Atualizar o site da sua empresa ou negócio a cada 2 ou 3 anos é fundamental para se destacar na web e junto à concorrência, oferecer facilidades ao usuário e principalmente obter alcance nos mecanismos de busca. Por isso resolvi compartilhar alguns aprendizados e dicas para ajudar você nessas melhorias e ações.
Com os avanços da tecnologia e uma migração enorme para o mobile, fazer um upgrade no seu site pode atrair mais visitantes, gerar conversões e clientes. Quem atua com e-commerce, por exemplo, deve entender que quanto mais fácil for o processo de compra e uma boa experiência do usuário, mais possível realizar uma venda nesse concorrido mercado de lojas online.
O que vou trazer a seguir, além de comprovadamente eficiente no mercado, já foi testado por nós aqui na Nacional Vox. Lembrando que somos especialistas na criação de sites de alta performance. Clique AQUI para conferir alguns trabalhos entregues com sucesso.
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Vamos às dicas:
Índice
1. Planejamento para o futuro
Esta é a primeira dica para acertar o passo. Quando você estilizar o seu site, planeje um futuro de 2 anos para organizar a presença na web. As coisas podem mudar certamente, mas se você tiver um plano bem definido a longo prazo seu site pode oferecer as melhores tendências em design e UX.
Pesquisar o que há de mais atual e utilizado no mercado, incluindo ferramentas e plataformas, irá ajudá-lo a encontrar a resolução mais eficaz não apenas para o momento, mas também para o longo prazo e reduzir os preços de re-desenvolvimento.
2. Torne seu site responsivo para dispositivos móveis
Se o seu site ainda não é responsivo, pare tudo!!!
Segundo o Statista, 63% das pesquisas no Google são feitas através de smartphones. Além disso, o mecanismo de pesquisa do Google prioriza a descoberta e a catalogação (também conhecida como rastreamento ou indexação) de versões móveis de sites em vez de versões para desktop.
Esses dois fatos sozinhos dizem por que você precisa de um site responsivo para dispositivos móveis.
“Mobile-responsive” significa que suas páginas da web carregam bem em computadores e dispositivos móveis. A exibição da sua página será adaptada com base no dispositivo que um visualizador estiver usando para pesquisar.
Use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ter uma ideia geral de como as páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis.
Um bom site responsivo a dispositivos móveis é exibido bem em todos os tamanhos de tela, possui informações facilmente digeríveis e é estável, ou seja, elementos de página como imagens e botões não mudam durante a rolagem.
3. Mantenha seu site seguro
Todo site deve ter um certificado SSL (Secure Socket Layer). Os certificados SSL são um sinal de segurança do site para pessoas, navegadores e bots do mecanismo de pesquisa do Google.
Você pode obter um do seu provedor de hospedagem na web. No entanto, pode haver opções de SSL mais econômicas e ricas em recursos em outros lugares. Pesquise antes de se comprometer com qualquer coisa. Certifique-se de renovar seu SSL antes que ele expire, ou seu site pode ter um lapso de segurança.
Alguns navegadores como o Chrome, bloqueiam acesso a sites não seguros, exibindo uma tela de alerta. Ter o certificado de segurança deve fazer parte do investimento relacionado à hospedagem.
4. Reduza os tempos de carregamento da página
Os usuários e os mecanismos de pesquisa do Google preferem páginas da Web de carregamento rápido em vez de páginas lentas. Se suas páginas carregarem lentamente, o Google não as classificará altamente. Mais importante, os usuários ficarão impacientes e deixarão seu site.
As páginas de carregamento lento são definidas como páginas que demoram mais de dois segundos para carregar. Para verificar o tempo de carregamento de qualquer página da web, use o Google PageSpeed Insights.
Aqui nesse artigo, explicamos tudo sobre a última atualização do Google com algumas dicas para melhorar o tempo de carregamento das páginas.
5. Melhore a navegação do seu site e a experiência do usuário
Os sites são catalogados assim: os robôs do mecanismo de pesquisa do Google irão examinar as páginas do seu site para tentar entendê-las. Se os bots entenderem bem o conteúdo e o valor de suas páginas da web, eles tornarão suas páginas detectáveis nos resultados de pesquisa orgânica.
Quanto melhor for o seu site, mais alto ele será classificado e mais visitantes terá.
O Google se preocupa em oferecer aos usuários a melhor experiência de navegação possível. Ofereça essa experiência de alta qualidade e você terá uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Algumas ações que você pode adicionar ao seu site para melhorar a navegação e a experiência do usuário:
Barra de pesquisa: inclua uma barra de pesquisa em todo o site, de preferência como parte da barra de menu superior.
Categorias: adicione categorias e subcategorias ao seu site para ajudar os usuários a encontrar exatamente o que estão procurando. Por exemplo, um site de culinária pode ter uma categoria de receitas, com uma subcategoria para cozinha mundial e outra específica para receitas asiáticas.
6. Use palavras-chave em todo o site
Isso é importante para o alcance orgânico e faz parte do SEO. Todos os sites têm um ou alguns assuntos principais, com tópicos se ramificando através deles. Essas palavras de tópico são conhecidas como palavras-chave.
Pense em todos os assuntos e tópicos relevantes em seu site. Em seguida, inclua essas palavras-chave em:
- Tags de título da página
- Tags de cabeçalho de assunto (H1, H2, etc.)
- URLs
- Nomes de categorias
- Metadescrições da página , que aparecem como descrições nos resultados de pesquisa do Google
- Texto alternativo para imagens, que são palavras descritivas que ajudam os bots de pesquisa e as pessoas que não podem ver a imagem a entender o que são as imagens
- Texto do parágrafo
Crie um cluster de palavras-chave primárias e secundárias relacionadas ao seu setor ou assunto. Em seguida, adicione-os às suas páginas da web e postagens do blog.
Para obter ideias de palavras-chave e ver o que as pessoas estão pesquisando ativamente on-line, use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner ou SemRush.
Tente encontrar um equilíbrio entre as palavras relevantes para os tópicos do seu site e os tópicos que as pessoas estão procurando ativamente. Mas atenção, não use palavras-chave com muita frequência, ou o Google pode interpretar seu site como spam e derrubá-lo nos resultados do mecanismo de pesquisa.
7. Siga as tendências de design moderno
Para se manter competitivo, seu site precisa parecer atual. Seguem algumas tendências de design moderno para sites que você deve ter em mente:
Use espaço em branco: Não coloque informações em todos os espaços de suas páginas da web. Permita que as páginas “respirem” focando-as em alguns elementos-chave, especialmente quando você estiver rolando uma página.
Escolha as cores da marca: em geral, tente não usar mais de três cores para sua marca. Procure padronizar com o que estiver sendo utilizado nas redes sociais.
Minimalismo está cada vez mais na moda: Seu site não precisa ser chamativo. Esforce-se para fazer mais com menos. Use algumas fotos e vídeos cuidadosamente selecionados nas páginas principais do seu site.
Torne os menus de cabeçalho simples: não adicione muitas URLs clicáveis ao seu menu superior. Parece confuso. Em vez disso, use termos simples e, em seguida, ramifique para outras páginas.
Por exemplo, se o site tem um item de menu “Serviços” deve ser vinculado a uma página que lista serviços específicos. Em seguida, quando abrirem as páginas de serviço específicas, um botão “Saiba mais” ajuda nas conversões para interesse e vendas.
8. Tenha CTAs claros
E já que falamos em botão acima, essa dica é bem importante:
Uma chamada para ação é um destaque em espaços ligados ao conteúdo que direciona os visitantes do seu site a realizarem uma determinada ação. Ele normalmente vem na forma de um botão grande e bem colocado que indica um curso de ação simples.
“Cadastre-se gratuitamente”, “Saiba mais”, “Assine” e “Comece a usar” são bons exemplos.
Sem uma CTA, seu site é apenas uma fonte de informação. Não ficará claro o que eles devem fazer com as informações iniciais que encontram quando interagem com seu site.
Por exemplo, digamos que você desenvolva um curso online e crie uma página da Web cheia de informações sobre o curso. Você anuncia e envia pessoas para essa página. Se você não incluir um botão ou link “Inscreva-se agora” em algum lugar da página, estará essencialmente dando às pessoas informações superficiais e sem senso de direção.
Idealmente, você deve colocar sua CTA perto do topo da sua página inicial para que os visitantes do seu site não precisem fazer nada para encontrá-lo.
Conclusão
A lista poderia ser ainda maior, mas escolhi o que mais faz sentido para quem procura alcançar resultados com eficiência. Por último, mas não menos importante, seja exigente sobre quais imagens você usa em seu site. Evite carregar muitas imagens ou vídeos, ou sua velocidade de carregamento diminuirá.
As imagens que você incluir devem ser intencionais e agregar valor ao seu site. Elas também devem ser bem iluminadas, focadas, organizadas e pessoais para sua marca (leia: evite fotografias de banco de imagens sempre que possível).
Algumas dessas 10 dicas de como melhorar um site são mais simples que outras, mas nenhuma delas exige um conhecimento aprofundado de codificação. É especialmente fácil criar um site melhor quando você usa um construtor de sites de alta qualidade.
Se a sua intenção é ter um site atual e preparado para o futuro, conte com os especialistas do time da Nacional Vox. Fale comigo AQUI.