A NacionalVOX – Agência Digital, com sede em Florianópolis, assumiu o planejamento e a execução das estratégias de marketing de busca das empresas Auto Viação Catarinense, em parceria com a Sambba Propaganda, e Tartarugas operadora de turismo de aventura.
Para a empresa de transporte rodoviário de passageiros, o trabalho consiste na execução de duas estratégias: SEO (search engine optimization), ou otimização do site para um melhor posicionamento nos resultados das ferramentas de busca, e links patrocinados, via o uso do AdWords, do Google.
Já para a operadora de turismo o trabalho a ser desenvolvido é exclusivamente de SEO. O objetivo é conquistar o consumidor que busque por sites de turismo de aventura em Florianópolis já na primeira página do resultado da ferramenta de buscas.
De acordo com Eduardo Gentil, Diretor de Planejamento & Marketing da NacionalVOX, a melhor estratégia de marketing de busca é uma campanha que combina links patrocinados com práticas de SEO.
O tráfego de busca orgânica, resultado do trabalho de SEO, tem uma taxa de conversão em geral maior e mais qualificada que o gerado por links patrocinados, sendo um investimento que trará retorno em médio e longo prazo. Já os links patrocinados trazem resultados assim que as campanhas são iniciadas, porque os anúncios passam a ser exibidos quase instantaneamente e podem trazer excelentes resultados no curto prazo, quando bem gerenciados.
Quando combinadas, as duas estratégias trabalham para, nos dizeres de Gentil, “comunicar e influenciar o cliente naquele momento mágico em que ele está com todo o interesse de localizar exatamente aquilo que procura quando aperta o ‘enter’ para que o Google faça a busca”.