O tráfego orgânico morreu? A resposta é não! O marketing orgânico é o que vai cada vez mais separar o seu negócio da concorrência. As estratégias de marketing produzem tráfego orgânico que está diretamente relacionado ao que os usuários estão procurando, em relação ao seu negócio. Embora não se possa abrir mão do tráfego pago para alcance de vendas, o tráfego orgânico deve ser planejado e aplicado em cima de conteúdos relevantes e ações de SEO.
Índice
O que é tráfego orgânico
De uma forma bem simples, o tráfego orgânico é aquele que você não paga.
Basicamente, se um usuário visitar seu site sem ver um anúncio ou algo assim, será contado como uma visita orgânica. Por outro lado, os visitantes que chegam ao seu site depois de ver um anúncio no Google, Facebook, Instagram ou outros sites, são impactados pelo chamado tráfego pago.
Confira a seguir 10 dicas comprovadas por especialistas de marketing, inclusive aqui na Nacional Vox, que ajudarão você a aumentar o tráfego orgânico do seu site. Vou começar com aquelas que devem ter prioridade máxima:
1. Crie uma estratégia de palavras-chave
Determine quais palavras-chave funcionarão bem para sua empresa e que terão mais conexão com seu público. Para fazer uma lista das palavras-chave que você deseja segmentar, pense em como os consumidores pesquisam seus serviços ou produtos.
Ao fazer uma lista dessas palavras-chave, verifique o tráfego e a concorrência de cada termo. Palavras-chave e estratégia de palavras-chave são vitais para a criação de conteúdo, bem como para aprimorar o conteúdo do site, que será classificado no Google e em outros mecanismos de pesquisa.
Evite a canibalização das palavras chaves, que é quando você segmenta uma frase-chave semelhante em várias páginas do seu site. Em outros termos, é quando uma de suas páginas consome o tráfego da outra página. Isso pode acontecer porque suas duas (ou mais) páginas estão competindo entre si, classificando para uma pesquisa semelhante na mesma página.
2. Otimize os títulos das páginas
A tag de título, ou <título> no código HTML, informa a um mecanismo de pesquisa uma breve descrição do que está nesta página do seu site. Será o que o Google exibirá primeiro, como parte dos resultados de pesquisa orgânica. Os títulos das páginas devem ser enxutos, com menos de 70 caracteres, mas também relevantes.
Essa é a primeira coisa que um usuário verá quando rolar pelos resultados da pesquisa, portanto, você deve garantir que seu título não seja apenas claro, mas preciso para seu site e ofertas. Saiba que a principal informação sobre o seu negócio ou produto precisa estar no título e ele pode e deve também ser criativo.
Quando se fala em otimizar é buscar as melhores práticas e aplicar no seu marketing para efeitos práticos de resultados. Cada página deve ser otimizada adequadamente para que o SEO seja efetivo.
3. Produza bons conteúdos
Parece bastante simples, você dirá! No entanto, muitas empresas lutam para criar conteúdo perene que se relacione com seu público. Essa é uma das muitas maneiras pelas quais uma agência digital pode ajudá-lo. Sempre coloque a qualidade acima da quantidade, pois isso ajudará a construir sua reputação.
Os usuários que estão pesquisando sua empresa, incluindo seus produtos e serviços, desejam informações que os ajudem de alguma forma. Se você não sabe por onde começar, pense nas necessidades de seus clientes em potencial. Pergunte a si mesmo quais informações eles gostariam de saber.
O conteúdo deve ser sempre original e nunca plagiado, pois isso prejudicará os rankings de busca. Você pode até se inspirar em outros sites para aplicar o seu conteúdo, mas jamais faça Ctrl + C e Ctrl + V em páginas, pois terá alcance limitado e até penalizações por parte dos buscadores como o Google.
Procure criar conteúdos que sejam relevantes para o usuário, por isso é importante dar uma conferida no que a concorrência anda aplicando e utilizar referências sem copiar diretamente.
4. Integre palavras-chave em seu conteúdo
Utilize sua lista de palavras-chave para colocá-las em todo o seu conteúdo, incluindo outros itens importantes de SEO do seu site, como tags de meta description.
Até então, pensava-se que colocar o máximo de palavras-chave ajudaria a impulsionar você no algoritmo. No entanto, isso é o que é conhecido como “encheção de linguiça” e só vai desacelerar sua ascensão ao topo dos resultados da pesquisa. Em vez disso, concentre-se na relevância ao colocar palavras-chave, mesma recomendação da dica anterior: precisa fazer sentido para o visitante.
5. Faça meta descriptions que levem para cliques
O Google exibirá sua meta description nos resultados da pesquisa logo abaixo do seu título. Também pode ser considerado um sub-título. A meta descrição atua como uma breve explicação do que pode ser encontrado em uma página específica (URL).
As meta descriptions devem ser atraentes para um usuário que está percorrendo vários resultados de pesquisa, portanto, lidere com valor. Busque utilizar sempre a palavra chave principal e um texto curto, para melhor visualização no Google.
6. Concentre-se em melhorar a velocidade da página
É um fator vital para fornecer uma melhor experiência para o usuário. Você sabia que:
- 40% dos usuários abandonam o site que leva mais de 3 segundos para carregar e 80% dos visitantes não retornam
- Sites de carregamento lento provocam perdas em vendas
O Google diminuirá a classificação do seu site se descobrir que os usuários estão gastando menos tempo em seu site. Quanto menor a classificação do seu site, menos visibilidade ele terá. Isso acaba afetando bastante o seu tráfego orgânico, pois fica difícil para os usuários encontrarem seu site.
Ações para melhorar a velocidade da página:
- Ative o cache do navegador para carregamento mais rápido do site em visitas recorrentes.
- Reduza o tempo de resposta do servidor em até 200 ms.
- Remova qualquer script que você esteja usando na página. Comprima imagens com menos de 100 KB para usar em sua página.
- Reduza o tamanho de seus arquivos HTML, CSS e JavaScript para menos de 150 KB
O ideal é que um site carregue em até 2 segundos, segundo a última atualização do Google, para ter um bom desempenho na ferramenta. Utilize o Google Pagespeed Insights e entenda como aumentar a velocidade e alcançar melhores resultados orgânicos.
7. Torne as URLs amigáveis
Os mecanismos de pesquisa sabem que suas URLs (endereços de páginas) serão lidas por uma pessoa real, portanto, criar uma URL confusa ou ilegível pode prejudicar seus rankings de pesquisa. Isso inclui a URL de cada página do seu site, portanto, certifique-se de que todas sejam legíveis para se relacionar com o conteúdo da página.
Lembre-se que as URLs das páginas devem conter principalmente os títulos de forma clara e sem caracteres esquisitos como “%, #, *, ?”. Exemplo de URL que usamos em um artigo aqui no Blog: https://www.nacionalvox.com.br/conteudos/anuncios-no-linkedin-o-que-voce-precisa-saber/
8. Não deixe de fora as tags ALT
As tags ALT são muitas vezes esquecidas, mas são importantes para SEO ! Esses elementos HTML são usados para fornecer alternativas quando uma imagem não pode ser renderizada. Certifique-se de sempre colocar palavras-chave direcionadas em tags ALT.
9. Crie uma Estratégia de Link Building
O termo conhecido como “Link Building” refere-se a obter novos links para o seu site a partir de sites externos. Embora você possa estar criando um bom conteúdo que leva ao compartilhamento, você também pode convidar um blog e pedir a sites autorizados que vinculem para sua página.
Ao criar uma estratégia para direcionamento de links, você deve se concentrar na autoridade de domínio da qual está recebendo backlinks, pois a autoridade é passada por meio de links e isso pode ajudar na sua classificação.
10. Torne o site compatível com dispositivos móveis
A otimização para dispositivos móveis afeta sua classificação, por isso é fundamental que seu site seja compatível com dispositivos mobile (smartphones e tablets). Testar seu site em um dispositivo móvel é um ótimo lugar para começar.
No entanto, a parte de otimização pode ficar um pouco complicada. Mantenha seus botões de CTA acessíveis e comprima imagens para ajudar nos tempos de carregamento.
- Codifique seu site para celular em HTML5. Evite usar flash, pois muitos dispositivos como iPhones não permitem que eles sejam carregados.
- Se o seu site tiver categorias, defina-as claramente para facilitar a navegação.
- Tente evitar pop-ups. Eles ficam bem na área de trabalho, mas podem incomodar os usuários quando exibidos em dispositivos móveis.
- Torne seu site responsivo para que ele tenha um design flexível e ajustável de acordo com o tamanho da tela.
- Ofereça uma navegação fácil em seu site, pois o usuário não possui teclado ou atalhos para navegar em seu site.
Conclusão
O alcance orgânico não é algo fácil de ser aplicado, exige algum trabalho e compreensão mínima das técnicas de SEO e configurações adequadas. Entendo que você tem muito o que fazer como proprietário de uma empresa e aprender como aumentar seu tráfego orgânico pode não entrar na sua lista de tarefas.
Afinal, a implementação de SEO orgânico pode ser complicada para quem não está familiarizado com isso. No entanto, otimizar seu site e direcionar o tráfego orgânico é essencial para um plano de marketing digital completo.
Na dúvida, busque ajuda de especialistas. Na Nacionalvox, você pode contar com uma equipe dedicada e experiente para planejamento e aplicação de estratégias de tráfego orgânico, que irão elevar seu site ao próximo nível.