Todo negócio que dependa do digital para atrair visitantes, leads e clientes mais cedo ou mais tarde vai precisar de ações de remarketing. Os anúncios de remarketing se mostram mais lucrativos porque são direcionados a um público que já está considerando seu produto. É isso que vou te explicar com detalhes nesse artigo. 

Também conhecido como retargeting, o remarketing é um tipo de publicidade que permite que as empresas reengajem clientes em potencial que já visitaram seu site mas não converteram por algum motivo. Ele permite a segmentação do público alvo colocando estrategicamente anúncios que os lembrem de seu interesse ao visitarem determinadas páginas ou clicarem em anúncios. 


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Essa tática de marketing é especialmente comum em plataformas de e-commerce, mas pode ser aplicada em qualquer modelo de negócio desde que esteja atuando no digital, pois quando um usuário está navegando na web ou em redes sociais os anúncios aparecem, o que evoca a reação dele, incentivando-o a visitar seu site ou páginas de destino e concluir sua compra.

Como funciona o remarketing

Através de um código de rastreamento ou pixel que devem estar inseridos em seu site ou página do Facebook. Quando um cliente potencial ou existente visita o site, o código JavaScript coloca um cookie anônimo no navegador do visitante. 

É esse cookie que rastreia a atividade do visitante sem armazenar informações pessoais. Quando o visitante sai, o cookie de rastreamento compartilha sua atividade com um serviço de anúncios de remarketing para que possam ser veiculados com anúncios direcionados ou ofertas posteriormente.

Usando o remarketing para aumentar conversões e impulsionar vendas

Os anúncios de remarketing podem ser usados ainda ​​para promover a fidelidade à marca e ajudar você a reter seus clientes. Quando uma marca estabelecida vende um produto ou produtos que são bem conhecidos por sua base de clientes, como o o McDonald’s, por exemplo, eles estão anunciando para pessoas que são clientes recorrentes como uma forma de lembrá-los de que eles ainda existem.

Os anúncios de remarketing são uma das técnicas mais poderosas e eficazes usadas pelas marcas para reter seu público-alvo. Eles também podem ser usados ​​para manter produtos estabelecidos nas taxas mais vendidas ou no estágio de maturidade do ciclo de vida do produto.

Muitas agências ou analistas de mídia paga oferecem esse serviço (inclusive a Nacional Vox) e isso exige um pouco de conhecimento técnico e estratégico para trazer resultados efetivos. Por isso, é importante ficar atento nas melhores práticas que possam fazer do remarketing a solução que você precisa para fisgar aquele quase possível cliente. Acompanhe a seguir:

Defina metas para a estratégia de remarketing

Como qualquer outra estratégia de marketing, é fundamental definir suas metas também para fazer remarketing. Identificar o público-alvo e as páginas da web que você deseja segmentar é um ótimo ponto de partida ao configurar sua campanha. 

O foco da campanha de remarketing deve ser em leads que:

  • Visitaram o seu site, mas saíram sem fazer compras
  • Consumam o mesmo conteúdo que seus clientes existentes
  • Ficaram impressionados com o seu anúncio nas redes sociais
  • Tenham as pesquisas do Google centradas em sua marca
  • Se inscreveram nas suas listas de e-mail

Se você, por exemplo, deseja aumentar sua taxa de conversão, concentre-se em marcar as páginas dos produtos mais vendidos. Você pode aumentar seus investimentos com anúncios em visitantes com carrinhos de compras abandonados, pois é mais provável que eles convertam. 

Concentre-se também em nutrir leads que visitaram a página inicial ou outras páginas menos orientadas para vendas. Ao fazer isso, você prepara os leads para conversão, então as chances de comprar um produto são bem maiores.

Identifique os melhores canais para remarketing

Definidas as metas para sua campanha, é hora de identificar os melhores canais para seus esforços de remarketing. Você pode veicular anúncios no Google, aplicativos móveis ou plataformas de redes sociais como o Facebook e Instagram. 

O uso das redes oferece uma vantagem, pois os anúncios têm maior probabilidade de receberem curtidas, comentários e compartilhamentos de públicos interessados. No entanto, os clientes estão em todos os lugares, portanto, a chave aqui deve ser focar nos canais que darão à sua marca a exposição máxima. 

E o segredo é não se limitar a uma única plataforma; em vez disso, espalhe suas campanhas em várias plataformas. 

Utilize dados de público alvo para segmentar campanhas

Importante dizer que as campanhas de remarketing são mais bem-sucedidas quando forem segmentadas de acordo com as necessidades dos clientes. Isso se deve ao fato de diferentes pessoas estarem interessadas em produtos diferentes. 

Portanto, personalize suas campanhas com base nas informações dos visitantes para garantir que apresentem anúncios mais atraentes. Você pode segmentar sua campanha para abordar principalmente:

  • Visitantes gerais do site
  • Visitantes de produtos ou páginas específicas
  • Clientes anteriores
  • Visitantes que abandonaram o carrinho de compras

Ao categorizar os clientes em potencial, será mais fácil atender melhor às necessidades de toda sua base de clientes.

Melhores táticas de remarketing

Agora que você entende o que são anúncios de remarketing e para que eles podem ser usados, vamos mergulhar nas táticas mais comprovadas e que podem ser aplicadas no seu negócio:

Anúncios de banner

Quando usados ​​como parte de uma campanha de retargeting, os anúncios de banner podem ser uma maneira perfeita de lembrar os clientes e interessados sobre sua marca ou qualquer produto específico que eles visualizaram. 

Se um cliente em potencial visitou seu site, mas não concluiu uma compra, um simples banner anunciando um desconto ou oferta exclusiva em outra página da Web que ele está visualizando pode ser o motivo perfeito para retornar ao seu site e concluir a compra.

Anúncios rich media

Se você realmente deseja envolver o seu público, pode criar anúncios rich media para fazer remarketing com conteúdo rico. Esses anúncios têm um elemento interativo como vídeo, áudio etc, e funcionam melhor para atrair a atenção de seus clientes e levá-los de volta ao seu site para concluir a compra. 

Embora possam dar mais trabalho e exigir investimento, esses anúncios tendem a gerar mais engajamento e conversões do que outros tipos de anúncio.

Mobile Retargeting

Essa estratégia funciona especialmente bem para lojas de varejo e e-commerce, pois a maioria de suas vendas é feita em dispositivos móveis. Os anúncios para smartphones podem ser entregues em alguns formatos diferentes, faça sua pesquisa e encontre os que funcionam melhor para suas necessidades. Mas lembre-se que a experiência do usuário deve ser completa e interativa, tendo um site responsivo.

Fazendo Remarketing com o Google Ads

Se você ainda não entendeu que o Google será o seu grande aliado nas ações de remarketing, então nem continue lendo. Mas se estou despertando seu interesse, veja quais opções podem ser utilizadas: 

1. Rede de Display

É um grupo de sites parceiros que oferecem espaço para mídia online dentro de seus sites. São espaços onde você pode divulgar banners para impactar determinados usuários e que estão na lista de remarketing. O diferencial dessa opção é que oferece banners com imagens e tamanhos diferentes, ao contrário da Rede de Pesquisa.

2. Rede de Pesquisa

Nessa modalidade de anúncio de remarketing só é possível criar anúncio no formato padrão e com texto limitado. A Rede de Pesquisa envolve a própria página de resultados, o que inclui, além do Google: Google Groups, Google Imagens, Google Maps, Google Shopping e sites de parceiros.

Em relação ao diferencial, o destaque da Rede de Pesquisa é que pega o usuário que está pesquisando novamente sobre um assunto no Google, aumentando as chances de conversão., 

Enquanto isso, no Display, os anúncios são exibidos até quando ele não está com nenhum interesse nos produtos ou serviços anunciados. E isso é bem importante de esclarecer, para não gerar confusão. 

Confira outras formas de fazer remarketing: Facebook, Instagram e afiliados

Facebook

O remarketing pelo Facebook lembra muito o da Rede de Display, pois os anúncios são exibidos dentro da rede social e podem aparecer na barra lateral ou no feed do usuário. 

Instagram

Isso é bem comum, você estar navegando na rede social e aparecer o anúncio de um produto que você quase comprou no Instagram. Está aí outro poderoso meio de se realizar campanhas de remarketing.

Remarketing para afiliados

O remarketing também pode ser aplicado para o trabalho como afiliado dentro do marketing de afiliados. Clique AQUI para entender como funciona a rede de afiliados e as regras do Google.

Agora conheça algumas dicas de como usá-lo:

  • Em uma página de captura (Landing Page) com isca digital para enviar anúncios customizados, perguntando se o usuário gostou do conteúdo recebido e indicando outros.
  • Ao inserir um pixel de conversão em um post do seu blog e, posteriormente, criar anúncios específicos sobre o tema.
  • Ao colocar o pixel de conversão na página de captura para se comunicar com aquelas pessoas que acessaram ela, mas não deixaram seus dados e e-mail. 

Conclusão

As técnicas de remarketing estão se tornando cada dia mais poderosas para promover uma marca ou produto existente. Isso pode ajudá-lo a manter um longo ciclo de vida do produto ou fidelizar o seu cliente. 

Os anúncios de remarketing podem ser usados ​​em vários formatos e em desktops e dispositivos móveis, tornando-os a ferramenta perfeita para ajudar a empurrar clientes em potencial pelo funil de marketing, atuando para transformar leads em clientes. 

Se você estiver interessado em criar anúncios de remarketing, entre em contato com os profissionais de marketing da Nacional Vox para entender como podemos ajudar.

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