Aviso: nesse artigo não vou ensinar como fazer um blog ou como se tornar blogueiro de última hora. A ideia é validarmos a importância de começar ou manter um blog como canal digital no atual momento para sua empresa ou negócio, levando em consideração a relevância para o marketing de conteúdo.
Dez anos atrás, assistimos ao surgimento dos blogs como uma tática digital corporativa convencional. Antes disso, blogs de política, viagens, culinária e tecnologia estavam sendo criados em todos os lugares, oferecendo fontes confiáveis de aconselhamento e informações de nicho.
Os profissionais de marketing com pensamento estratégico, rapidamente perceberam a promessa de geração de lucros dos blogs para as empresas como um canal eficiente.
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Foi uma forma poderosa de aparecer nos motores de busca como o Google e perante um público já interessado. Além disso, era uma forma supereficiente de compartilhar opiniões de especialistas e permitir que as empresas mostrassem que sabiam do que estavam falando.
Com o passar do tempo, nada disso mudou.
Benefícios que um blog pode trazer para o seu negócio:
- Construir conexão com o público-alvo
- Melhorar a autoridade da marca
- Ganhar posições no Google
- Gerar tráfego e conversões
- Facilitar o processo de vendas
- Ter um canal próprio
Estudos recentes mostram que 68% dos profissionais de marketing consideram o blog mais eficaz do que há 2 anos. Mas, a internet está cheia de blogs e você pode estar se perguntando agora: como fazer para ter uma chance?
O truque é adaptar sua abordagem. Por isso, reuni algumas dicas bacanas que podem ajudar na sua estratégia com blog:
Qualidade em vez de quantidade
Lembre-se como premissa, que os blogs são valiosos para construir relacionamentos e engajar seu público alvo. É sobre jogar o jogo longo. Não convencido? Preste atenção ao mundo offline.
- Você abordaria um possível cliente às 9h00 de uma manhã de segunda-feira e simplesmente diria: “compre meu produto” e depois desapareceria?
- Você apareceria na mesa dele na mesma hora da manhã da próxima segunda-feira às 9h00 e diria “compre meu produto” e depois desapareceria?
E isso continua a cada semana … Irritante, certo? Para não dizer invasivo.
No entanto, se você passou um período conversando com esse prospect sobre assuntos de interesse dele, oferecendo tópicos que o ajudam, dando conselhos valiosos. Então você está se posicionando como alguém em quem ele confia e se torna uma fonte de informação segura.
A mesma lógica e estratégia se aplica ao seu blog. Reserve um tempo para escrever suas postagens. Converse com seus clientes e construa relacionamentos.
O consumidor comum é inteligente e tem um tempo limitado. Eles fazem escolhas informadas, não apenas sobre o que querem comprar, mas o que querem ler.
Somente oferecendo ao leitor algo realmente valioso, você iniciará essa abordagem.
Como os consumidores encontram seu conteúdo, sem dúvida, evoluirá, mas o que eles procuram provavelmente não. Ainda precisamos das mesmas informações de 5 anos atrás, mas estamos apenas usando métodos diferentes para encontrá-las.
A criação de conteúdo original de alta qualidade ajudará muito na obtenção de resultados de blogs como um canal poderoso para alcançar seu público e por consequência vender seu produto ou serviço.
Fácil de navegar
Quando o tempo é essencial, você não quer ler um ensaio para obter as informações de que precisa. Com a pandemia muita gente migrou para o online e as pessoas não têm tempo de ler ou consumir tanto conteúdo disponível.
Se você deseja transmitir seu ponto de vista e manter os leitores envolvidos, torne isso fácil para eles.
Separe seu conteúdo com títulos e subtítulos bem elaborados, usando frases curtas. Certifique-se de que os parágrafos gigantes e reflexões em prosa sejam mantidos fora do seu blog.
Regra prática: limite a um pensamento por frase para mantê-la digerível.
Listas também são uma forma fantástica de tornar seu conteúdo mais fácil de ler, como por exemplo esse artigo que publicamos no Blog da Nvx: 8 ferramentas de produtividade para facilitar sua vida em 2021.
Lembra como você ficava irritado quando sua mãe contava uma história que você contava como se ela estivesse lá?
Seu conteúdo tem que ser único
Não cometa esse erro com seu público alvo. O conteúdo a ser publicado precisa ser original e criativo.
O termo “líder de pensamento” está em alta. Crie conteúdo com seu próprio estilo, compartilhando sua experiência e conhecimento com o mundo faminto por informações.
Conteúdo exclusivo não é bom ter, é necessário ter.
Mas como criar um conteúdo exclusivo?
Segundo David Ogilvy, mentor do anúncio criativo, “as grandes ideias vêm do inconsciente. Isso é verdade na arte, na ciência e na publicidade. Mas seu inconsciente precisa estar bem informado, ou sua ideia será irrelevante. Encha sua mente consciente de informações e, em seguida, libere seu processo de pensamento racional…”.
Uma dica importante: Ler, ler e ler. Quanto mais você absorve, mais pode abrir a linha de seu inconsciente. Blogs, redes sociais, livros, eBooks… qualquer coisa que você possa encontrar.
Esgotou essas avenidas? Escute conversas onde for. Sempre há alguém falando sobre os problemas que enfrentam no trabalho ou no dia a dia.
Incentive o engajamento
O que me incomoda é quando as empresas se dão ao trabalho de escrever um artigo supervalioso e bem escrito que merecia o Santo Graal da interação … e elas não respondem aos comentários.
O público está respondendo à postagem. Fazendo perguntas. Comentando com sua própria experiência. E tudo que eles recebem em troca é um vácuo.
Procure contribuir nas respostas ou mesmo sugerir novas leituras para que seu conteúdo seja mesmo relevante, indo além da publicação. Afinal, se um leitor chegou até o final e resolveu interagir comentando, é como se fosse uma levantada de mão por interesse.
Não cometa esse erro, que é mais comum do que se pensa. Procure sempre incentivar os leitores a comentarem ou mesmo pedirem dicas ou ajuda. Isso mostra seu real interesse que pode se concretizar em um futuro negócio.
Facilite a assinatura
Você precisa tornar seu blog fácil para os leitores assinarem e receberem novos conteúdos quando forem publicados.
A resposta? Gere leads e tenha listas de emails. Crie seu público segmentado para os artigos de forma organizada.
Tenha um pop-up acionado por rolagem em seu blog, para que os leitores, que estão envolvidos e desejam que o conteúdo chegue direto em sua caixa de entrada, possam obtê-lo facilmente.
É uma tática onde todos ganham, que o ajudará a nutrir seu público e a continuar a construir relacionamentos importantes.
Links fazem a diferença
Não tenha medo de criar links para outros blogs ou sites.
Mas aí você pode questionar: Por que eu enviaria os leitores do meu blog para outro site?
Há um motivo principal: isso dará aos seu público informações ainda mais valiosas. Se outra fonte confiável oferecer informações detalhadas que irão beneficiar o seu leitor, criar um link para ele apenas fará com que eles vejam o seu blog de uma forma positiva.
Também pode ajudar seu blog a ganhar credibilidade. Vincular a fontes externas, estudos e dados dará peso ao tópico que você está discutindo.
Outro ponto positivo é que criar links para outras empresas pode ajudá-lo a construir relacionamentos nesse setor, o que é sempre útil ter na manga.
Há poder nos números quando se trata de marketing de conteúdo, e a colaboração de influenciadores pode turbinar seus esforços.
Saia do raso: intensifique o foco!
Aprofundar seu conteúdo terá muitas vantagens. Não menos importante, tem o fato de que você pode esperar que sua classificação nos mecanismos de pesquisa melhore.
Os sites que fornecem profundidade na cobertura de conteúdo de qualidade sobem nas classificações do Google ao longo do ano.
Portanto, isso traz um significado totalmente diferente para “qualidade”’, onde você precisa expandir o seu tema, não deixando pedra sobre pedra. E é aí que reside a mágica do SEO.
Palavras-chave são obviamente importantes, não estou negando. Mas se você se concentrar em postagens de qualidade em profundidade, você percorrerá um caminho mais fácil para tornar seu blog um sucesso.
Conclusão
Com certeza, em algum momento, você deve ter lido ou ouvido que o blog estava morto, a exemplo do email. Pura conversa furada. A verdade é que bons conteúdos e com relevância, focados em nichos específicos, estão mais vivos do que nunca!
Os blogs ainda são absolutamente relevantes em 2021.
Na verdade, cerca de 409 milhões de usuários da Internet leem cerca de 20 bilhões de páginas de blog por mês. É por isso que 53% dos profissionais de marketing priorizam o blog como sua principal estratégia de marketing de conteúdo.
Além disso, os blogs continuam a florescer, com um aumento de 12% nos últimos 5 anos.
Bora escrever?
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Obrigado pela leitura.