Uma parte extremamente importante da criação e administração de uma empresa é o marketing, mas isso não é nenhuma novidade. Não adianta criar o produto perfeito se as pessoas não souberem porque ele é perfeito, muito menos se não souberem nem que ele sequer existe. E é para fazer esse tipo de divulgação que os departamentos de marketing foram criados e crescem cada vez mais…

Mas também é muito simples delegar isso à equipe de marketing e seguir com a vida. É o trabalho deles fazer isso? Sim, é, mas sendo responsável por fazer as decisões estratégicas da empresa, pesquisar tendências e facilitar a comunicação com os diferentes setores da empresa, também é por isso que área de marketing foi criada.

No caso do marketing digital, é interessante saber sobre a base dele, que é usada em todas as campanhas após ser ela produzida: a identidade visual. A identidade visual é o conjunto de todas a características visuais da empresa, sendo utilizada para definir a estrutura de todas as divulgações dela e de seus produtos feitas em meios visuais, como imagens e vídeos. Ela é composta por diversas partes, sendo as mais importantes:

Paleta de Cores

A paleta de cores é o conjunto de cores utilizado para representar sua empresa e sua marca. Ele pode consistir de apenas duas cores, como no caso do Spotify (verde e branco) e do Nubank (roxo e branco), ou de múltiplas cores, como no caso do Google (azul, vermelho, amarelo e verde).

Essas cores vão aparecer no logotipo da empresa, em imagens, como a foto de capa do Facebook, e talvez em anúncios e vídeos (em diferentes quantidades, variando de empresa para empresa: o Spotify costuma não usar tanto, mas o Nubank usa suas cores sempre que possível).

É importante tentar usar cores e combinações de cores que não sejam já atribuídas a outras marcas, como uma forma de fortalecer a sua própria marca: as pessoas passarão a associar essas cores e combinações de cores à sua empresa, e não a qualquer outra.

Logotipo

O logotipo, por outro lado, é muito mais fácil de ser único: ele inclusive não pode ser nem semelhante ao de outras empresas, pois podem ser registrados. Ele é o que haverá mais chance de ser associado a empresa, exatamente por ser único.

Como ele vai representar sua empresa, é muito importante que seja feito por profissionais logo de início e que siga as tendências do momento. Afinal, você não quer que sua empresa ou produto tenham cara de antiquados, né?

O logotipo também pode ter suas variações: versão mais curta, mais longa, em tons de cinza, preto e branco, cores alternativas, etc. Para ser utilizado em situações diferentes. Se tiver produtos diferentes, cada um terá de ter um logotipo também, talvez até identidades visuais próprias.

Manual de Identidade Visual

Por fim, todas as características da identidade visual são colocadas dentro do manual de identidade visual.

Esse manual explica detalhadamente como utilizar a identidade visual para divulgar sua empresa e produtos, seja através de imagens ou de vídeos, seguindo não só a paleta de cores e o uso do logotipo apropriado, como também definindo o estilo que elas devem ter: se as imagens serão mais simples ou complexas, se usará ou não a paleta de cores completamente, se usará pessoas reais ou animações, etc. É uma parte um pouco mais técnica e voltada à equipe de marketing.

Se quiser saber como é um, você pode conferir o manual de identidade visual do Governo Federal.

Isso, porém, é apenas o básico: para você poder entender um pouco mais o marketing de sua empresa e facilitar o diálogo com a equipe. O marketing apresenta também outras áreas, como a pesquisa de mercado, criação de textos, entre outros, mas são igualmente importantes, mas envolvem outras habilidades e conceitos.

 

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