Com o sucesso dos podcasts, 2022 está destinado a ser um ano ainda mais promissor para esse formato de mídia que se reinventou com o passar do tempo. Disponíveis nas mais variadas plataformas e com popularidade em alta, os podcasts podem também ser utilizados para estratégias de vendas. É o que você vai ler nesse artigo!
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Índice
Entendendo o que é um podcast
A ideia central de um podcast é muito parecida com os canais do Youtube. Trata-se de uma série de áudio (episódios) que os usuários podem acessar ou baixar em um dispositivo pessoal para ouvir quando quiser. Giram em torno de um tema ou tópico, com cada episódio geralmente variando de 20, 60 minutos ou mais.
Um podcast pode ser comparado com a versão em áudio de qualquer série de TV e segue o mesmo formato de produção: tema ou tópico específico e segmentado, Podem ter várias temporadas com vários episódios, além de ser baseado na realidade ou ficção. A regra é a criatividade.
O que diferencia os podcasts das séries de TV é a presença do host (apresentador) de podcast. Todo podcast precisa ter um host que possa narrar a história e guiar o ouvinte pelo episódio. Os podcasts são apenas áudio. Mas muitos podcasters (principalmente nos EUA) disponibilizam vídeos de estúdio para quem acessar poder acompanhar também com imagens.
Podcasts em alta
Pesquisa do Ibope feita em 2021 constatou que quase 20% da população brasileira com mais de 16 anos escuta podcasts. A maioria experimentou o mundo dos áudios digitais durante a pandemia, e ganhou um hábito de escutá-los enquanto está fazendo outras coisas.
O ranking dos podcasts mais ouvidos no Spotify e na Apple mostram que já existe boa diversidade de temas, que vão de piadas a discussões sociais e políticas, passando por dicas financeiras, filosofia, apoio espiritual, horóscopo, aulas de inglês e até conteúdos para auxiliar na jornada de compra do cliente.
Muitos programas e episódios de podcast chegam a ter mais audiência do que a TV.
Anúncios em podcasts
Outro dado interessante apontado pela pesquisa é o crescimento da relevância dos podcasts para o mercado publicitário. Ao mesmo tempo que o formato ganha o gosto dos ouvintes, cresce também a relevância dos espaços para as marcas.
Entre as pessoas ouvidas durante esse levantamento, 51% afirmaram lembrar-se de ouvir alguma publicidade nos programas que consomem. O mesmo número percentual de entrevistados considera que a associação de marcas a podcasts conhecidos atribui valor para a empresa.
Alguns podcasts famosos do momento estão cobrando bem caro por um anúncio de 30 segundos que geralmente abre ou fecha o episódio. O mercado publicitário já descobriu esse filão e o bacana é que se pode segmentar anúncios pelo público alvo interessado com uso de conteúdo para vender produtos e serviços.
Fisgando seu peixe com elegância
Um dos principais motivos para incluir o podcast na sua estratégia comercial é utilizá-lo como isca para vender o seu peixe. Esse formato de áudio, apesar de exigir investimento e produção pode ser uma excelente vitrine para sua marca ou produto, dependendo do tipo de conteúdo que você tenha a oferecer.
Se você identifica podcasts existentes no mercado com potencial para destacar sua marca e o principal objetivo que é vender, busque saber quanto custa um anúncio ou mesmo a participação em episódios. Alguns podcasters levam convidados mediante um valor previamente acertado para estratégia de “Publi”, muito comum entre influencers digitais. Isso serve também para parcerias entre marcas.
Criando seu podcast
Para começar um podcast não é preciso muita estrutura. Tudo que você precisa são alguns itens que tenham a mínima qualidade:
Microfone: evite usar o microfone embutido no celular ou computador. Se você está dando os primeiros passos pode optar por um microfone dinâmico menos sensível ao ruído ambiente. Se você tiver um estúdio configurado, um microfone condensador pode ser melhor.
Estúdio ou sala à prova de som: ao gravar um podcast, você deve minimizar o ruído ambiente o máximo possível, para não distrair os ouvintes. Por isso, é importante criar um espaço silencioso e à prova de som para gravar e de preferência que não faça eco nas paredes.
Software para edição: depois de gravar seu episódio, você precisará editá-lo para adicionar músicas e anúncios ou remover qualquer conteúdo que possa não caber. Procure editar com criatividade utilizando trilhas que façam sentido no áudio, sem encobrir as falas. Alguns softwares de edição de áudio que você pode usar, são o Audacity ou Adobe Audition cada um variando em recursos de edição.
Fones de ouvido: são importantes tanto durante a produção quanto na pós-produção, pois permitem monitorar e detectar sons durante a gravação. Os que têm cancelamento de ruídos são os mais indicados.
Plataforma de hospedagem: antes de poder distribuir seus episódios, primeiro você deve enviar seus arquivos para uma plataforma de hospedagem. Se já tiver um site, crie uma página específica para também oferecer como conteúdo para visitantes ou apenas fazer a hospedagem.
Promovendo seu podcast
Ter ótimos conteúdos de podcast não será suficiente para atrair os usuários certos. Pense em uma estratégia de promoção para atrair o seu público-alvo. Como eles vão ouvir algo que eles nem sabem que existe?
Providencie um pré-lançamento. Não espere para divulgar depois que seu primeiro episódio for ao ar, isso deve começar antes.
A ideia é criar uma antecipação em torno do seu podcast e ajudá-lo a começar com uma boa audiência desde o início. Compartilhe nas plataformas de redes sociais em que você já está e procure explorar outros canais.
Comece compartilhando algumas postagens no Facebook e Instagram para contar a data de exibição do seu primeiro episódio. Se você já tem um público cativo em outro lugar, como newsletter ou um blog, priorize a promoção nesses canais também.
Assim que seu podcast for lançado, seja consistente na promoção dos episódios e não tenha medo de testar vários métodos. Postar trechos de áudio de episódios obtém taxas de engajamento mais altas do que postar sobre seus convidados. Ou vice-versa. Depois de identificar o que seu público deseja, entregue os conteúdos que ele espera ouvir.
Os ouvintes de podcast podem aprender sobre sua marca
Em uma pesquisa realizada pela Nielsen, quando solicitados a selecionar os motivos pelos quais os entrevistados ouvem podcasts, 66% dos participantes selecionaram a opção “para aprender algo novo”.
Dessa forma, os podcasts são uma ótima maneira de ensinar seus clientes sobre sua marca e sua equipe. A liderança de pensamento feita por meio de podcasts é eficaz e uma ótima maneira de trazer o conhecimento da sua empresa para a vanguarda.
Os benefícios da publicidade em podcasts
De acordo com o relatório Super Listeners 2021 da Edison Research, nos Estados Unidos os anúncios de podcast são o tipo de publicidade mais lembrada, com 86% dos entrevistados dizendo que se lembram de ter visto ou ouvido um anúncio. As mídias sociais têm 80% e os sites 79%.
Os ouvintes de podcast também obtiveram uma pontuação alta em termos de engajamento com anúncios, bem como de capacidade de resposta, com 76% dos ouvintes dizendo que agiram depois de serem impactados por publicidade em podcast, o que pode incluir visitar um site, fazer uma compra ou assinar alguma ferramenta ou aplicativo.
Com os anúncios de podcast, você tem de 30 a 60 segundos para contar sua história. Em um estudo recente de ouvintes regulares de podcast, apenas 12% disseram que sempre pulam anúncios. 33% dos entrevistados disseram que “nunca ou raramente” pulam anúncios e 38% disseram “só às vezes”. 64% dos ouvintes de podcast responderam que gostam e apreciam a publicidade em podcasts e são gratos às marcas que apoiam seus programas favoritos.
Transforme episódios de podcast em vídeos do YouTube
Embora o Google esteja atualmente implementando maneiras de tornar os podcasts mais fáceis de encontrar nas pesquisas, é bom lembrar que o vídeo ainda é favorecido em relação ao conteúdo de áudio quando um usuário digita uma determinada frase-chave.
Portanto, a menos que o usuário digite “podcast” em sua consulta de pesquisa, seu podcast pode não aparecer como resultado da pesquisa. Uma maneira de aproveitar ao máximo a preferência do Google por vídeo: transforme seus podcasts em vídeos que você envia para o YouTube.
Isso facilita bastante o alcance orgânico. Procure utilizar títulos e descrições que tenham ligação com os temas dos episódios, para favorecer a busca pelos conteúdos desejados.
Uma dica importante é gravar seus podcasts em ambientes bem iluminados, com áudio e vídeo de qualidade, afinal é a sua marca ou produto que está em jogo. Nesse caso, o podcast será sempre a mídia principal e o Youtube um canal que irá auxiliar a espalhar ainda mais os seus programas e episódios.
Conclusão
À medida que seu podcast for crescendo, incentive novos ouvintes a deixarem uma avaliação mencionando isso em cada episódio. Explique como deixar um depoimento poderá ajudar o seu programa a ser descoberto por mais pessoas que precisam de ajuda em seu nicho e até considere incentivar avaliações por meio de alguma premiação. Use call to action (CTA).
Por tudo que vimos até aqui nesse artigo, os consumidores confiam em podcasts e, por causa disso, eles estão se tornando cada vez mais uma maneira popular das marcas se comunicarem de forma autêntica.
Se você focar na criação de conteúdo relevante e contínuo, poderá ficar surpreso ao saber como os podcasts podem ser eficazes para ajudar a vender um produto ou serviço.
Nós profissionais de marketing, já percebemos o potencial dessa mídia e apostamos que os podcasts de marcas provavelmente continuarão a crescer em ritmo acelerado.