Você sabia que 97% dos consumidores usam a internet para encontrar um negócio ou fazer compras? Ter uma presença digital (online) é fundamental para empresas e profissionais que almejam vendas. Ela ajuda a encontrar sua marca antes de alguém saber que você existe e permite conhecer sua reputação, influenciando na decisão de compra do cliente.
Índice
O que é presença digital?
Você pode pensar que somente ter um site é suficiente para desenvolver uma presença digital eficiente. Mas isso é apenas um começo. Simplesmente existir online não é suficiente para gerar uma presença real. A presença digital refere-se a três coisas principais:
- Visibilidade
- Credibilidade
- Reputação
Em outras palavras, uma boa presença digital permite que os usuários ou consumidores não apenas encontrem você, mas também saibam melhor sobre seus serviços e o seu desempenho anterior.
O gerenciamento de presença digital é a arte de cultivar o seu próprio negócio no ambiente online. Você terá que trabalhar regularmente em ações e estratégias para manter uma forte visibilidade da marca e uma reputação online positiva.
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Por onde começar
Não adianta querer sair fazendo tudo de uma vez sem o menor planejamento! É preciso entender por onde você pode começar e aos poucos ir construindo sua presença digital, porque isso não acontece da noite para o dia.
Não se preocupe. Algumas das melhores estratégias de gerenciamento de presença online não exigem muito tempo ou mesmo muito dinheiro.
Aqui estão 10 passos para aumentar ou criar sua presença digital buscando reconhecimento de marca para atrair clientes e vendas em 2022 :
1. Tenha um (ótimo) site
Comece criando seu site. Esta etapa pode parecer óbvia, mas por incrível que pareça, um estudo nos EUA em 2021 demonstrou que 1 em cada 3 pequenas empresas (28%) ainda não tinham seu próprio site.
Ter um site responsivo e atualizado garante que seus clientes tenham mais facilidade para localizá-lo, e também dá aos seus serviços um maior senso de legitimidade. Pense no site como a principal semente que você irá plantar no ambiente digital, para colher bons frutos como aparecer facilmente no Google.
Não se preocupe em aprender códigos. Existem muitos construtores de sites disponíveis que podem ajudá-lo a criar páginas da Web bonitas e profissionais em pouco tempo. Certifique-se de que seu site seja clean, fácil de navegar e tenha um design da web alinhado com sua marca (paleta de cores, fontes, logos, etc) e que possa ser acessado sem perder qualidade em vários dispositivos móveis.
Muitas Agências Digitais como a Nacional Vox criam, administram e hospedam sites com sistema personalizado para gestão, permitindo garantia de serviços e entregas de acordo com as tendências de design, usabilidade e responsividade do mercado.
2. Redes sociais são parte da presença digital
Quem não está nas redes sociais, praticamente inexiste para o mercado consumidor. Se você deseja construir relacionamentos com seus clientes e potenciais compradores, precisará de mais do que apenas seu site. Você precisa ir onde quase todo mundo está: nas redes sociais!
Crie sua página comercial no Facebook, perfil no Instagram e LinkedIn. Tenha um canal no Youtube, que ajuda no posicionamento do Google. Muitas empresas estão usando também o Tik Tok. E o principal: faça postagens e atualizações regularmente. Assim o seu negócio terá mais chances de alcançar um público mais amplo do que poderia apenas com o tráfego do site.
Quando você produz bons conteúdos nas redes, seus clientes fiéis compartilham com seus próprios perfis, você obtém essencialmente publicidade gratuita ilimitada. Manter-se ativo online, especialmente nas mídias sociais, ajudará você a desenvolver relacionamentos com clientes em potencial.
Você pode usar as plataformas para responder a perguntas e comentários de clientes. Um estudo descobriu que, quando as empresas engajam os clientes nas redes sociais, o comprador gasta 19% a mais do que o consumidor médio.
Antes de sair postando, pesquise, planeje e veja o que os concorrentes ou negócios do seu ramo estão fazendo, não tenha medo de se inspirar em outras ideias. Ferramentas para gestão de redes sociais ajudam na criação, agendamento e monitoramento de postagens, oferecendo relatórios que ajudam nos acertos e melhorias.
3. Conteúdos autorais fazem a diferença
Produzir conteúdos autorais é importante para o alcance e reputação de sua marca e nada melhor do que ter um espaço para escrever no próprio site (ou fora dele). Ter um Blog para postar periodicamente seus artigos e comunicações institucionais, também fortalece a presença digital.
Defina temas e postagens que tragam conteúdo relevante para seu público alvo. Os conteúdos devem ser focados em levar informações que ajudem no aprendizado e descoberta, soluções de problemas e exemplos de coisas que deram certo, sugerindo compras e produtos que tenham ligação com o que você quer vender.
O Google favorece o alcance orgânico para conteúdos autorais que utilizam determinadas palavras chaves ou obedecem os parâmetros de SEO.
4. Analise os dados!
Configure o Google Analytics no seu site para obter as métricas de visitas, público alvo, conversões e páginas mais acessadas, entre outros dados importantes. Essa ferramenta está na versão 4.0 que traz atualizações importantes relacionadas a fontes externas para monitoramento e questões ligadas à lei geral de proteção dos dados.
As plataformas de redes sociais oferecem insights completos, como o perfil para empresas do Instagram, que facilita o acompanhamento de resultados para planejar ações mais efetivas. Fique de olho no engajamento, já que essa métrica reúne informações de visualizações, alcance, interação e impressões.
Entender os dados e saber analisar de forma produtiva é fundamental para ter uma presença digital de resultados.
5. Invista no e-mail marketing
Não deixe de fora as estratégias por e-mail, já que esse canal é tão importante quanto as redes sociais para relacionamento e nutrição de seus prospects e clientes.
Comece com uma lista ou mais de contatos (leads) que possam fazer parte do seu ativo digital para busca de oportunidades. A criação de uma lista de e-mail opcional permite que você acumule um banco de dados de endereços de e-mail que você pode usar para enviar mensagens de marketing e anúncios para seus clientes.
É uma das melhores maneiras de se conectar com seu público-alvo com base em permissão e posicionar sua marca para que sempre seja lembrada. Depois de ter uma lista de contatos, você pode começar a enviar atualizações regulares sobre sua empresa, novos produtos ou serviços, ofertas especiais, trilhas automatizadas para qualificação de leads e muito mais.
O email marketing é uma ferramenta incrivelmente poderosa, desde que usada corretamente! Mas, certifique-se de evitar erros comuns como comprar listas frias, enviar mensagens não solicitadas (spam), enviar conteúdos irrelevantes ou um número excessivo de mensagens.
6. Aprenda a usar SEO (ou contrate uma agência)
SEO (otimização para mecanismos de busca como o Google) nada mais é do que o processo de otimizar seu site para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Quando as pessoas pesquisam empresas ou produtos no Google, você precisa garantir que seu site apareça o mais alto possível na lista, de preferência nas primeiras páginas de resultados.
Algumas ações básicas que você pode fazer para melhorar seu SEO é adicionar palavras-chave ao conteúdo do seu site, otimizar as imagens com tags alt e criar backlinks. Você também pode usar o Google Ads para veicular anúncios para sua empresa e obter mais visibilidade nos resultados de pesquisa.
Se você não estiver familiarizado com SEO, há muitos recursos disponíveis on-line para ajudá-lo a começar. E se isso for complicado para você, experimente deixar por conta de um profissional ou agência digital que tenham conhecimento técnico para melhores entregas.
7. Seja competitivo
Acima de tudo, conheça sua oferta, conheça seus concorrentes e seja capaz de mostrar seus diferenciais e qualidades. Pense em palavras que você pode usar como primeiro, maior, melhor, mais inovador, melhor valor etc, e seja capaz de apoiar suas afirmações com fatos.
Não importa o que você vende, existem muitas alternativas, então você precisa ter certeza de que está se destacando na multidão.
Uma maneira de ser competitivo (embora seja muito desafiador) é oferecer algo único que seu público não encontra em nenhum outro lugar. Pode ser um produto, serviço exclusivo ou até mesmo uma maneira diferente de fazer as coisas.
É importante acompanhar as últimas tendências do seu setor e se adaptar às mudanças. Saia da zona de conforto, tente ser “fora da curva” e você terá mais chances de atrair novos clientes e ficar à frente da concorrência.
8. Automatize os processos
Depois de descobrir o que funciona, é importante automatizar o processo o máximo possível. Isso economiza seu tempo e ajuda você a expandir os negócios. Existem várias maneiras de automatizar seu marketing, como usar ferramentas de gerenciamento de mídia social, configurar campanhas com trilhas de conteúdos por e-mail, usando softwares de automação de marketing.
Ao automatizar o marketing on-line de sua empresa, você poderá liberar seu tempo para se concentrar em outros aspectos do negócio. Certifique-se de monitorar seus resultados cuidadosamente para que você possa fazer alterações conforme for necessário.
9. Teste anúncios (mídia paga)
A publicidade on-line é uma ótima maneira de alcançar novos clientes, mas pode ser um desafio para quem nunca investiu nisso. Se você não sabe por onde começar, teste diferentes plataformas e estratégias.
Faça sua pesquisa para entender os diferentes tipos de mídia paga existentes, como anúncios de pagamento por clique (PPC), anúncios gráficos e anúncios (patrocinados) para redes sociais. Experimente algumas plataformas diferentes e veja quais funcionam melhor para sua empresa.
Não subestime o compromisso envolvido. Você precisará criar diferentes tipos de anúncios e dar-lhes tempo suficiente para serem executados, pelo menos, de três a seis meses, dependendo da plataforma, para poder avaliar com precisão seu desempenho.
Teste diferentes textos e imagens do anúncio para ver o que funciona bem. Sempre teste e ajuste suas campanhas para garantir que você aproveite ao máximo seu orçamento de marketing.
10. Pesquise sobre marketing de influência
Para se manter ativo em sua comunidade, é importante se envolver com as figuras mais populares em seu nicho de atuação. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, considere pesquisar influenciadores de beleza no YouTube e no Instagram.
Muitos consumidores procuram influenciadores por suas avaliações honestas e promoções antes de comprar um produto. Além disso, o marketing de influenciadores divulgará sua marca online. Quanto mais pessoas estiverem falando sobre você, mais sua presença digital ficará evidente.
Conclusão
O marketing de seu negócio ou marca não precisa ser difícil ou demorado. Ao se concentrar nas coisas certas, você pode ir aprendendo com o tempo, testando o que for mais eficiente, automatizar o processo e obter ótimos resultados.
Apenas lembre-se de sempre criar valor para o seu público alvo. Não fique somente querendo vender coisas, sem oferecer benefícios. Seguindo essas dicas, estará no caminho certo para construir uma forte presença digital forte, seja você proprietário de uma empresa ou profissional liberal.