Se você ou sua empresa ainda publica somente fotos no feed do Instagram, saiba que cada vez mais o alcance orgânico irá despencar, isso porque a rede social está centrando o foco nos vídeos curtos de até 1 minuto e meio, chamados de Reels.
Veja também:
- Tendências em redes sociais para 2024: as plataformas que estão moldando o marketing digital
- O poder das avaliações no Google: como melhorar a reputação da sua empresa
- A nova era do e-mail marketing: como se destacar na caixa de entrada
- CRM para imobiliárias e construtoras: impulsionando vendas e fidelizando clientes
- O alcance orgânico ainda faz sentido no marketing digital?
- A otimização de anúncios com IA para Performance Digital
- A Importância do armazenamento em nuvem para Big Data
- O que é marketing territorial e como fazer
- Por que usar UTMs para rastreamento de Anúncios
- 10 ferramentas de produtividade para facilitar sua vida em 2024
Nesse artigo vou sugerir algumas dicas aplicadas com sucesso para utilizar o Reels com objetivo de atrair visitantes e seguidores para envolvimento em vendas!
Índice
O que é o Reels?
O Instagram Reels é uma ferramenta de criação no aplicativo que na verdade copiou o formato de conteúdos de outra rede social, o TikTok. Você pode fazer vídeos curtos, combiná-los com músicas ou outros sons e compartilhá-los para a imensa audiência da plataforma.
A diferença do TikTok está relacionada ao maior alcance pretendido, pois o conteúdo que você cria no Instagram Reels aparece no feed do Instagram, na página de perfil e na página de exploração.
Criando Reels no Instagram
Vale lembrar que o formato de vídeo continua cada vez mais em alta nas redes e é uma forma de se conectar com a audiência. Por isso, quem tem um negócio está aproveitando os Reels para se aproximar de seus seguidores.
A interface do Instagram é intuitiva e facilita o trabalho. Existem três maneiras de começar:
- por meio da aba Reels
- a partir da tela inicial do Instagram (botão +)
- pela câmera do Instagram Stories
Usar a criatividade com bom senso é uma regra de ouro nessa estratégia para quem pretende vender algum produto ou serviço. Lembre-se que você está concorrendo com produtores de conteúdo dos mais diferentes nichos e que a relevância na criação do conteúdo deve ser alinhada com a expectativa de atingir o seu público alvo.
Separei algumas dicas dos especialistas em gestão de redes sociais e criadores de conteúdo que fazem a diferença:
1. Planejamento para postagem de Reels
Pense primeiro na estratégia, de que forma, quando e onde você irá gravar seus vídeos. Crie rascunhos e roteiros para ajudar na composição de um bom vídeo. Pensar no público alvo deve ser prioridade, até porque os algoritmos do Instagram estão atuando para privilegiar um alcance mais segmentado, pelo que se anda experimentando na prática.
Seu Reels precisam conversar com a sua audiência e principalmente atender às necessidades dela. Os temas podem ser parecidos com os que você já utiliza, podendo ser adaptados para a linguagem desse formato. Além disso, é importante que os Reels sejam alinhados com as outras postagens.
Fazer benchmarking para se inspirar no que outras marcas do seu mercado de atuação estão publicando é outra sugestão acertada para ter um planejamento eficiente de postagens.
2. Formatos e dimensões
A última atualização da funcionalidade, permite agora vídeos curtos de até 1 minuto e meio, além da aplicação de efeitos e áudios externos (o que o Tik Tok fez desde sempre). Como os stories, o Reels precisa ser gravado na vertical e no formato 9:16, na proporção 1.080 x 1.920 pixels.
A recomendação é que se utilize sempre o próprio celular para fazer as gravações, o que facilita a qualidade de imagem, dependendo da potência do smartphone, mas utilizar aplicativos para edição também é uma boa ideia.
3. Inclua legendas nos vídeos e faça copies criativos
Para oferecer uma experiência mais amigável, certifique-se de adicionar legendas aos seus vídeos! Isso pode alcançar uma quantidade maior de espectadores e originar mais curtidas.
Vídeos legendados também têm um papel importante para a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva ou de cognição. Além do que a descrição do áudio ajuda numa melhor compreensão do conteúdo.
Copies (texto de chamada do vídeo) criativos também são uma ótima maneira de aumentar a experiência do usuário! Seja uma piada curta e engraçada ou uma explicação mais longa do conteúdo do seu Reel, pode ser uma ótima maneira de envolver o público com seu vídeo.
Posts que tragam bons textos são uma oportunidade de expandir o tópico do seu vídeo. Por exemplo, se você estiver demonstrando uma receita, cozinhando, pode adicionar mais dicas e segredos no copy, que muitos também chamam de legenda (não confundir com legendagem).
4. Conteúdo original traz mais engajamento
Uma forma de obter mais alcance com Reels é produzir e oferecer conteúdo original, já que o algoritmo do Instagram privilegia materiais feitos exclusivamente para a rede.
Evite publicar vídeos com marca d’água do TikTok, por exemplo, pois isso pode reduzir o alcance do conteúdo. Use aplicativos como o SnapTik, que fazem esse serviço.
Outra possibilidade bastante utilizada é editar seus vídeos em outras ferramentas e depois fazer o upload para o Instagram. No entanto, para ter resultados melhores, é indicado adicionar legendas e áudios diretos pelo Instagram, depois de fazer o upload do vídeo editado no app de terceiros. Assim, o Reels categoriza seu conteúdo da maneira correta. (Lembre-se do algoritmo).
5. Adicione áudio envolvente
O áudio do seu Instagram Reels é importante para melhorar a qualidade do vídeo e engajar o público! Aqui estão algumas ótimas ideias:
- Use o áudio que já está em alta nas redes
- Crie áudio original com sua própria voz
- Construa uma história usando narração
- Reutilize seus vídeos do TikTok – mas certifique-se de remover a marca d’água do TikTok, como já citado anteriormente
6. Inspire-se nas tendências
Seguir o que está em alta e aplicar em seus vídeos do Reels também pode fazer a diferença na busca por alcance e curtidas. Tem sempre uma tendência (também chamadas trends) rolando no Reels. Na maioria das vezes, elas surgem primeiro no TikTok e depois chegam ao Instagram.
Para perceber uma trend antes que ela fique saturada, convém passar alguns minutos nos dois aplicativos diariamente. Se você viu uma mesma música, áudio, dancinha ou outro conteúdo que se repete, vale ficar de olho.
Outra dica é clicar sobre o nome da música para ver como outros criadores de conteúdo estão usando o mesmo áudio. Assim, você consegue entender melhor a tendência e, o mais importante, se ela faz sentido para o seu negócio. Isso porque é fundamental que o conteúdo seja de interesse do seu público para não ficar forçado.
7. É preciso entender o algoritmo do Reels
A aba Reels é feita de conteúdos sugeridos para os usuários. E se você quer investir nesse formato que será cada vez mais privilegiado pelo Instagram, entender como o algoritmo funciona pode ser uma boa vantagem.
O algoritmo do Reels favorece conteúdos com alto engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos), que fazem uso de efeitos visuais, têm as dimensões certas (gravado na vertical) e usam os áudios da biblioteca do Instagram.
Por isso é fundamental criar conteúdos divertidos e que prendam a atenção das pessoas, engajem e sejam inspiradores.
Evite conteúdos com vídeos que tenham baixa resolução, muito texto sobre a imagem e sejam visivelmente reaproveitados de outros apps como o TikTok. Seguir as diretrizes da comunidade do Instagram é outra dica quente.
8. Seja você mesmo
Embora possa ser benéfico entrar na última tendência das redes, também é importante ter uma qualidade autêntica em seu conteúdo. Seja honesto sobre quem você é, fale genuinamente com seu público e compartilhe suas paixões, conhecimentos e qualidades!
O público do Instagram responde bem à originalidade. Ao ser você mesmo, você está construindo sua marca de uma maneira única e diferente das outras. Então seja criativo e poste suas próprias ideias!
O Instagram Reels continua sendo uma parte popular do Instagram. Ao criar conteúdo atraente e criativo, você pode usar esse recurso incrível para expandir sua marca e interagir com seu público para busca de novos clientes.
Dica Extra:
Procure captar a atenção do seu público nos primeiros 3 segundos. É preciso que seu vídeo tenha um objetivo, seja prático e atrativo. Lá no começo do texto, fiz esse recorte para focar em planejamento, lembra?
Com tantas redes oferecendo os mais variados tipos de conteúdos, muitas vezes uma avalanche de opções, os usuários do Instagram também têm um período de atenção mais curto.
Por isso é importante mergulhar direto na sua mensagem e chamar a atenção do seu público nos primeiros 3 segundos. O início do seu vídeo tem que ser claro, ter boa qualidade e ser visualmente agradável!
Conclusão
Espero que este artigo ajude você a usar o Instagram Reels com mais eficiência e aproveitar esse formato de conteúdo para criar reconhecimento de marca e adquirir novos interessados e compradores para o seu negócio.
Com a crescente base de usuários do Instagram, é importante estar sempre atento aos novos recursos da rede e usar desde o início. O Instagram, em sua disputa pela audiência do público com o Tik Tok decidiu apostar no Reels e isso permite ampliar seu perfil para novos públicos, bem como aumentar a sua visibilidade.
Acima de tudo, ao usar novos recursos à medida que são lançados, você pode fazer com que o algoritmo do Instagram o favoreça.
Agora você sabe por que os Reels são importantes para empresas, como os outros os estão usando e como você pode fazê-lo. Com essas informações, esteja pronto para promover o seu negócio, produto ou serviço.