O co-marketing continua sendo uma estratégia certeira que permite às empresas acessarem instantaneamente mercados semelhantes para encontrar novos públicos. Também ajuda as marcas a contornarem as mudanças do mercado, como restrições de cookies, ao mesmo tempo em que mantém os custos de aquisição baixos.

Já falamos sobre co-marketing nesse artigo aqui no Blog, que vale a pena dar uma revisitada. E, principalmente entender melhor o seu conceito:

É uma ação de marketing de baixo custo e alto impacto, na qual as marcas se associam para expandir o seu alcance. Ao alavancar o relacionamento e o alcance de um parceiro, as campanhas de co-marketing são projetadas principalmente para gerar mais leads, ampliar a presença para um público alvo que tenha as mesmas afinidades e oferecer produtos e serviços com menos trabalho e menos custo. 

Vale lembrar os principais benefícios do co-marketing:

– Ser mais econômico ao unir recursos como orçamentos de marketing e talentos.

– Compartilhar públicos de pessoas semelhantes que já estão qualificadas como clientes em potencial.

– Criar e fomentar um relacionamento positivo de longo prazo  entre as marcas, enquanto elas se ajudam.

– Encantar os clientes  com coisas grátis, brindes e produtos de marca conjunta.

Nos últimos anos, o co-marketing precisou se reinventar, especialmente no pós pandemia, e continua sendo importante para os negócios, principalmente no digital. 

4 motivos para embarcar no co-marketing em 2023

Diversificar seu marketing 

Experimentar novos métodos de marketing permite que você ocupe mais espaço e fique em evidência. Encontrar alternativas de marketing diferenciado é essencial, se você deseja que sua marca se destaque.

Ter várias ações de marketing diferentes pode ser um teste em relação aos métodos tradicionais (como anúncios sociais, marketing por e-mail etc.) Se suas campanhas começarem a declinar, você pode partir para inovação em parceria! Ao confiar apenas em uma ou duas estratégias, você pode, sem saber, estar impedindo o crescimento futuro.

No que diz respeito ao marketing como um todo, o co-marketing é uma estratégia de baixo risco e altamente eficaz. Encontrar marcas parcerias para unir forças em busca de um mesmo objetivo pode ajudar não só no relacionamento com consumidores, mas também em vendas.  

Construir relacionamento de longo prazo

Colaborar com outra marca pode ser uma ótima maneira de promover relacionamentos positivos de longo prazo com outras empresas. Se sua campanha de co-marketing for bem estruturada, você sabe que sempre terá um parceiro para trabalhar novamente no futuro.

A parceria com outra empresa também pode oferecer uma visão interessante sobre como outras equipes internas funcionam, o que significa que é provável que ambos aprendam algo novo ao longo do caminho. 

Uma boa estratégia é utilizar as redes sociais e email marketing para ações pontuais, estreitando também o relacionamento com seguidores e clientes dos dois lados do negócio. 

Encantar clientes

Com o cenário econômico atual de incerteza, os clientes têm menos renda disponível do que em outros anos, portanto, quanto mais maneiras você puder oferecer a eles o máximo de valor possível, melhor. 

Pode ser um presente com compra, sorteio ou código de desconto. Por exemplo, a cada compra da sua marca parceira, o cliente recebe uma amostra do seu produto gratuitamente.

A razão pela qual brindes e recompensas são tão eficazes é por causa de algo chamado ‘reciprocidade’, que significa essencialmente que tendemos a devolver o que recebemos. 

Trabalhe em conjunto com seu parceiro na criação de Materiais Ricos como e-books, infográficos, planilhas, vídeos, artigos de blog, envios de email marketing e posts em redes sociais. Ofereça conteúdos de valor em Landing Pages, onde os leads que converterem podem ser compartilhados entre as duas empresas na busca de clientes e vendas. 

Ao oferecer um produto gratuito a um novo mercado de clientes, é provável que em troca, eles voltem para comprar outras coisas, aumentando suas vendas e o reconhecimento da marca. 

Diminuição do desempenho dos anúncios sociais

Os anúncios digitais simplesmente não estão tendo o mesmo desempenho que costumavam ter. Vale lembrar que no segundo trimestre de 2022, o Facebook relatou seu primeiro declínio na receita de publicidade. O relatório de ganhos marcou o fim da sequência de uma década de crescimento da receita de anúncios do Facebook e é apenas o começo de sua futura tendência de queda. 

Hoje em dia, os anúncios são parte fundamental das estratégias de marketing nas empresas, porém existe um custo a se levar em consideração para atrair interessados. 

Então, qual é a razão por trás disso? 

Desde a introdução do iOS 14 (sistema operacional da Apple), onde os usuários podem desativar aplicativos que rastreiam seus dados e a eliminação gradual de cookies de terceiros pelo Google, o Facebook não tem mais acesso aos dados que eles usariam para recomendar anúncios relevantes aos usuários. 

Sem esses dados, agora é menos provável que seus anúncios sejam exibidos para quem você precisa, portanto, fica mais difícil que as pessoas interajam com eles. 

Para não parecer que estou sendo portador de más notícias, o velho e bom planejamento de anúncios também é eficaz para o co-marketing. 

Uma alternativa aplicada por muitas empresas que encaram o co-marketing é dividir custos de anúncios em campanhas. Um dos parceiros pode, por exemplo, aplicar parte de sua verba em Google Ads, anúncios patrocinados. O outro pode bancar os anúncios na Meta (Facebook e Instagram). 

Longevidade

Cada uma dessas estratégias tem um ciclo de vida diferente. O co-marketing tem potencial para durar vários meses ou anos, dependendo do sucesso dessa parceria. Se cada marca prosperar enquanto continua a promover a outra, pode valer a pena manter a parceria intacta.

Dependendo do tipo de co-branding, essa estratégia pode ter um ciclo de vida mais curto. Aqui vai um exemplo: se duas marcas colaboram em uma linha de roupas, a parceria pode terminar após o final da temporada. Caso opte pelo co-branding, considere preparar outras estratégias para sugerir ao final da parceria.

Estabeleça metas para o co-marketing

Antes de pensar nas marcas com as quais deseja trabalhar, o ideal é traçar metas. Exemplos de metas realistas incluem aumento de vendas e exposição a novos públicos. 

Outro objetivo a ser alcançado seria aumentar o número de seguidores nas redes sociais da empresa em uma determinada porcentagem. Definir metas não apenas ajuda uma empresa a se responsabilizar, mas também permite que se compartilhe objetivos com possíveis parceiros e determine se eles seriam uma boa opção. Afinal, estamos falando de investimento e isso tem um custo para as empresas. 

Localize potenciais parceiros

Após definir suas metas, a empresa pode começar a pesquisar as marcas em potencial com as quais deseja fazer parceria, explorando negócios que sejam relevantes e tenham alguma relação de mercado. 

Considere sempre as marcas que comercializam para um público semelhante, compartilham uma localização geográfica semelhante ou têm metas ou objetivos parecidos. Você também pode considerar a reputação e o trabalho anterior de um parceiro em potencial antes de tomar uma decisão. 

Ao entrar em contato com parceiros em potencial, tente explicar seus objetivos para a parceria e ouvir suas necessidades. E acredite, muitas campanhas de sucesso nasceram da parceria do mais puro e representativo co-marketing. 

Tipos de co-marketing

Também já falamos isso anteriormente aqui no Blog, mas não custa nada revisitar. Entenda os tipos mais comuns de campanhas de co-marketing que você pode implementar com seu parceiro de negócios:

  • Marketing de afiliados: Envolve uma colaboração entre as marcas ou entre uma marca e um influenciador, por exemplo. Ele pode colocar os produtos diante de um público altamente engajado, para divulgar campanhas. 
  • Parceria de distribuição: Esta estratégia de marketing combina um produto de uma marca com a outra marca. O exemplo mais comum é o de uma companhia aérea, que pode oferecer a seus passageiros um desconto em algum hotel local.
  • Posicionamento do produto: E isso é bem interessante. A estratégia coloca um produto em uma seção do conteúdo de outra marca. Por exemplo, uma rede de TV pode fazer parceria com uma marca de carros e apresentar seus veículos em programas e shows. 
  • Acordos de licenciamento : Esses acordos oferecem a outras empresas permissão para vender e distribuir um produto. Por exemplo, uma empresa que fabrica roupas de marca pode entrar em um contrato de licenciamento com lojas locais para que tenham permissão para vender os produtos da empresa. 
  • Patrocínios de eventos: Um dos tipos de co-marketing mais utilizados. Grandes empresas geralmente patrocinam eventos para outras empresas colocarem seu nome nos materiais de marketing de determinadas campanhas. Por exemplo, uma empresa pode patrocinar um evento esportivo para aumentar sua exposição alcançando um público que de outra forma não alcançaria.
  • Parcerias de marketing de conteúdo: Bastante aplicada no digital, essa estratégia envolve fornecer ou gerar conteúdo para a outra marca na parceria. Isso vale para criação de artigos, e-books, postagens em redes sociais. 
  • Recursos compartilhados: duas marcas podem usar seus produtos ou conhecimentos existentes para criar um recurso compartilhado para os consumidores, para facilitar reputações positivas. Por exemplo, eles podem combinar itens semelhantes em uma loja online para otimizar a conveniência e melhoria para os usuários.
  • Oportunidades educacionais: as marcas podem fazer parcerias para educar seu público sobre questões importantes. Por exemplo, organizações ambientais podem co-organizar uma conferência para divulgar os programas locais de reciclagem. 
  • Concursos: participantes de vários públicos podem participar de sorteios para ganhar os prêmios que desejam e itens que talvez não tenham necessariamente experimentado antes. Esse modelo de co-marketing é encontrado nas ações de Clubes de Vantagens, por exemplo. 

Conclusão

Mas, afinal: fazer co-marketing vale mesmo a pena? 

A resposta continua sendo: sim!

As parcerias representam uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade de sua marca e autoridade de mercado ao mesmo tempo. E, apesar da crença popular, o co-marketing não precisa envolver muito trabalho braçal.

É provável que existam outras marcas em sua rede com as quais você possa se associar para criar recursos ou co-organizar um evento. Se você tem valor mútuo para fornecer a algum parceiro de valor e tem metas específicas para sua estratégia de co-marketing, você encontrou “o ouro”. 

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