O marketing de conversação ou conversacional é a maneira mais rápida de mover os compradores pelos funis de marketing e vendas por meio do poder das conversas por chat em tempo real. Ele constrói relacionamentos e cria experiências autênticas com clientes e compradores.
É a melhor maneira de iniciar conversas em tempo real com compradores e clientes.
Em vez de forçar o visitante a passar por formulários de captura de leads e esperar dias por uma resposta, o marketing de conversação usa mensagens direcionadas e chatbots inteligentes para interagir com as pessoas quando elas estiverem em seu site.
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Facilitar o envolvimento dos visitantes para sua empresa ajudará você a converter mais leads certos e com mais rapidez. O marketing conversacional tornou-se a estratégia de referência para impulsionar o envolvimento do cliente, melhorar a experiência do cliente e aumentar a receita.
O próprio nome já diz muito sobre o termo – mas se você está se perguntando como funciona esse modelo de marketing e por que ele é tão importante em 2021 e onde ele se encaixa no mundo do seu negócio, continue lendo!
Como funciona o marketing conversacional
É baseado em interações 1 x 1 (um a um) em tempo real em vários canais. Ele permite que você promova relacionamentos com o cliente e melhore a experiência dele on-line, comunicando e personalizando as interações.
Bate-papo ao vivo, chatbots e aplicativos de mensagens são usados para permitir essas conversas personalizadas.
Os chatbots, em particular, tornaram o marketing conversacional mais acessível. As duas soluções são regularmente agrupadas como a mesma coisa, mas os chatbots são apenas uma parte do marketing de conversação: como o goleiro de um time de futebol, você não diria que eles formam o time inteiro.
Qualquer forma de comunicação bidirecional, como telefone e e-mail, pode fazer parte de uma estratégia de marketing conversacional. Embora hoje, as mensagens sejam a forma mais popular de entrar em contato e chegar aos clientes.
As pessoas adoram bater papo e querem respostas instantâneas, o que é parte da razão pela qual aplicativos de mensagens como o WhatsApp são tão populares.
A chave no marketing de conversação é avaliar e entender quais são os canais preferidos de seus clientes e ajustar seu tom de voz de acordo – o diálogo com chatbots e chat ao vivo é geralmente bastante informal e imita uma conversa casual.
6 razões pelas quais o marketing de conversação é importante para pequenas empresas
As pequenas empresas prosperam porque oferecem aos clientes um toque pessoal. Você pode pensar que instalar um chatbot em seu site é o oposto do toque pessoal e não o que você deseja que sua marca represente.
Na verdade, o oposto é verdadeiro. Essas ferramentas podem ajudar a aplicar a mesma abordagem individualizada que você adota ao interagir com os clientes em toda a sua empresa. Aqui estão 6 razões pelas quais isso é importante para pequenas empresas.
1. Bem-vindo aos seus clientes potenciais
Se você tiver instalações físicas, é provável que cumprimente as pessoas quando elas entrarem. Desde uma simpática equipe de vendas a uma recepção profissional, o que realmente importa é que, quando alguém entra pela porta, você ou a sua equipe dizem olá.
Compare o escritório ou loja tradicional com a experiência online. Depois de entrar no seu site, o cliente ou cliente potencial está explorando sozinho. Um chatbot pode cumprimentá-los quando eles entram e guiá-los para o que procuram.
Claro, algumas pessoas preferem navegar de forma independente, mas isso também pode ser uma opção. Após a saudação inicial, é possível silenciar a tecnologia e criar um botão se alguém precisar de mais assistência.
2. Não interruptivo
A diferença com o marketing de conversação não é que os computadores substituem a interação humana. É que todos estão tendo a conversa certa, com a pessoa certa, na hora certa.
3. Economia de tempo
As pequenas empresas costumam ser sobrecarregadas, com pessoas desempenhando funções múltiplas. O marketing de conversação permite que todos na equipe maximizem seu tempo e isso é particularmente importante em uma pequena empresa onde o tempo de todos é valioso.
4. Fortalece sua marca
A vantagem dessa abordagem é que ela também significa que sua empresa está sempre ficando mais inteligente. Tudo o que você aprende sobre clientes em conversas por meio de programas automatizados e interação individual pode ser realimentado no negócio. Isso significa não apenas que seus canais de vendas são mais eficazes e sua equipe mais eficiente, como também que sua empresa está ficando cada vez mais inteligente.
A diferença entre marketing tradicional e marketing de conversação é a mesma que a diferença entre conhecimento e inteligência. É preciso mais do que dados para administrar um negócio de sucesso. Você precisa de uma marca forte, alinhada com os interesses do cliente. Para criar isso, você precisa saber com o que seus clientes se preocupam e onde está o foco deles. Não há maneira melhor de fazer isso do que conversar com eles.
5. Pesquisa de mercado contínua
As conversas equivalem à coleta de dados em tempo real, o que significa que, em vez de esperar até que sua empresa esteja se recusando a pesquisar o mercado, você tem as informações mais recentes para detectar tendências de maneira rápida e fácil. Isso oferece maior agilidade no negócio.
A grande vantagem que as pequenas empresas têm é que podem girar em torno dos interesses do cliente. As grandes empresas podem demorar para alcançar o mercado, mas o marketing de conversação pode colocar as pequenas empresas na vanguarda das tendências e novas oportunidades.
O marketing de conversação também pode revelar novos segmentos de mercado. Conversar profundamente com os clientes – algo para o qual você tem mais tempo, uma vez que você tem ferramentas para qualificar seus leads – pode ajudá-lo a descobrir novos usos para seus produtos e serviços. Você pode se promover de acordo com a forma como os clientes o veem e destacar o que eles mais valorizam.
6. Oferece uma vantagem competitiva
Para uma pequena empresa que busca crescer e ficar um passo à frente da concorrência, o marketing de conversação é uma ferramenta inestimável. Você e sua equipe fecharão vendas com mais rapidez e eficácia, você terá o conhecimento para desenvolver um negócio alinhado às necessidades do cliente e poderá até descobrir oportunidades de mercado que não havia considerado anteriormente.
Como escolher a melhor ferramenta de chatbot?
Quando se trata de escolher a melhor ferramenta de chatbot para o seu negócio, existe um número grande e aparentemente crescente de ferramentas e opções disponíveis. Navegar neste cenário para escolher a ferramenta certa para o desenvolvimento do seu chatbot leva algum tempo, esforço e… testes!
Felizmente a maioria das plataformas oferecem um período para testes, antes de começar a utilizar definitivamente.
Forme uma equipe para inspiração coletiva e divisão de trabalho, se for possível. Porém muitas vezes o próprio dono do negócio acaba testando para ver a viabilidade e resultados.
Definir a finalidade e o escopo do chatbot também é importante. Pode parecer óbvio, mas é fundamental determinar exatamente o que você deseja que o seu chatbot faça e quais são os limites. Isso vai ajudar muito na hora de criar as automações.
Alguns requisitos para dar os primeiros passos
É sempre melhor começar se perguntando: quais são os recursos “obrigatórios” da ferramenta para utilizar esse chatbot ou funcionalidades que são diferenciais?
Criamos uma pequena lista com dicas para ajudar na sua escolha:
- Fácil integração do chatbot com plataformas de sites como WordPress, Magento (comércio eletrônico), especificamente em uma página;
- A capacidade de lidar com a entrada de texto normal e botões com respostas predefinidas para orientar a conversa;
- A capacidade de extrair informações e dados para nutrição de leads;
- Boas capacidades de relatórios;
- A capacidade de implantar de forma consistente em vários dispositivos e navegadores;
- Capacidade de voz explicitamente não é um requisito.
Ferramentas mais utilizadas no mercado
Existem várias, para todo tipo e modelo de negócio (B2C e B2B). Destaquei as mais recomendadas atualmente. Exigem pagamento de assinatura para utilização e um período para test drive:
- Sendpulse – Chatbot para Whatsapp: Envolva seu público com o WhatsApp — mensagens gratuitas para assinantes em até 24 horas após o recebimento do último contato de seu assinante. Automatize as conversas com seus clientes, desde o primeiro ponto de contato até o fechamento da venda. Use o construtor visual de chatbot da Sendpulse para criar chatbot para Whatsapp, Instagram, Facebook, Messenger e Telegram.
- Zenvia: plataforma conversacional com muitas funcionalidades. Oferece API Instagram, Chat, WhatsApp, SMS, Voz.
- Leadster: dashboard e análises, chat com geração de leads para posterior nutrição. Integra com ferramentas de inbound marketing como RD Station Marketing.
- Zendesk: uma das mais famosas e completas. Além de chatbot, tem funcionalidades de atendimento para suporte ao cliente.
- ZapForm: chat integrado com WhatsApp para atender clientes, funcionários ou qualquer outra pessoa de forma estruturada e automatizada.
- Jivochat: tem uma versão grátis básica e outra profissional, porém com muito mais funcionalidades.
Conclusão
O marketing conversacional está mudando a maneira como as empresas falam com seus clientes, tornando as interações mais fáceis e rápidas do que nunca. Seus clientes estão conversando. Por que não participar?
As coisas mais importantes em que se concentrar são escolher uma ferramenta que atenda o seu modelo de negócio, a conversa e como a estratégia se encaixa em uma estratégia geral de marketing de entrada.
Lembre-se que os canais devem ser simples para empresas e consumidores usarem, as conversas devem seguir um processo claro e servir a um propósito, e sua estratégia de marketing de entrada deve informar sua estratégia de marketing de conversação.
Domingos Serejo
Caro amigo Eduardo, recebi com grande prazer sua mensagem.
29 de julho de 2021Acho que você sabe, mas vale a pena lembrá-lo: estou a caminho dos 82…Ainda trabalho e produzo!
Administrando “as travas” da Pandemia, gostaria de levar ao amigo, num encontro seguro e rápido, uma ideia guardada há muito tempo.
Abraço do seu velho companheiro de trabalho,
Serejo
Dudu Gentil
Grande Serejo, quanto tempo meu amigo. Lembrei agora dos bons tempos de FIESC, das nossas andanças pelo Estado, dos ensinamentos e das experiências.
29 de julho de 2021Vamos manter contato e marcar um bate-papo.
Abraços,