A transformação digital está batendo à sua porta ou você já passou por ela? Acelerar a maturidade digital deve ser uma prioridade para empresas de todos os portes. Para chegar a esse estágio, é preciso responder a uma pergunta importante: como obter uma combinação certa de metas, recursos, pessoas e tecnologia para obter benefícios digitais e, ao mesmo tempo, alcançar sucesso para seus clientes, funcionários e negócios?
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Para as pessoas e empresas que desejam se tornar relevantes nessa era da revolução digital, as tecnologias criam um novo ambiente no qual é preciso aprender e repensar a maneira de agregar valor ao seu negócio. O mercado de hoje é uma corrida acelerada pela maturidade digital, transformação digital e adoção digital.
E o motivo é simples: a tecnologia digital confere enormes vantagens competitivas. Diante desse contexto, um novo conceito chamado maturidade digital foi desenvolvido há alguns anos e vem sendo discutido ativamente em diferentes modelos de negócio.
Índice
Inovação e maturidade digital
A palavra “inovação” é de extremo valor e se utiliza de uma forma ampla para competir no mercado com outras organizações do mesmo setor, garantindo a sua diferenciação.
A maturidade digital anda junto com a transformação digital. Conforme as empresas passam a ter acesso às novas tecnologias, como por exemplo Inteligência Artificial e Machine Learning, é a maneira como elas buscam nessa tecnologia as soluções para os problemas, que as tornam digitais.
A importância de avaliar a maturidade digital
É um fator importante para diagnosticar quais os próximos passos da marca no ambiente digital, quais setores do marketing precisam de mais investimentos e cuidados para que a empresa realmente cresça. A partir do momento em que a marca possui um bom índice de maturidade digital, os negócios tendem a aumentar, gerando mais visibilidade no mercado de atuação.
Com maturidade digital, o ROI (Retorno sobre Investimento) da empresa aumenta. Dessa forma, ter mais retornos, investindo menos, possibilita investimentos em outras áreas, como em ações de automação de marketing, por exemplo, uma tendência que veio para ficar e já está incorporada no mercado.
Tenha em mente que a maturidade digital é importante para avaliar o quão evoluída tecnologicamente está a empresa, bem como os seus colaboradores. Portanto, não basta investir em inovações digitais, todos precisam estar alinhados para que a marca tenha maturidade digital.
Qual nível sua empresa pode estar na escala de maturidade digital?
É preciso considerar os diferentes níveis de maturidade digital, que representam fases distintas no processo de adoção das novas tecnologias e sua incorporação às rotinas de uma empresa.
São quatro níveis definidos em conjunto por uma parceria entre o Google e o Boston Consulting Group (BCG). Segundo o índice, o salto do primeiro patamar até o último e mais avançado pode trazer grandes benefícios, com redução de custos na ordem de 30% e aumento de receitas em 20%.
Confira os níveis mencionados:
- Nascente: As campanhas de marketing usam principalmente dados externos e compras diretas, com links limitados para vendas. Possuem presença digital, como um site ou e-commerce, mas ainda não utilizam os dados para gerar análises ou embasar as tomadas de decisão. Geralmente usam dados de terceiros em suas campanhas de marketing para a geração de novos negócios e não calculam o ROI (retorno de investimento) das suas ações.
- Emergente: Fazem uso de dados próprios em ações automatizadas com otimização e teste de canal único. Passam a refinar as métricas, mas não utilizam dados para as decisões táticas e estratégicas. Possuem uma considerável quantidade de dados, mas não tem governança sobre eles.
- Conectada: Dados integrados em ferramentas e ativados com links demonstrando para ROI ou fluxos de vendas. Trabalham com previsão dos dados, através dos cenários.
- Multimomento: Usam a tecnologia para oferecer experiências únicas e personalizadas, com execução dinâmica em vários canais. A individualidade do cliente na entrega eficiente, permite redução de custos e incremento na receita.
Entenda os critérios de maturidade digital no Brasil
Saber quais itens são avaliados no momento de indicar qual o nível de maturidade digital que uma determinada empresa se encontra, é fundamental para alcançar resultados a médio e longo prazo.
Os critérios foram estabelecidos pelo Google e pela empresa americana de consultoria empresarial McKinsey. Cada critério é pontuado de 0 a 5, definindo a maturidade digital no Brasil. São eles:
Acesso
Esse critério vai analisar a capacidade de interagir com diferentes produtos conectados, bem como a utilização da internet nos diversos aplicativos disponíveis para computadores e celulares. Outra avaliação que pode ser feita é a capacidade de navegar online e fatores como os comandos de voz e a configuração dos diferentes softwares utilizados.
Segurança
Um dos pontos mais importante que vai analisar todos os conhecimentos relacionados à proteção de dados, é entender a confiabilidade de um determinado site, aplicativo, programa, entre outros e o comportamento no ambiente digital. O ponto forte do brasileiro é o cuidado contra phishing, porém foi detectada dificuldade dos usuários em identificar sites seguros e malwares.
Uso
Uma avaliação que deve ser feita com base na capacidade de realizar procedimentos online. Pelo critério, é preciso analisar compras, consumir diferentes tipos de conteúdos e diversos formatos, transações online, uso de aplicativos, buscadores de internet, entre outros.
Cultura digital
Este critério avalia como o público está apto a descobrir novas tecnologias e se manter atualizado. Tal atualização pode ser em relação a programas e softwares, mas também de hardwares. Vai analisar ainda a aptidão de aprender e experimentar os novos lançamentos e como está o uso das novas tecnologias.
Criação
Como o nome já diz, esse é um critério que vai avaliar a criatividade no ambiente digital, seja para novas ferramentas, programação e desenvolvimento de dados, além de sistemas. Esta análise pode ser feita para processos mais simples, como edição de vídeos, mas também para operações mais complexas, como as automações. Criatividade no ambiente de transformação digital é moeda de troca.
Estratégias essenciais que você precisa para acelerar a maturidade digital
Satisfação do cliente
Satisfazer o cliente deve ser o objetivo principal de qualquer negócio. A criação de uma experiência simples e agradável, que ofereça uma visão compartilhada por toda a companhia, é item fundamental para o alcance da maturidade digital.
A partir disso, é possível projetar interações humanas e digitais que sejam úteis, positivas e acima de tudo, imersivas.
Empresas comprometidas com isso, garantem não só o atendimento eficiente para vendas, bem como um pós venda pró ativo, geralmente aplicado com gerentes de sucesso de contas (Customer Success), bastante comum em negócios focados em SaaS (Software As A Service).
Use os dados a seu favor
Não há como fugir das análises, relatórios e insights no dia a dia dos negócios. Entenda que o domínio dos dados permite utilizá-los de forma eficiente para delinear as estratégias mais precisas. Ao agregar e ativar as informações mais importantes e incorporá-las a produtos, é possível alavancar receitas e também o engajamento do cliente, com foco nas vendas.
Automação de processos
Talvez uma das estratégias mais desafiadoras para muitas empresas e que demanda a construção e utilização de ferramentas de automação de dados, para que possam fornecer conteúdo customizado em grande escala. Afinal, todos os pontos que favoreçam a otimização de processos estão no topo da maturidade digital a ser alcançada.
Comprovadamente, as empresas mais maduras têm capacidade de análise de dados, soluções de tecnologia de marketing e automação que permitem personalizar mensagens e engajar melhor o cliente. E não estamos falando somente de e-mail marketing. A automação envolve todo o cenário digital possível, dentro da estrutura adotada. Chatbots e ferramentas conversacionais ajudam nessa estratégia.
Aplique métricas acionáveis
Analisar sempre será um item necessário para a busca de maturidade digital. As métricas acionáveis podem gerar uma visão mais clara dos resultados das iniciativas do negócio. No marketing, por exemplo, métricas confiáveis permitem conectar as ativações de clientes aos resultados, como impactos em vendas, e a medição do ROI de uma campanha, para entender se as estratégias devem ser replicadas ou substituídas.
Parcerias estratégicas
Para ter maturidade digital com excelência, principalmente no marketing, se aliar a parceiros é um caminho sem volta. A busca por melhorias em desempenho muitas vezes pode passar pela colaboração externa, por meio de parcerias com agências ou outros provedores de tecnologia. Essa iniciativa, bastante comum em grandes empresas de tecnologia, forma as chamadas “mesas de performance”, onde profissionais trabalham conjuntamente com parceiros de negócios. Parceria é uma palavra chave para obter melhores resultados.
Cultura data driven
A cultura data driven, “orientada a dados”, é uma ciência que envolve métodos científicos, estatísticos e análise por algoritmos complexos que, uma vez aplicados no Big Data, extraem informações estratégicas dos dados estruturados e não estruturados do negócio. Seu objetivo é reduzir o “achismo”, que muitas vezes é prejudicial para a busca de maturidade digital, colocando em seu lugar a interpretação de dados para basear as decisões mais assertivas.
Essa mentalidade, se incorporada a cultura da empresa, pode beneficiar todos os setores, já que os líderes ou gestores de cada área podem encontrar rumos melhores para suas atividades.
Conclusão
Agora que você já descobriu os caminhos para acelerar a maturidade digital no seu negócio, entendendo seu atual cenário e dicas para melhorias, é hora de dar o próximo passo. Lembre-se que quanto mais rápido a decisão for tomada, melhores serão os resultados e posicionamento no mercado, cada vez mais competitivo em relação à inovação.
Por isso, expandir sua visão e desenvolver uma cultura transformadora são fatores fundamentais para qualquer negócio. A digitalização e automação de processos, devem ser tratadas como um investimento necessário e vantajoso e não apenas como custo. Talvez essa seja a grande diferença dos líderes de inovação para as demais empresas.
E você não precisa iniciar essa jornada sozinho. Como mencionado nesse artigo, parcerias estratégicas podem simplificar e acelerar o processo e ainda gerar economia. Quer entender melhor como está a maturidade digital de sua empresa e como a NVX Digital pode te ajudar? Clique AQUI.