Sem um planejamento cuidadoso, as redes sociais se tornam um grande vazio, falando para poucos. Ao usar os anúncios do LinkedIn, no entanto, você pode garantir que a voz da sua marca chegue ao público alvo desejado. Bem como para uma audiência de tomadores de decisão influentes.
O LinkedIn evolui constantemente e se tornou uma plataforma altamente dinâmica, oferecendo uma experiência de usuário de alto nível, além de atualizações incríveis de opções que complementam o marketing para negócios.
A principal vantagem de usar o LinkedIn é que a rede atende de forma eficiente um público B2B (empresas que vendem para empresas). A maioria dos usuários possui um negócio ou trabalha para alguém. Portanto, se seu público-alvo são outros negócios, essa é uma rede que você não pode ignorar. 45% dos profissionais de marketing adquiriram clientes por meio do LinkedIn e 65% das empresas B2B o fizeram com anúncios do LinkedIn.
Índice
Benefícios da publicidade no LinkedIn
Alcance de público mais profissional
Ao usar outras plataformas sociais, as pessoas se sentem à vontade para se envolver com qualquer tipo de conteúdo. No LinkedIn, porém, eles geralmente escolhem conteúdo que se alinha com seus interesses de carreira e perfil profissional.
E se os números são importantes, saiba que o LinkedIn agora tem quase 700 milhões de membros , dos quais mais de 60 milhões são influenciadores de nível sênior e 40 milhões estão em cargos de tomada de decisão.
Embora o LinkedIn tenha menos usuários que o Facebook, ele oferece leads de maior qualidade e mais preparados. E como você está interagindo com eles em um ambiente mais profissional, também são mais receptivos à sua mensagem impulsionada.
Portanto, se você precisa atingir um público específico, como profissionais instruídos com pelo menos alguma experiência de trabalho, ou skills das mais variadas, o LinkedIn é a escolha perfeita.
Segmentação por variáveis específicas de setor
O LinkedIn com seu enorme banco de dados permite que você segmente seus anúncios com base em variáveis importantes, como:
- Cargo
- Função de trabalho
- Antiguidade
- Nome da empresa
- Tamanho da empresa
- Indústria
- Habilidade
- Escolaridade
Dessa forma, você pode excluir determinados públicos e evitar tráfego de cliques irrelevantes.
Variedade de anúncios
O LinkedIn Ads permite quase todos os formatos de anúncio, você pode usar texto, imagens e vídeo, carrossel, dinâmicos ou gráficos. E tenho certeza de que você já conhece esses tipos de publicidade. Mas suas opções não param por aqui!
O Sponsored InMail, que oferece uma taxa média de abertura de 52%, permite que você gere mais leads e envolva seu público-alvo, entregando mensagens privadas personalizadas diretamente nas caixas de entrada do LinkedIn.
Com tantas possibilidades, é impossível não encontrar o tipo de anúncio que funciona para suas necessidades. Acompanhe quais são:
Tipos de anúncios do LinkedIn
Conteúdo patrocinado
O conteúdo patrocinado, também conhecido como anúncios nativos, mostra o feed do LinkedIn do seu público, independentemente de estarem acessando no celular ou no desktop. O LinkedIn rotula esses anúncios como “promovidos” para distingui-los do conteúdo regular.
Ao anunciar com conteúdo patrocinado, você pode usar anúncios em carrossel do LinkedIn, anúncios de imagem única ou anúncios em vídeo.
Mensagens patrocinadas
O Sponsored Messaging (anteriormente conhecido como Sponsored InMail) permite que você anuncie diretamente para os usuários do LinkedIn em sua caixa de entrada.
Mas atenção: o LinkedIn tem um limite de quantos membros receberão um anúncio de mensagem patrocinada por mês. Por exemplo, um membro de seu público-alvo não receberá um de seus anúncios mais de duas vezes em um curto período de tempo.
Enquanto 89% dos consumidores preferem que as empresas mantenham contato por meio de mensagens, apenas 48% das empresas atualmente interagem com clientes e prospects dessa maneira.
Anúncios de texto
Os anúncios de texto aparecem na parte superior e no lado direito do feed do LinkedIn e são uma boa opção se você deseja gerar leads qualificados com um grupo demográfico profissional.
Considerando que 58% dos profissionais de marketing dizem que melhorar a geração de leads é uma de suas principais metas de marketing digital, os anúncios de texto do LinkedIn podem ser uma maneira de lançar uma ampla rede em um orçamento.
Anúncios dinâmicos
Os anúncios dinâmicos são pequenos anúncios da direita disponíveis apenas em computadores. Eles são personalizados automaticamente para cada indivíduo com base em seu perfil e são perfeitos para gerar leads direcionando tráfego para seu site ou página de destino pós-clique.
Existem 3 tipos de anúncios dinâmicos disponíveis:
1. Siga os anúncios da empresa
2. Anúncios em destaque
3. Anúncios de conteúdo
Há de se considerar que com tanta concorrência no feed do seu público do LinkedIn, o marketing personalizado às vezes parece ser a melhor maneira de ser notado, e criar um anúncio que pareça uma sugestão direta do LinkedIn lhe renderá pontos extras.
Objetivos de anúncios do LinkedIn
O LinkedIn usa publicidade baseada em objetivos, que ajuda os anunciantes a criar campanhas publicitárias em torno de metas comerciais específicas. Isso significa que as empresas podem trabalhar em todos os três estágios de um funil de vendas, desde o reconhecimento até a conversão.
Os três principais tipos de objetivos são:
Anúncios de conscientização
Para fazer com que a sua empresa esteja na ponta da língua das pessoas, comece com um anúncio de reconhecimento. Esse formato ajuda o público a falar sobre seus produtos, serviços e da sua marca.
Por meio dessas campanhas baseadas em impressões, você também pode ganhar mais seguidores, aumentar as visualizações e gerar maior engajamento.
Anúncios de consideração
Opte por um anúncio de consideração se quiser qualificar leads já familiarizados com sua marca. Esses tipos de anúncios são otimizados para ajudar os anunciantes a atingir as seguintes metas:
- Visitas ao site: obtenha mais atenção em seu site e páginas de destino.
- Engajamento: Incentive curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como visitas a outras plataformas de mídia social e sites.
- Visualizações de vídeo: compartilhe sua história de negócios, seu produto mais recente ou um dia-a-dia por meio de vídeo.
Anúncios de conversão
Quando você deseja gerar leads ou direcionar uma venda, considere um anúncio de conversão. Eles podem ajudar a atingir esses três objetivos:
- Geração de leads: ganhe leads no LinkedIn usando formulários pré-preenchidos com dados de perfil do LinkedIn.
- Conversões no site: inspire mais visitantes do site a baixar um e-book, se inscrever em um boletim informativo ou comprar um produto.
- Candidatos a emprego: divulgue a última vaga de emprego da sua empresa com um anúncio de emprego.
Custo de publicidade do LinkedIn
O custo para anunciar no LinkedIn é um pouco mais alto, em comparação com outras redes sociais. Você pode definir um orçamento com base em seu orçamento total, diário e lances.
É possível também definir orçamentos de anúncios por atividade. As opções de atividade incluem custo por clique, custo por mil e custo por envio.
Você paga por um anúncio de custo por clique sempre que alguém clica em seu anúncio e paga o custo por mil a cada 1.000 impressões. A opção de custo por envio é para anúncios de mensagem em que você paga apenas quando uma mensagem é entregue.
O preço mínimo diário de investimento no Linkedin Ads é de R$20,00, e o valor mínimo por anúncio é de R$4,00.
No entanto, o investimento médio de cada anúncio varia conforme o tipo de lance: CPC (custo por cliques), CPM (custo por mil) ou CPV (custo por visualizações).
A variação no preço também pode acontecer conforme o formato do anúncio.
Dica: aqueça o seu público antes de fazer um anúncio
Anúncios frios podem trazer bons resultados. Várias empresas encontram grande sucesso com eles. Mas se você deseja resultados ainda melhores, deve aquecer seu público antes de promover algo para eles.
Isso é especialmente necessário para o espaço B2B, onde produtos e serviços podem ser caros. As pessoas não gostariam de arriscar comprar algo caro de alguém que não conhecem.
Portanto, aqueça seu público regularmente publicando conteúdo gratuito em sua página e perfil, veiculando anúncios para downloads gratuitos, ou escrevendo artigos no próprio LinkedIn.
Você também pode aquecer o público compartilhando artigos do seu blog. Mas certifique-se de adicionar o pixel de publicidade do LinkedIn ao seu site. Isso ajudará você a marcar todos que visitam seu blog e outras páginas. Você pode redirecioná-los com anúncios mais tarde.
Conclusão
O objetivo deste artigo não foi ensinar um passo a passo de como anunciar no LinkedIn, mas sim destacar os principais pontos que tornam a plataforma irresistível para quem busca assertividade na busca por empresas, decisores e leads qualificados com poder de compra.
Crie um planejamento eficaz para descobrir quem é seu público e, em seguida, determinar seu orçamento para então aplicar as metas. Depois disso, escolha os diferentes tipos de anúncios do LinkedIn que se adequam ao seu público e objetivos.
Como o LinkedIn Ads permite segmentações de público mais específicas, o alcance dos anúncios são mais assertivos, aumentando a credibilidade da empresa anunciante, o que por sua vez gera confiança para os profissionais se relacionarem com a marca.
E, com tantos usuários ativos da rede, investir em bons anúncios na plataforma pode ser muito vantajoso para o crescimento e expansão de seus negócios.