O ano de 2023 começou e as equipes do futebol brasileiro estão em sua pré-temporada para encarar os desafios deste ano. E com o final da temporada 2022, o portal MKTEsportivo, em parceria com a Samba Digital, companhia especializada em soluções digitais, divulgou uma pesquisa sobre os números dos clubes nacionais nas redes sociais.
Levantamento
De acordo com o levantamento, entre janeiro e dezembro de 2022, as equipes que compunham a elite do futebol tupiniquim, ou seja, os 20 times que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro, somaram 3.59 bilhões de interações nas redes sociais. Para o estudo, foram levados em consideração os desempenhos das equipes no Instagram, Twitter, TikTok e Facebook, e o montante de interações registradas nas páginas oficiais dos clubes no período foi 40,97% superior a 2021.
“Entender como as plataformas se desenvolvem é mais importante do que pular de cabeça logo no hype. Hoje, adotar a mesma estratégia e conteúdo para todas as redes é sinônimo de resultados completamente distintos entre elas. Cada rede é um nicho e o Vasco é um dos clubes que mais entendem isso no Brasil”, explica o Social Media Manager da Samba Digital, Wagner Leitzke.
Pelo que foi apresentado no levantamento, é notável o destaque do Instagram em relação às demais redes sociais, já que a plataforma reteve um total de 79,78% das interações. Enquanto isso, o TikTok foi o que apresentou o maior crescimento em relação a 2021, já que a visualização de vídeos relacionados a clubes da Série A saltou em 256%, registrando, dessa forma, 1.48 bilhões de interações.
O grande destaque na rede social chinesa foi o Vasco da Gama, que teve uma parcela de 23,09% desse total de interações no TikTok, sendo que esse ótimo desempenho em parte se deve à boa campanha que o clube organizou junto ao Luva de Pedreiro, uma figura que faz bastante sucesso entre os brasileiros.
“Cada vez mais os clubes têm se qualificado e dado atenção a produção dos seus conteúdos. É benéfico para todo ecossistema e firma o laço do esporte com o entretenimento. Além disso, há todo um potencial de geração de novas receitas que não ficava com os clubes anteriormente e, sim, com as empresas de mídia”, relata o Digital Manager do Vasco, Guilherme Neto.
Com essa quantidade de interações, fica claro que o futebol continua sendo uma das principais vitrines para qualquer companhia que queira popularizar sua marca em território tupiniquim. Por conta disso, é de se esperar que neste ano, mais uma vez, as plataformas de palpites dominem os patrocínios aos principais clubes do cenário brasileiro, já que as operadoras deste setor acabaram caindo no gosto popular, não só por possibilitar que os torcedores façam uma fezinha nos jogos do seu time do coração, como também possam palpitar em uma ampla variedade de outros eventos. Um exemplo são os melhores sites de apostas CSGO, que permitem que os usuários apostem nos torneios profissionais de uma das modalidades mais famosas dos eSports, dando-lhes ainda acesso a diversos bônus e promoções, assim como facilidades de pagamento.
Agora, a expectativa é que dado o sucesso em 2022 e o alto engajamento gerado pelas redes sociais, os clubes repitam e em alguns casos até aprimorem a receita que deu certo no ano passado em 2023.
Flamengo na frente também nas redes sociais
Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022, o Flamengo também é destaque nas redes sociais. O time carioca obteve um total de 949 milhões de interações levando em consideração as quatro plataformas já citadas. Sabendo desse resultado, o Diretor de Comunicação do clube, Bernardo Monteiro, já deixou claro que eles irão produzir ainda mais conteúdos e tentarão manter a comunidade flamenguista tão forte quanto foi em 2022.