Diariamente ficamos sabendo de empresários que começaram a investir no marketing digital e se frustraram por não terem obtido os resultados esperados. Mesmo desenvolvendo estratégias bem definidas para fortalecer a presença digital do negócio, seus primeiros resultados acabaram sendo incompatíveis com a energia investida. Com este post, queremos ajudá-lo a entender o desafio que é planejar um trabalho de marketing, tornando o seu empreendimento concreto, relevante e com autoridade no ambiente digital.
O impulso inicial: contextualizando o Flywheel Marketing
Jim Collins, empresário bem-sucedido em tecnologia, pesquisador e professor em Stanford, em seu livro “Good to Great”, descreve o flywheel, que também podemos chamar de volante, como um dispositivo mecânico que gera e armazena energia. Por meio de muito trabalho duro e esforço persistente no início, um volante constrói lentamente o impulso, ao girar e pegar velocidade (entenda melhor o conceito assistindo a animação: http://bit.ly/1j3ijtK). Esta dinâmica aumenta e desenvolve mais e mais energia, até que se torna uma potência.
Nesse momento, você deve estar pensando, “mas o que esta teoria física tem a ver com marketing digital?”. Pois bem, tem tudo a ver. Assim é com a propagação da sua marca na Internet. Ou seja, a cada impulso que se dá, mais fácil e rápido o seu resultado é obtido. Todos os negócios são como uma roda que precisa de muita energia para conseguir passar de um estado de êxtase a um dinâmico. Através de uma comunicação digital clara, concisa e coerente, você vai construir gradualmente esse impulso e receber o retorno do seu investimento.
Para construir e manter uma audiência, você precisa desenvolver um processo que lhe permite criar conteúdo, envolver o seu público através de múltiplos canais de distribuição, medir o sucesso de cada canal de distribuição e, em seguida, usar essas medidas para estimular a sua próxima rodada da publicação. Uma vez que você entender a dinâmica de cada plataforma, começará a perceber como elas se integram e se complementam.
Continue investindo
Não quebre a engrenagem! Continue dedicando tempo e dinheiro em suas campanhas. Não esqueça que quanto mais gente for exposta ao seu negócio, maiores serão as chances disso ser multiplicado e você colher os frutos tão esperados. Para entender melhor, vamos dar um exemplo sobre o investimento em busca paga e orgânica no Google. Certamente, investir em anúncios do Google Adwords trará um resultado mais rápido em curto prazo do que conseguir uma boa posição na busca orgânica (SEO – Search Engine Optimization) para o seu site. Mas se você investir nas palavras-chave corretas, bons títulos e outras particularidades, gradualmente estará bem posicionado na busca orgânica, o que atrairá cliques sem precisar pagar por eles.
Desistir jamais
Não se deixe abater por críticas ou experiências mal sucedidas no começo. Aceitar o fracasso e aprender com os erros significa manter-se focado em aprimorar a sua estratégia de marketing digital. Considerando que as mídias sociais estão sempre se atualizando, é válido enfrentar alguns riscos e experienciar novas ideias, pois uma delas pode trazer o resultado que você espera. Sem desanimar, que tal definir uma estratégia de longo prazo voltada para ajudar seus consumidores em todas as etapas de compra?
Lembre-se que quando falamos em Flywheel Marketing estamos concentrando numa estratégia de médio ou longo prazo. A chave para a obtenção de um volante em movimento não é apenas a persistência nos estágios iniciais, você tem que aplicar o tipo certo de energia. Inspire-se e mantenha-se focado.
Voilà! Experiências bem sucedidas
Para entender melhor como o Flywheel Marketing se traduz na prática, trazemos três cases de sucesso de empresas que exploraram a energia inicial até o “momentum”, onde finalmente se confirmou a sua eficácia.
Crocs Shoe Company
A empresa, fundada em 2002, teve seu “momentum”, quando seus gestores decidiram fazer o possível para que seus sapatos chegassem aos pés de atletas e celebridades, tornando o modelo e a marca famosa no mundo todo. As vendas explodiram com resultados que superaram todas as expectativas. Eles tinham definido a sua ideia e concentraram os esforços.
Decathlon Italia
No ano de 2011, a direção percebeu a importância do marketing digital e decidiu abrir uma página promocional no Facebook, que virasse, também, um canal de comunicação com e entre os esportistas. Tendo a empresa muitos colaboradores esportivos e muitas vezes verdadeiros atletas, foi criada a campanha “Pergunta para um Campeão”. Através dela foi possível conversar online com especialistas em várias áreas esportivas para pedir informações técnicas sobre os diversos produtos. Em poucas semanas, o crescimento de curtidas na fan page foi exponencial, bem como a visibilidade da marca.
Agora que você viu o como funciona o Flywheel Marketing, poderá aplicá-lo no seu negócio. Com a nossa experiência em marketing digital, podemos dar à presença online da sua empresa o impulso que necessita para ter uma vida própria. Estar na Internet não é suficiente. Você precisa estar em movimento para ser notado e ver os retornos que o marketing digital tem para você.