O assunto não tem nada a ver com espiritismo, muito menos com uma famosa série de TV que leva este nome. Estou falando de redes sociais. Medium é mais uma plataforma de internet, ainda em fase Beta, criada por Ev Williams, um dos pais do Twitter e do Blogger. Nasceu como celeiro de bons textos e conteúdo previamente selecionado. Motivo que a torna ainda restrita para poucos usuários, em sua maioria escritores, jornalistas e gente que sabe contar boas historias, neste fantástico mundo do conhecimento em rede. E os convidados para testar a rede social, pelo menos por enquanto, capricham na contextualização.
Não por acaso, o lema da rede é “compartilhando ideias e experiências que movem a humanidade para a frente”. Todo em inglês, o site apresenta uma interface que mais lembra um blog, com capa (foto) no topo que muda conforme os temas vão sendo abordados. Ainda não ficou claro quais os critérios para ser autor de textos no Medium, mas seu potencial parece atrair uma diversidade sem igual. Outra dúvida, é se vai pegar mesmo, pois estas experiências fechadas nem sempre focam o objetivo de rede, que é o compartilhamento.
Uma das impressões positivas que tive ao acessar o Médium, entrando pela conta do Twitter (login com o mesmo perfil) via iPad é o Design responsivo, que se adapta a qualquer tela, seja pelo PC, Notebook, iOS ou Android. Isso é uma grande vantagem e deve ganhar pontos junto aos atuais e futuros usuários. Os posts são elegantemente dispostos numa timeline, com avatar do autor ao lado do título. A outra aba reúne “coleções” onde os artigos aparecem organizados por temas como por exemplo “uma boa causa”, “aventuras do consumidor tecnológico” ou “historias de aeroporto” entre tantas opções. O menu tem uma boa atração visual.
Segundo Evan Williams, a rede social foi desenhada para permitir às pessoas escolherem o nível de contribuição que eles preferem. “Nós sabemos que a maioria das pessoas, na maioria das vezes, vão só ler e ver conteúdos [dos seus amigos], o que é legitimo. Se eles quiserem, podem indicar se algo é bom, dando um feedback para o criador da publicação, aumentando a probabilidade de outros verem a mesma publicação”. Tomara que estejam certos, pois o Medium ainda não decolou, apesar da qualidade das publicações. Nem o dever de casa de SEO, os administradores da plataforma conseguiram fazer ainda. Uma busca no Google, por Medium, não leva para o site nas primeiras quatro páginas. Só se digitar “Medium Rede Social”. Será que sai do Beta?