A falha em definir seus principais indicadores e métricas de desempenho muitas vezes impede o crescimento do negócio. 

Observe que os perfis de sociais precisam entregar resultados. No entanto, às vezes o método pode ser complicado. Portanto, é preciso definir as métricas compartilhando seus casos de sucesso com clientes e público alvo. 

Publique uma ação ou campanha que alcançou sucesso recente, projeto concluído ou até mesmo um marco alcançado para que os espectadores possam determinar sua credibilidade. A reputação online desempenha um papel importante na sua marca. Certifique-se de deixar uma pegada sempre positiva.  

Acompanhe sempre as principais métricas que fazem a diferença para o sucesso nas redes sociais: curtidas, comentários, compartilhamentos, engajamento, visualizações, alcance. 

Conclusão

À medida que avançamos em 2023, você deve continuar aprimorando suas estratégias para marketing de redes sociais seguindo as últimas tendências. Busque as novidades do setor em Blogs especializados como aqui da Nvx Digital, onde você está lendo esse artigo.

Construir uma presença nas redes sociais não é apenas algo que as empresas fazem para acompanhar a concorrência. É uma estratégia de marketing que ajuda você a construir conexões verdadeiras com seus usuários.

Mais do que isso, as redes sociais permitem que você alcance públicos de nicho e expanda sua marca em grande escala. As plataformas também fornecem insights valiosos sobre como os consumidores veem seu produto, o que pode proporcionar uma vantagem competitiva.

O importante é conhecer bem as plataformas de redes sociais e suas características, portanto ajuste suas estratégias para o sucesso e crie um futuro de resultados!

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