Aprender como acelerar um site é importante para ter mais alcance e audiência junto ao seu público alvo. As páginas com carregamento rápido são extremamente importantes para o sucesso na web, pois influenciam muitos fatores.
Um atraso de apenas um ou dois segundos pode reduzir: visualizações de página, satisfação do cliente, conversões, experiência de usuário, ranking de pesquisa, lucros e muito mais…
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Como a falta de velocidade afeta o seu site?
Antes de partir para as dicas que podem ajudar você na tarefa de deixar seu site veloz e com muitas visitas, é preciso destacar alguns fatores que precisam ser considerados:
Aumento da taxa de rejeição
Um site de carregamento lento leva as pessoas a abandoná-lo. Especialmente no celular, quanto mais lento o site, maior a probabilidade de os visitantes rejeitarem de acordo com um estudo do Google.
Acredite: apenas dois segundos podem fazer uma grande diferença e apenas quatro segundos podem aumentar as taxas de rejeição em 100%. Conclusão: se você deseja que os visitantes permaneçam por perto, torne seu site rápido.
Reduz as conversões (menos dinheiro)
Além do que citei anteriormente, acelerar o seu site também tem um efeito sobre as conversões. Já foi testado e provado que os sites de comércio eletrônico e-commerce quando passam de dois para um segundo de carregamento de página, podem dobrar sua receita.
O Walmart aprendeu que quanto mais rápido suas páginas carregassem, maior a probabilidade de os visitantes fazerem uma compra:
-Cada segundo de melhoria na velocidade do site aumentava as conversões em até 2%
-Cada redução do tempo de carregamento da página em 100ms aumentou a receita incremental em até 1%.
Diminui a classificação de pesquisa (menos tráfego orgânico)
Como os visitantes se preocupam com a velocidade do site, o Google também se preocupa ao classificar sites. Essa é a política oficial desde 2010 e se estende aos dispositivos móveis desde 2018.
Este último é ainda mais importante, pois o Google mudou para um índice móvel para se ajustar ao uso moderno da web. Isso significa que os sites são classificados de acordo com o desempenho de suas presenças em dispositivos móveis, e não em sites de desktop.
Como consequência, se o seu site carregar lentamente no celular, sua classificação de pesquisa cairá como um todo. E embora o Google diga que isso realmente afeta apenas os sites mais lentos, a velocidade do site também afeta as taxas de rejeição, o tempo no site e outros marcadores que os motores de busca levam em consideração.
Agora vem as dicas: o que fazer para melhorar a performance do seu site?
1. Faça testes de velocidade com frequência
Ao tentar acelerar o seu site, é sempre uma boa ideia começar com um teste de velocidade. Isso mostrará sua posição em termos de velocidade de carregamento atualmente e também destacará os problemas que seu site pode ter.
Você tem uma série de ferramentas que pode usar para isso. Uma das minhas favoritas é do próprio Google, no entanto, todas elas funcionam de forma muito semelhante.
A primeira etapa é inserir seu URL e pressionar Enter para executar o teste.
Assim que terminar, você obterá uma pontuação geral de velocidade e informações sobre o seu site. Depois disso, as ferramentas oferecem alguns conselhos concretos sobre como tornar seu site melhor.
Além disso, é uma boa ideia verificar seu Google Analytics em Comportamento> Velocidade do site> Tempo da página .
2. Escolha um provedor de hospedagem adequado
O servidor desempenha um grande papel no tempo para o primeiro byte e na velocidade de carregamento de suas páginas em geral. A menos que você saiba como construir servidores sozinho, provavelmente está alugando espaço no servidor de um provedor de hospedagem.
Embora seja normal usar hospedagem compartilhada barata no início, depois que você começar a receber tráfego, precisará garantir que sua hospedagem cresça de acordo com as demandas.
A primeira coisa a observar aqui é o tipo de hospedagem que você usa:
Compartilhado – literalmente o que diz no nome. Você compartilha um servidor com muitos outros sites, todos competindo pelos mesmos recursos como CPU, RAM, etc.
Virtual Private Server (VPS) – Semelhante ao compartilhado, no entanto, você tem menos outros sites na mesma máquina e todos recebem seus próprios recursos de processamento dedicados sem a possibilidade de excedê-los.
Dedicado – aqui, você tem seu próprio servidor, além de controle sobre sua configuração, hardware e muito mais. No entanto, isso requer habilidades técnicas para lidar com isso ou dinheiro para contratar alguém que os possua.
Nuvem – o tipo de hospedagem de crescimento mais rápido. A nuvem usa um modelo de pagamento conforme o uso: você obtém acesso a tanto ou tão pouco poder de processamento quanto você precisa. Muito bom para picos de tráfego, mas também mais caro.
Gerenciado – está especialmente disponível para WordPress e é quando o provedor cuida da maioria das tarefas de hospedagem. Isso inclui coisas como segurança, backups, desempenho, etc. Com hospedagem gerenciada, você pode se concentrar totalmente na construção de seu site. No entanto, esse tipo de serviço tem um preço.
3. Reduza o tamanho das imagens
As imagens desempenham um papel especial na velocidade dos sites, pois geralmente são um deles, senão os maiores elementos das páginas da web. Confira algumas maneiras de garantir que o tamanho da imagem não fique fora de controle:
Use o tipo de arquivo correto – Existem vários tipos de arquivo de imagem, cada um com seus próprios pontos fortes e fracos. JPG é uma boa opção para imagens com muitas cores, como fotos. PNG é excelente para gráficos com foco em texto com menos de 16 cores ou imagens com fundos transparentes, como logotipos. Os GIFs, por outro lado, são perfeitos para imagens animadas ou pequenos elementos com poucas cores, como ícones.
Cortar imagens no tamanho em que aparecem – Se uma imagem tiver apenas 500 px de largura na tela, é um desperdício de recursos postar uma imagem de 1.000 px e reduzi-la por meio do atributo de largura e altura.
Isso ainda resulta no carregamento do visual em tamanho real. Como consequência, primeiro a imagem é cortada apenas na parte necessária e, em seguida, redimensionada para o mínimo necessário.
Compactar imagens – Assim como outros arquivos em seu servidor, você pode compactar imagens para que fiquem menores – sem perder a qualidade da imagem. No WordPress, você pode usar um plugin como Smush , EWWW Image Optimizer ou Optimole . Eles compactam imagens automaticamente durante o upload ou em massa.
4. Verifique se há plug-ins que tornam seu site mais lento
Embora os plug-ins sejam ótimos como uma forma de tornar os sites mais funcionais e adicionar recursos, existem muitos plug-ins. Instalá-los em seu site indiscriminadamente não apenas aumenta o risco de problemas de segurança e conflitos, bem como a necessidade de manutenção, mas também pode tornar seu site mais lento.
Por que é que? Muitos plug-ins carregam folhas de estilo extras e / ou arquivos JavaScript, aumentando o peso da página e as solicitações HTTP.
Além disso, se eles não forem codificados corretamente, eles podem carregar esses ativos mesmo em lugares onde eles não são necessários, às vezes em todas as páginas! Portanto, em um esforço para acelerar seu site, é uma boa ideia ver se você consegue se livrar de algum deles.
Uma maneira de fazer isso é testar a velocidade do seu site com todos os plug-ins habilitados e, em seguida, desabilitá-los seletivamente um por um e executar outro teste de velocidade a cada vez. Isso faz mais sentido se você não tiver muitos plug-ins em seu site, pois pode ser entediante.
Uma alternativa é usar o Plugin Performance Profiler. Ele permite que você escaneie seu site e fornece um detalhamento de quanto cada plugin contribui para o tempo de carregamento de sua página.
5. Melhore o SEO
Se o SEO do seu site não estiver em dia, você pode estar prejudicando o tráfego sem saber. Realize análises regulares de SEO para certificar-se de que você não está cometendo erros comuns e para garantir que todas as páginas estejam operando sem problemas e proporcionando uma boa experiência do usuário aos visitantes.
Algumas orientações para conteúdo: crie uma meta description que envolva as principais palavras chaves e serviços do seu negócio, procure subir imagens leves mas com boa resolução, sempre incluindo o atributo ALT. Ter links internos que direcionem para outras páginas ajudam no alcance orgânico.
Conclusão
Propiciar o aumento da velocidade do site é uma habilidade absolutamente crucial. O bom desempenho é uma prioridade para os usuários e mecanismos de pesquisa e, portanto, essencial para o sucesso de suas páginas.
Agora que você sabe por que a velocidade é importante, a que velocidade de carregamento deve se almejar, como testar seu estado atual e muitas maneiras de tornar seu site mais rápido é hora de implementação.
Escolha algumas ações que estiverem ao seu alcance e comece a fazê-lo. Uma vez lá, verifique os resultados e veja o que mais faz sentido. Com o tempo, você melhorará muito a velocidade do seu site e, portanto, a experiência do usuário, e estará a caminho de se destacar na internet com bom alcance orgânico.