Agência Digital em Florianópolis é NVX – Nacionalvox

Como a última atualização do Google impacta na geração de conteúdo de qualidade para SEO

2024 está sendo um ano de mudanças significativas para o Google, que promete acabar com os cookies de terceiros no Chrome e aprimorar suas ferramentas de Inteligência Artificial com o Gemini. Porém a mais importante alteração da gigante das buscas foi a atualização principal de março, focada no algoritmo do mecanismo de busca que tem como objetivo reduzir resultados de baixa qualidade e spam. Esta atualização pode ter um sério impacto nas classificações de busca orgânica para muitas empresas, principalmente em relação ao conteúdo de sites para SEO. 

Neste artigo eu explico tudo que você precisa saber sobre essa atualização, quais tipos de conteúdos deve priorizar a partir de agora e as boas práticas para alcançar resultados de SEO com vistas à performance. 

O que o Google disse sobre a atualização principal

Acompanhe um resumo das principais alterações postadas no Blog do Google, que impactam na forma de produzir conteúdo e buscar alcance:

  1. Redução de 40% em conteúdo de baixa qualidade e não original é a meta da atualização, visando limpar os resultados de busca desse tipo de material.
  1. Páginas inúteis ou mal projetadas são o foco dos principais refinamentos do sistema de classificação na atualização, com o objetivo de identificar conteúdo que parece atender mais aos mecanismos de pesquisa do que aos usuários.
  1. Atualizações escalonadas da política de abuso de conteúdo estão sendo implementadas para abordar conteúdo criado em massa para manipular classificações de pesquisa, seja ele automatizado ou gerado por humanos.
  1. O abuso da reputação de sites está sendo direcionado, onde conteúdo de baixo valor é hospedado em sites confiáveis, principalmente para aumentar as classificações.
  1. O abuso de domínios expirados está sendo resolvido, evitando que domínios sejam recomprados e preenchidos com conteúdo de baixa qualidade para manipulação de classificação.
  1. Um aviso de dois meses para proprietários de sites é fornecido pelo Google antes de aplicar a nova política de spam.

O jogo mudou: como se destacar na era do conteúdo autêntico

A página de resultados do Google entende que agora o que importa mesmo é ter conteúdo único e autêntico, que se destaque dos demais. Portanto, aqui vale relembrar aquela velha máxima do marketing digital: o conteúdo continua sendo Rei!

Pequenos players estão ganhando espaço com ideias novas e diferentes, enquanto páginas que só vendem produtos estão tendo dificuldades para aparecer.

A lição que fica é: seu conteúdo precisa ser incrível e original para se destacar. 

O Google também quer que você faça tudo dentro da plataforma. Já pensou em comprar produtos pelo Google Merchant Center ou reservar um hotel pelo Google Maps?

Por isso, as empresas ou negócios que só se preocupam com cliques precisam mudar de estratégia. O importante agora é ser conhecido e gerar conversões, não importa onde o cliente esteja, desde que os conteúdo sejam relevantes e adequados para serem encontrados nas pesquisas da plataforma. 

E convenhamos, chegar na primeira página do Google está mais difícil do que nunca. Os anúncios pagos estão tomando conta, mesmo com avaliações e opções de compra ocupando espaço. 

Então, o que fazer? Use todas as ferramentas disponíveis para otimizar seu site e ter uma vantagem competitiva.

Crie conteúdo único e autêntico: a chave para o sucesso do SEO

Em um mundo digital saturado de informações, autenticidade e exclusividade se tornaram diferenciais importantes para o sucesso na otimização de sites (SEO). A simples replicação de conteúdos genéricos não conquista mais a atenção do público, tampouco irá garantir a tão esperada relevância nos rankings do Google. 

Conquistar o topo do principal buscador da internet exige mais do que técnicas artificiais ou palavras-chave repetidas. É preciso investir na criação de conteúdo único e autêntico, capaz de responder às dúvidas e necessidades do seu público-alvo.

Imagine você buscando informações sobre um determinado tema e encontre um artigo que oferece uma visão original, com dados relevantes e insights valiosos. A experiência é enriquecedora e o usuário deverá considerar essa fonte como referência. Pontos para o seu site e sua empresa! 

O conteúdo precisa responder às perguntas do seu público

Em um mar digital infinito de informações, onde a repetição impera e a atenção é fugaz, a busca por autenticidade se torna um farol a guiar os navegantes. No mundo do SEO, essa jornada se traduz em conteúdo único e autêntico, a chave para conquistar o coração do público e os algoritmos dos buscadores.

Lembre-se que os usuários navegam por páginas e páginas, buscando respostas para suas dúvidas e anseios. De repente, deparam-se com um texto que se destaca dos demais. A linguagem é clara, a informação é original e a paixão pelo tema transborda em cada palavra. É como encontrar um oásis em meio ao deserto digital.

Esse é o poder do conteúdo autêntico:

Mas como trilhar essa jornada da autenticidade?

1. Conheça seu público fazendo as seguintes perguntas:

2. Explore o tema com paixão:

3. Deixe sua voz ecoar:

Táticas para evitar se você pretende rankear no Google

É bem provável que você tenha problemas com as atualizações principais do Google se usar atalhos para obter classificações de pesquisa mais altas. Nunca foi boa ideia manipular o sistema, mas agora é duplamente importante evitar qualquer pegadinha que o Google possa registrar como spam.

Alguns métodos a serem evitados incluem:

Abuso de conteúdo escalonado: manipular a classificação criando grandes quantidades de conteúdo sem originalidade e que oferece pouco ou nenhum valor para os usuários .

Conteúdo copiado: retirar conteúdo diretamente de outros sites, muitas vezes de maior reputação, sem agregar valor para o usuário. Use como referência para criar, mas jamais Ctrl C + Ctrl V. 

Redirecionamentos enganosos: apresentar aos mecanismos de pesquisa um tipo de conteúdo para obter uma classificação mais elevada na plataforma, mas redirecionar os usuários para um conteúdo diferente assim que chegarem à página.

Abuso de reputação do site: publicação de páginas de terceiros sem nenhuma supervisão ou envolvimento do site original para influenciar as classificações de pesquisa, explorando os sinais de classificação do site primário. É o que conhecemos popularmente de “chupa cabra” (rs). 

Próximas etapas: o que fazer agora

A dica de ouro é organizar, planejar e criar com foco em qualidade, seguindo todas as recomendações anteriores aqui do artigo. 

Tenha em mente que a maioria dos sites passa por mudanças de classificação e flutuações de tráfego durante essas atualizações, e às vezes é melhor esperar por quaisquer ajustes até ter uma compreensão clara do verdadeiro impacto da atualização em seu site. 

O melhor é reservar um tempo para realmente entender o que as atualizações do Google significam e acompanhar o clima de pesquisa para estar pronto para mudanças futuras. Existem muitas ferramentas excelentes que você pode usar para te auxiliar nessa jornada:

Recursos do Google

O Google começou recentemente a encaminhar usuários para recursos específicos ao comunicar uma nova atualização, como as instruções do avaliador de qualidade de pesquisa. Esses documentos são regularmente atualizados, o que implica que há chance de verificar se seu site está em conformidade com as orientações de qualidade mais recentes.

Painel de status Pesquisa Google 

Esta área da plataforma funciona como uma fonte completa das mais recentes mudanças de posicionamento implementadas; assim que essas alterações forem finalizadas, também compartilhará insights valiosos sobre os mecanismos que impulsionam os resultados da Pesquisa Google.

Sensor Semrush

Esta ferramenta (paga) é uma das mais recomendadas para SEO e possibilita acompanhar as variações cotidianas nas posições do seu site, além de analisar a instabilidade geral da página de resultados do motor de busca em uma escala de 0 a 10. Quanto mais alta a pontuação, mais provável é que o Google tenha implementado uma mudança em seu algoritmo. Além disso, você pode receber informações sobre atualizações nos algoritmos do Google através do rastreador de atualizações recentes da Semrush.

Sair da versão mobile