Reconhecer que o aspeto visual é uma das principais componentes que levam a que alguém time a ação de comprar algo é um ponto que todos os empresários ou donos de lojas E-commerce deverão reconhecer desde início. De fato, até mais do que o texto, o design, cores ou forma de apresentação de seu produto é o que fará ou não com que suas taxas de conversão possam aumentar.
Aliás, não só as taxas de conversão irão receber um “boost” natural no que toca ao web design coerente e elegante que está apresentando, como também componentes como o SEO vão, naturalmente, elevar o tráfego orgânico que seu website e redes sociais estarão tendo. Acaba sendo uma bola de neve que irá beneficiar não só o reconhecimento de sua marca/ produtos, como também a probabilidade de obter leads ou até, mais tarde, conversões e até “upsells”.
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Crescimento de E-commerce no Brasil é acentuado
Principalmente no que toca aos últimos 10 anos, todas as métricas e conclusões apontam para um crescimento acelerado de toda a indústria de E-commerce, que está diretamente relacionada com as lojas online. Ora, não só existiu uma migração rápida das grandes empresas para suas lojas E-commerce online, como também a maior facilidade de criação de sua própria loja online acabou contribuindo muito para o crescimento da presença de lojas E-commerce em nome individual.
Somando a isso, o fato da existir uma consciencialização muito maior dos riscos e benefícios de comprar online, bem como a maior presença de métodos de pagamento que sejam credíveis e altamente usados (como o Pix), levou a que esse crescimento se tenha verificado no mercado brasileiro. Mas será que tal significa que todos os empresários e donos de loja E-commerce vão ter sucesso?
Diferentes Razões que têm Impacto na Taxa de Conversão
Apesar de ser uma indústria com pouco mais de 20 anos, o E-commerce é uma realidade que é amplamente estudada e analisada. Tal resulta em que seja de fácil perceção quais são os principais pontos que vão fazer com que possa aumentar suas taxas de conversão, no que toca ao seu público-alvo.
Desse modo, fique conhecendo algumas das razões mais claras que continuarão impactando o fato de um potencial cliente ou lead se converter em cliente ou não:
- Credibilidade e presença de sua loja E-commerce – para que alguém tenha confiança em comprar algo de sua empresa, terá de ter coerência em sua identidade e uma presença credível no setor de mercado no qual está presente.
- Conhecimento total de seu público-alvo – quais são os gostos, hábitos e comportamentos de seu público-alvo? Esses pontos terão que ser analisados profundamente, como forma de os conseguir responder do jeito mais eficaz possível em seu website/ oferta.
- Interligar o marketing com seu funil de vendas – criar uma ligação com seu cliente alvo é algo essencial para aumentar a taxa de conversão. Por isso, não só o saiba atrair, através do marketing, como nas redes sociais, mas também o transporte em uma viagem (fúnil de vendas), onde, no final, ele sinta motivos para comprar ou adquirir o que estiver oferecendo.
- Aposta forte no suporte ao cliente – sem dúvida que jamais deverá ignorar o tempo de resposta e a capacidade de resolver problemas ou dúvidas junto de seus potenciais clientes. Não só eles vão se sentir mais seguros em sua aquisição, como também saberão que, em caso de problema, irão obter uma resposta à altura.
Importância do Web Design no Momento da Conversão
Por vezes subestimado, a verdade é que o web design jamais poderá ser ignorado no que toca ao momento de decidir se alguém irá comprar de sua marca ou não. Quantas vezes você não saindo de um site ou ignorou uma propaganda por não gostar da apresentação que está sendo feita?
Logo, para que compreenda melhor a importância do web design nas taxas de conversão de sua empresa, atente nas principais dicas que vão fazer com que suas taxas de conversão possam aumentar:
#1 Use imagens de alta qualidade em seus produtos
Mais uma vez, a componente visual jamais deverá ser ignorada no que toca a calcular as taxas de conversão. Desse modo, jamais use imagens de baixa qualidade em seus anúncios, landing pages ou páginas de vendas. Ignore as imagens gerais do “stock images” e aposte em fotografias reais de aspecto profissional e apelativo.
#2 Adicione Feedback em suas Páginas de Vendas
Está comprovado que, se aumentar uma presença social em suas páginas de vendas, irá conseguir aumentar a conversão nesse mesmo produto. Felizmente, em muitos websites, já terá facilidade em incorporar estatísticas e revisões dadas em seu produto ou serviço, como é o caso da ferramenta “TrustPilot”. Tal presença irá aumentar a confiança que um cliente terá em comprar o que está oferecendo.
#3 Incorpore e investia em um logo profissional
O fato de seu cliente conseguir identificar sua empresa, apenas com o logo, é um poder que nenhum empresário deverá ignorar. Felizmente, poderá usar ferramentas online para criar logos grátis, elevando assim a credibilidade, presença e reconhecimento de sua empresa a um nível muito superior. Tudo isso é essencial para que haja uma maior confiança no momento de efetuar a tão desejada compra.
#4 Saiba como usar as cores corretar que associem sua empresa
Conseguir compreender as cores que são mais apelativas para seu público-alvo é algo determinante para suas taxas de conversão. Desse modo, é essencial que você compreenda quais são as cores que irão atribuir um melhor resultado. Para tal, poderá ser uma boa ideia comparar e analisar o que seus outros concorrentes, dentro do mesmo mercado, estão usando. De seguida, compreenda que cores podem melhor representar a identidade de sua empresa que está tentando transparecer.
#5 Otimize o Design mobile e app
Em uma fase em que, cada vez mais, as compras online e a navegabilidade está passando pelo mobile, sobretudo nos celulares, é crucial, para o aumento das taxas de conversão, você saber otimizar do melhor jeito seu website mobile ou até mesmo o aplicativo. Tal cuidado e investimento não só irá aumentar a presença de sua empresa na indústria, como também levará a que seja muito mais fácil e provável que um potencial cliente, enquanto primeiro contato com sua empresa, compreenda e considere fácil avançar para a compra.
Conclusão: E-commerce é uma indústria acessível?
Com o aumento de competitividade, principalmente nos mercados que são considerados mais lucrativos, com certeza que se verifica alguma dificuldade para os novos empresários e empreendedores online conseguirem obter sucesso. No entanto, ao seguir todas essas dicas e passos para aumento de taxas de conversão, estará iniciando sua caminhada nesse mercado em ascensão com alguns passos à frente de seus concorrentes.
No entanto, é essencial não só, desde início criar uma identidade de sua empresa marcadas e credíveis, bem com compreender quais são os gostos e comportamentos de seu público-alvo. Juntando esse estudo com um web design de alta qualidade, um website responsivo de qualidade e ainda boas estratégias de marketing, poderá beneficiar no crescente volume de transações que no Brasil se têm verificado, principalmente no que toca às compras online das diferentes indústrias.
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