Essa é uma pergunta que me faço todos os dias, já que ao trabalhar com marketing e canais de marketing para vendas, preciso entender com mais profundidade se a maior rede social do planeta, no caso o Facebook, ainda é importante ou faz sentido para as empresas. 

Nessa busca por respostas, compartilho aqui alguns insights e experiências com a rede que podem ajudar você a tomar a melhor decisão na construção de um ótimo projeto de marketing digital. 

Não existe mais almoço grátis

Para começo de conversa, é bom aceitar que nada dura para sempre. Foi-se o tempo em que as postagens orgânicas alcançavam muitos likes, traziam milhares de seguidores e os memes eram sucesso. Em pleno 2022, se a empresa ou negócio não investir em Ads (impulsionamento patrocinado), muitas vezes nem chega no feed do usuário a postagem. 

O engajamento orgânico caiu ao mesmo tempo em que os algoritmos do Facebook ficaram mais inteligentes para favorecer as entregas pagas. Logo, quem investe tem mais retorno. 

Sem querer criar polêmica, até porque ainda é a maior rede social a ser considerada sempre em uma campanha de marketing digital ao fazer seu planejamento de mídia, separe uma verba para anúncios. Porém, sem abandonar as postagens orgânicas. 

Importância do Facebook para as empresas

É provável que, se você estiver no Facebook e continuar postando, veja algum valor na plataforma para o seu negócio. E tem muita coisa boa:

  • Alcance: você pode alcançar mais clientes, prospects e “amigos” de clientes do que qualquer outro canal de marketing
  • Custo: o custo por impressão é incrivelmente baixo para um canal de marketing direto ou publicidade. 
  • Segmentação: o Facebook conquistou uma enorme quantidade de conhecimento sobre os usuários, então o nível de segmentação por demografia e interesses é incomparável

As empresas só precisam aceitar o fato de que o Facebook não é mais gratuito e devem investir um pouco de dinheiro nele para que funcione com o pagamento para impulsionar postagens e anúncios patrocinados. Mas é preciso também ficar de olho nas métricas para ter certeza de que realmente está aparecendo resultados, seja aumento no tráfego do site, leads ou vendas.

O tempo que você investe no gerenciamento diário do Facebook também deve ser relativo ao retorno que você obtém da plataforma. Se você está gastando horas por semana para algumas curtidas e comentários, mas sem tráfego ou leads no site, precisa decidir se o Facebook realmente vale a pena.

Facebook é bom para tráfego

Uma questão que põe em xeque a relevância atual do Facebook é a existência de outras mídias e também outras maneiras de anunciar na internet. Além de redes populares como Instagram (que também pertence ao mesmo grupo, o Meta), Twitter e LinkedIn, o Google Ads se mostra um canal impactante para anúncios. Afinal, quem não dá um Google hoje em dia para buscar alguma coisa ou pesquisar o que precisa? 

Outra dica é aplicar métodos de SEO em conteúdos de anúncios com uso de palavras chaves e metas descriptions que pode valer muito a pena, de acordo com o serviço que a empresa oferece e os interesses que estiverem em jogo.

Tenha em mente que o Facebook continua sendo o segundo maior gerador de tráfego para outros sites, com 35,1%. E só fica atrás do próprio Google, que carrega 40,3% do total de tráfego orgânico na internet. 

Assim, se o objetivo da empresa for produzir mais tráfego para o site, então o Facebook continua sendo uma boa opção. Não esqueça de elaborar posts criativos e informativos, que consigam aproximar mais o seu negócio do usuário, podendo gerar maior valor à marca ou produto.

Boa prática: 1 post impulsionado por semana

Escolha um post por semana que realmente importa para sua estratégia ou que traga algum benefício ou solução para o público alvo. As outras postagens são apenas podem ser consideradas de “preenchimento”, compartilhamentos de outras páginas ou links para artigos do seu Blog, por exemplo. 

Para muitos clientes a estratégia tem funcionado bem. Por cerca de R$150 por semana (dependendo de quanto eu decido investir em um post impulsionado), é possível obter mais visualizações, curtidas e um bom aumento no tráfego do site. 

Experimente e teste valores, mas acima de tudo busque entender se os usuários que chegaram até sua postagem patrocinada são realmente o público que interessa. 

Analise os resultados

Assim que você começar a postar de forma consistente em sua página de empresa no Facebook, através da análise das métricas (insights), você saberá o que seu público gosta, o que funciona para eles e em que direção você deve seguir para mantê-los engajados em busca de prospects ou clientes. 

Além disso, o Business Facebook contém ferramentas incorporadas para identificar informações importantes do seu público. Esses dados podem ser considerados para focar na atualização de suas futuras campanhas de marketing e torná-las mais abrangentes. 

Os grupos do Facebook são tendência para marcas

Se por um lado, temos um alcance orgânico do Facebook em declínio, do outro, há 1,8 bilhão de pessoas que dizem usar os Grupos do Facebook todos os meses. Essas comunidades oferecem às empresas uma ótima maneira de contornar o impiedoso algoritmo de feed de notícias do Facebook e se conectar com o público onde é provável que eles vejam e interajam com postagens de marca.

Ok, sabemos que a Página de empresa ainda tem seu lugar, mas há benefícios exclusivos em incluir grupos em sua estratégia do Facebook: 

Construir relacionamentos duradouros 

Os grupos se mostram eficazes porque as pessoas querem estar lá. Ou você ainda acha que alguém vai optar por participar de um grupo em uma empresa que realmente não gosta?

Tenha certeza que ao conquistar membros para o grupo de sua marca, eles serão seus melhores amigos e estão prontos para ser seu time de líderes de torcida pessoal. Facilite esse relacionamento com o acesso exclusivo à sua empresa que um Grupo do Facebook oferece, além de conteúdo ou privilégios especiais. 


Veja também:


Aumentar seu alcance orgânico

O alcance orgânico da sua Página do Facebook pode estar girando apenas em torno de 5% (média de mercado) mas o alcance do seu grupo será muito maior.

A dica mais quente é que o Facebook prioriza as postagens de grupos no feed de notícias de um usuário, então você tem uma grande chance de aparecer, especialmente em comparação com as postagens da sua Página de empresa.

Receber dados valiosos de mercado

Fora de um estudo de marketing organizado e geralmente caro de fazer, onde mais você pode ter acesso direto ao seu público-alvo e ver suas perguntas ou enquetes respondidas por clientes reais?

Seja capaz de testar novas estratégias e ideias neste grupo, sempre oferecendo conteúdo relevante, isso trará muitas informações. Como bônus, seus super fãs gostam de estar atualizados.

É um ganha-ganha e ainda por cima é grátis. Qualquer pessoa, desde uma nova startup até grandes empresas, podem se beneficiar desses dados para entender como vender melhor seu produto ou serviço. 

Escolhendo os tipos de Grupo do Facebook

1. Público

Os grupos públicos podem ser descobertos nos resultados de pesquisa do Google abertamente. É importante ressaltar que o conteúdo do grupo também é público, incluindo o que os membros postam e comentam. Qualquer pessoa na internet também pode ver a lista completa de membros do grupo.

E essas postagens e comentários do grupo são indexados pelo mecanismo de busca. Dessa forma os usuários podem participar do seu grupo sem a aprovação de um administrador. 

Eu não recomendo iniciar um grupo público. Como qualquer pessoa pode participar, incluindo spammers ou a concorrência, você precisará prestar muita atenção e excluir qualquer conteúdo impróprio ou spam que possa afetar negativamente a imagem da sua marca. É realmente apenas uma questão de tempo até que isso aconteça, então por que expor sua marca a problemas?

2. Privado

Existem dois tipos de grupos privados: visíveis e ocultos. Veja a diferença:

Privado – Visível

Grupos visíveis privados só permitem que os membros vejam postagens e comentários dentro do grupo, bem como sua lista de membros. Mas todos os usuários do Facebook podem encontrar os grupos nos resultados de pesquisa do Facebook.

Isso não expõe nenhum conteúdo em seu grupo. Apenas o título e a descrição do grupo no Facebook são exibidos nos resultados da pesquisa se corresponderem às palavras-chave que um usuário digitou na barra de pesquisa.

Os usuários podem pedir para participar do seu grupo e você, ou outro administrador, deve aprovar a solicitação. Só então eles poderão visualizar e postar conteúdo.

Este é o melhor tipo de grupo para 99% das empresas. Ele permite que você controle a associação e filtre spambots enquanto ainda pode ser descoberto publicamente pelo seu mercado-alvo.

Privado – Oculto

Também conhecidos como “grupos secretos” têm os mesmos recursos dos gruposjá citados, exceto que não aparecem em nenhum resultado de pesquisa. Ninguém dentro ou fora do Facebook pode ver as publicações do grupo, comentários, membros ou encontrar o grupo nos resultados da pesquisa. Para ver o grupo e pedir para participar, os usuários devem ter uma URL direta fornecida a eles.

Esse tipo de grupo é útil para uma comunidade verdadeiramente VIP, apenas para convidados, na qual você não deseja que muitas pessoas participem. Um exemplo comum desse tipo de grupo é algo que acompanha um produto pago como curso ou um foco selecionado ou grupo de projetos.

Se você fornecer um grupo de suporte para acompanhar um serviço pago ou produto específico, faz sentido manter esse grupo em segredo para que não compradores não possam encontrar e entrar no seu grupo. Em vez disso, você só enviaria o link de adesão para compradores verificados após uma venda.

No geral, recomendo que você tenha como empresa um grupo privado e visível para a maioria das situações.

Conclusão

Seja turbinando sua Página de empresa com anúncios para obter mais alcance e tráfego ou mesmo criando grupos da sua marca ou negócio, o importante é utilizar a rede social que de maneira nenhuma deve ser esquecida. 

O Facebook vem perdendo espaço para outras redes como o Instagram, mas continua o líder absoluto em número de usuários no mundo com 2.9 bilhões de usuários ativos mensalmente. 

A rede social está sempre se renovando, um fato que chama atenção e prende usuários mais engajados. Muitas redes sociais tentam seguir com a mesma estratégia de Mark Zuckerberg, porém aquele que anuncia novidades é quem acaba ficando em evidência. 

Portanto, ao final desse artigo, a resposta é sim: ainda vale a pena usar o Facebook para empresa!

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