Grandes empresas, pequenas startups e até freelancers precisarão de um site em algum momento. Existem maneiras simples e complexas de criar um site e, neste artigo, abordaremos brevemente cada uma delas. E no final, analisaremos com mais detalhes um método que permite que um usuário crie um site sem nenhuma experiência usando um construtor e modelos prontos.
TIPOS DE SITE
Diferentes metas e objetivos de negócios exigem funções diferentes do site. Para ajudá-lo a fazer sua escolha, abaixo coletamos tipos populares de sites e descrevemos para que servem.
- Landing page
Landing page – uma página de destino dedicada a um único produto. As páginas de destino têm um esquema tradicional que remove todas as objeções do usuário passo a passo.
A tarefa é fornecer informações completas sobre o produto, motivar o público-alvo a comprar ou realizar outra ação de conversão. As páginas de destino são usadas em campanhas publicitárias:
- Site de cartão de visita
Um pequeno site com uma ou mais páginas. Geralmente este é um portfólio de especialistas individuais ou pequenas empresas, que contém informações breves, melhores casos, preços, contatos.
A tarefa é apresentar o usuário à empresa, inspirar confiança e emoções positivas.
- Site corporativo
Várias páginas com uma estrutura ramificada. Dá uma visão completa da empresa, suas atividades, funcionários, serviços, tarifas, notícias, etc.
As tarefas deste tipo de site podem ser combinadas: interação com o público, uma fonte adicional de clientes, informar os usuários sobre novos produtos e promoções, construir uma reputação, promover os produtos e serviços da empresa.
- Portal de notícias
Sua tarefa é apresentar informações de forma bonita e interessante sobre o tópico declarado. Eles costumam ganhar aqui em banners publicitários, disponibilizando espaço para anúncios pagos. Quanto mais interessante, útil e exclusivo o conteúdo for publicado na plataforma de informações, mais alto será citado pelos usuários e mecanismos de pesquisa.
- Site-catálogo
Catálogos online apresentam aos usuários o alcance da empresa. Esta é uma opção intermediária entre um site corporativo e uma loja online. Existem descrições detalhadas dos produtos, mas nenhum recurso de checkout online.
O objetivo é falar sobre os produtos da empresa e atrair novos clientes para a empresa offline.
- Site de E-commerce
Plataformas para negociação online. Aqui todas as características das mercadorias são pintadas, você pode combinar a entrega e sistemas de pagamento online.
O objetivo deste tipo de sites é a venda direta de mercadorias.
MANEIRAS DE CRIAR UM SITE
Dependendo do seu tempo livre, dinheiro e experiência, você pode escolher uma das três maneiras de criar um site:
- Autodesenvolvimento
Se você é experiente em tecnologia, pode criar um site do zero usando HTML e CSS. Essas são as ferramentas básicas necessárias para criar a maioria dos sites.
O autodesenvolvimento oferece segurança, pois nem todos os designers e CMS garantem a proteção dos dados da empresa. Além disso, quando você mesmo cria um site, você se liberta de todos os padrões e restrições: você pode adicionar as funções necessárias, integrações e assim por diante a seu critério.
Projetar um site do zero oferece flexibilidade máxima. Ao mesmo tempo, você precisa ter muito tempo livre e profundo conhecimento de web design para lidar com isso.
- No sistema CMS
O CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) pode ser confundido com construtores de sites, mas é uma plataforma completa para criação e publicação de conteúdo digital. Esse sistema é muito mais complicado, mas ao mesmo tempo mais flexível que os construtores, pois pode ser usado não apenas para criar sites.
Um CMS é um software que inclui um mecanismo e recursos básicos; nele você terá que trabalhar com a estrutura e se contentar. O CMS mais popular é o WordPress, e muitos sites são construídos com ele.
Além do WordPress, existem outras opções de CMS no mercado:
- Joomla. É um CMS gratuito e de código aberto. Embora seja semelhante ao WordPress nesse aspecto, o Joomla não é tão fácil de usar e requer uma curva de aprendizado mais acentuada.
- Drupal. Outra opção de código aberto ainda mais complexa que o Joomla. Esta plataforma é mais voltada para desenvolvedores web experientes.
- Magento. Este é um produto da Adobe projetado especificamente para sites de comércio eletrônico e suas necessidades. Há também uma versão de código aberto do Magento.
- No construtor de sites
Um construtor de sites é uma ferramenta que permite criar um site muito rapidamente. O construtor possui modelos para design e não requer nenhum conhecimento de programação. A maioria dos construtores é gratuito e geralmente fornece serviços de hospedagem, caixas registradoras online e assim por diante.
As principais vantagens do uso de construtores são uma interface amigável e facilidade de customização. Leia as informações completas neste site antes de fazer qualquer escolha. Muitos modelos prontos e hospedagem gratuita permitem que você inicie rapidamente um projeto na internet.
Entre as desvantagens, vale destacar as configurações limitadas: a maioria das soluções gratuitas oferecem opções muito típicas ou publicidade incorporada. Mas ainda assim, se você não tem experiência, essa é uma das melhores soluções para criar um site rapidamente.
Vamos dar uma olhada nos construtores de sites mais populares, com os quais você pode criar facilmente o seu site:
Ucoz
Foi desenvolvido em 2005 e nutriu muitos desenvolvedores web ao longo de sua carreira. Após 16 anos, o motor evoluiu visivelmente: com a ajuda do Ucoz, você pode criar uma loja online, blog, portal, fórum, site de cartão de visita ou página de destino.
A principal característica do serviço é o acesso gratuito para sites de organizações sem fins lucrativos. Por exemplo, se você precisar desenvolver um site para uma escola, jardim de infância ou hospital, poderá usar o Ucoz sem nenhum custo.
Tilda
Um dos heróis do nosso tempo no campo do desenvolvimento de sites é Tilda. Uma página de destino, um site de várias páginas, uma loja online – tudo isso pode ser feito com base em modelos e usando a ferramenta Zero-Block. Ele permite que você crie páginas do site com suas próprias mãos e insira texto, forma, botão, vídeo, galeria e muito mais nelas. Também permite ajustar a animação e editar levemente as fotos.
Com Zero-Block, do Tilda você pode escolher um site modelo e refazê-lo rapidamente para atender às suas necessidades.
Nethouse
É uma solução para quem deseja criar um site com as próprias mãos sem dificuldades. O plano gratuito oferece aos usuários um certificado SSL com a capacidade de conectar um domínio de 3º nível, além de dezenas de modelos adaptáveis para diferentes setores.
Se falamos sobre o editor, ele não difere em funcionalidade especial: você só pode alterar os elementos fornecidos no modelo. Também podemos vincular o site ao, Google Analytics, CRM, Google Ads e outros serviços.
WIX
O WIX é um dos construtores de sites mais populares do mundo. É ótimo para páginas de destino simples e lojas on-line completas – mais de 175 milhões de sites diferentes foram criados com base nele.
A principal característica é a criação de um banco de dados e a programação do comportamento dos elementos dependendo das condições dadas, o que é perfeito tanto para iniciantes quanto para web designers profissionais. Wix fornece acesso a mais de 500 templates de sites, as opções básicas são facilmente adaptadas a dispositivos móveis. Outro recurso é o WIX ADI, com o qual o próprio designer pode montar o site com base nos dados inseridos.
Além disso, uma ampla gama de opções de marketing é fornecida: você pode rastrear de qual dispositivo o visitante veio, quais páginas são populares e quais devem ser trabalhadas.
O ALGORITMO PARA CRIAR UM SITE DO CONSTRUTOR
Todos os construtores trabalham mais ou menos de acordo com o mesmo cenário. Vejamos o algoritmo básico usando um dos serviços Tilda mais populares como exemplo:
- Clique no botão “Criar site”.
- Registre-se e faça login na sua conta.
- Pensamos no tipo de site, sua estrutura e os bloqueios necessários nas páginas.
- Clique no botão “Criar uma nova página” e selecione um modelo para sua tarefa.
- Editamos um modelo pronto ou criamos nosso próprio a partir de blocos Tilda, preenchemos os itens necessários nas configurações da página.
- Salve o modelo e selecione um domínio.
- Enchemos o site com conteúdo no editor, verificamos na visualização, corrigimos erros.
- Publicamos o site.
Aprender a construir um site não é tarefa fácil, mesmo com orientação detalhada e um construtor de sites. Use os novos conhecimentos e nossas instruções para criar sites em poucas horas.