Nada é mais decepcionante para um empreendedor do que procurar o nome de sua empresa, ou uma palavra-chave relacionada a ela, no Google e descobrir que ele só aparece listado na terceira, quinta ou até mesmo décima página do resultado de buscas. Trazê-lo para a página inicial, de preferências entre as primeiras opções, para que fique ao alcance dos olhos do internauta em menos de 1 segundo, é um desafio que requer know-how, experiência e, principalmente, otimização. E este é um trabalho que demanda tempo e deve ser executado por um especialista em Otimização de sites (SEO).
SEO é um conjunto de estratégias que um site pode adotar para melhorar seu posicionamento no resultado dos sites de busca, como Google, Bing e outros menores ou menos eficientes. Tais estratégias passam pela organização dos diretórios do site, a forma como as informações estão arquitetadas, a facilidade de acesso e de navegabilidade, o número de links que levam ao site em questão, a existência de um bom sistema de buscas próprio do site e sua popularidade, entre outros fatores.
É importante lembrar que as ferramentas de busca, notoriamente o Google, são os “pontos de partida” para qualquer pesquisa no ambiente digital: da busca por uma empresa que, por exemplo, ofereça serviços de adestramento de cães no bairro tal da cidade tal, até algum assunto de que o internauta deseja saber mais para a redação de um trabalho, um artigo, uma apresentação no trabalho.
De nada adianta, porém, que, ao detalhar ao máximo os termos de sua pesquisa, o internauta se depare com sites com pouco ou nenhum conteúdo, que nada agregam além de um e-mail de contato, um telefone e um endereço. Um site robusto, planejado e que ofereça conteúdo relevante facilmente acessível é aquele que vai conseguir os melhores resultados: ser utilizado, prender a atenção do internauta, viabilizar negócios no mundo real. E isso – relevância e popularidade – vai ser fundamental para levá-lo à primeira página do Google.
A otimização de sites com o fim de que apareçam melhor posicionados no Google é um trabalho que demanda tempo. O especialista em SEO precisa se dedicar a ações como keyword research (pesquisa de palavras-chaves), pesquisa de concorrência (avaliação e comparação com sites concorrentes), keyword mapping (uso das palavras-chaves no projeto de SEO), criação de páginas específicas (otimização focada), análise on-page (arquitetura da informação, usabilidade, acessibilidade, navegabilidade, conteúdo, linkagem interna etc.), análise off-page (linkagem externa, popularidade dos links, menção nas redes sociais etc.) e relatórios personalizados sobre o desempenho do seu projeto de SEO.
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