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O que é e como usar o Linktree nas estratégias digitais

Nesse artigo vou abordar uma plataforma que organiza todos os links do seu perfil ou empresa, incluindo redes sociais ou sites ao mesmo tempo em que monitora as atividades dos usuários no ecossistema. Estou falando do Linktree. Se você ainda não conhece ou usa, chegou a hora de entender um pouco mais dessa ferramenta. 

O Linktree surgiu em 2016 e conta com mais de oito milhões de usuários no mundo todo. A plataforma tem como objetivo facilitar a vida de influencers, artistas, agências e empresas ao possibilitar em uma única página, quantidade ilimitada de links que aparecem como botões clicáveis. 

A ideia de direcionar seus leitores ou seguidores a um lugar para encontrar facilmente todos os seus links sociais ou conteúdo é um conceito muito bom. É especialmente uma boa ideia se você só puder usar um link em sua biografia, como no caso do Instagram. Além disso, vale conhecer também a Roleta77.


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Como funciona o Linktree?

Basta copiar e colar as URLs das páginas de destino no Linktree, que funciona como uma página de redirecionamento. É bastante utilizado em perfis do Instagram, sejam contas pessoais ou comerciais, para aumentar a conscientização sobre outros canais relevantes que você ou sua empresa possuem na rede. 

A ferramenta pode ser personalizada de várias maneiras. Dependendo da sua assinatura, você pode alterar suas fontes, adicionar fundos animados, destacar links prioritários e até mesmo programar para que novos links sejam publicados.

Se você tiver uma assinatura Pro, poderá acessar análises para avaliar quais links têm o melhor desempenho e adaptar o futuro conteúdo de marketing ao seu público.

Vale dizer que a versão gratuita é limitada, mas atende os requisitos básicos. Ela não permite que você adicione muita marca. No entanto, você pode adicionar uma imagem de perfil e alterar a cor de fundo. 

Para quem o Linktree é indicado?

A ferramenta pode ser útil para qualquer pessoa ou empresa. Um influencer pode reunir todas as suas redes sociais em um só espaço, sem precisar colocar o link de cada página na bio. Uma empresa que vende online pode hiperlinkar departamentos específicos para direcionar a seus produtos. As possibilidades são infinitas! 

Existe também a opção de adicionar pagamentos no perfil Linktree. Desta maneira os seguidores podem dar suporte para a pessoa ou empresa por meio de contribuições em dinheiro. 

Começando a usar a plataforma

O registro no Linktree segue o padrão dos cadastros e pode ser realizado em poucos segundos. Para fazer o processo, entre AQUI e clique em “Get started for free”.

Coloque o seu e-mail, defina um nome para a conta e crie a senha de acesso. Após aceitar os termos e políticas da plataforma, escolha a opção “Sign up with email”.

Insira o nome completo e escolha três categorias de interesse (são 29 no total). Faça a verificação antes de seguir adiante. 

O próximo passo é escolher entre uma conta gratuita e uma conta Pro. O serviço grátis pode suprir as necessidades básicas de um usuário, mas recursos extras somente na versão premium. Se a opção for pela conta gratuita, basta clicar em “Sign up for free US$ 0”. Caso queira ter acesso às funcionalidades Pro, adicione os dados de cartão de crédito ou conta do PayPal para avançar.

Não deixe de fazer a verificação de conta no e-mail cadastrado para começar a usar o Linktree. O layout é simples e bem intuitivo. Todas as alterações feitas são exibidas instantaneamente no preview à direita. Para criar um novo link, clique em “Add a new link”.

Basta colar o link em “Url” e adicionar um título. 

Qual a importância do Linktree? 

Com cada vez mais conteúdo disponível na internet, perder o usuário no meio do caminho é um desafio que traz dor de cabeça para quem depende de vendas. 

Mesmo que você construa uma ótima estratégia para divulgar sua empresa no Instagram, o limite de um link por perfil se torna um obstáculo. Isso impede que você leve o seguidor para as próximas etapas do funil de vendas, tão importante em uma estratégia alinhada de marketing digital. 

Antes do Linktree, havia apenas duas formas de fazer isso:

Atualização trouxe novidades

Em sua última atualização, o Linktree destacou que o foco sempre foi atender artistas, criadores, empreendedores e formadores de opinião, fornecendo ferramentas amplas para sua monetização e crescimento.

Nos bastidores a equipe de engenheiros, designers, analistas e profissionais de marketing colaboram para construir uma plataforma que capacite os usuários. Em Outubro, a ferramenta decidiu lançar uma miscelânea de recursos de uma só vez, dando aos usuários a oportunidade de tornar seu conteúdo ainda mais único e exclusivo.

Para usuários Pro, isso significa designs mais personalizados, acesso exclusivo a links, rastreamento de crescimento de assinantes e análises avançadas. Para usuários gratuitos, foram liberados novos temas, links de formulários, acesso restrito a links e integração com o painel do Pinterest.

Uma das novidades que mais me chamou a atenção foram os Links de formulário (grátis e PRO). Com os Form Links a plataforma torna mais fácil para o usuário receber mensagens e coletar detalhes sobre os visitantes do Linktree. Esse novo tipo de link permite que os visitantes forneçam o nome, e-mail, número de telefone, localização e / ou uma mensagem por meio de um formulário diretamente no seu Linktree. 

A mensagem vai direto para a caixa de entrada, onde é posspivel acompanhar e interagir com seu público diretamente. Assim como os links de formulários de opt-in por e- mail e SMS , você pode usar as informações do seu visitante para criar conteúdo, expandir as newsletters , vender serviços ou simplesmente entrar em contato.

Clique nesse link para conferir todos os detalhes do upgrade realizado pelo Linktree.

Boas práticas de uso

Como já citado no artigo, o Linktree é uma ferramenta eficiente para burlar o limite de um link na biografia do Instagram e outras redes sociais. Mesmo assim, existem boas práticas para usufruir deste recurso sem deixar os usuários confusos, confira algumas:

1.Não insira muitos links: coloque somente os links para direcionamentos que façam sentido na sua estratégia digital. Deixe os principais logo na parte de cima, que é onde o usuário primeiro olha. 

2.Use um título objetivo: se você direcionar para o seu site, deixe claro a palavra SITE (SUA MARCA). 

3.Insira uma descrição relevante: descreva o seu perfil ou negócio com clareza para que a interação cumpra seu propósito. Defina com poucas palavras o que você vende ou qual serviço oferece. 

4.Personalize as cores e botões: procure utilizar a paleta de cores da sua marca para padronizar a comunicação e alinhar o design. 

Onde usar o Linktree?

Quando surgiu, o Linktree era utilizado apenas no link da bio do Instagram. Mas isso mudou, e a plataforma agora se mostra bastante útil em outras situações. Confira:

Cartão de visitas

O Linktree pode ser usado em cartões de visita não só de empresas, mas de perfis pessoais. Afinal, você pode compilar várias informações suas, como e-mail, portfólio e LinkedIn, em uma única página.

E-mail

Pensando em criar uma nova estratégia de e-mail marketing? Então, inclua a sua URL personalizada nos disparos. Uma dica é colocar o seu Linktree no final de cada mensagem como CTA.

Blog

Vale a pena colocar a URL também em blogs. Além de incluir na sua bio, você pode usar a página como uma CTA em seus artigos. 

Redes sociais

Além da biografia no Instagram, é possível integrar o Linktree a mais redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest ou Tumblr; na descrição dos seus vídeos no YouTube; nos chats do Facebook Messenger; no perfil da sua empresa no LinkedIn; nas lives do Instagram, Twitch ou Facebook.

Conferindo as estatísticas

Na versão grátis, basta clicar em “Analytics” na parte superior da tela, onde vai aparecer o número de visualizações da página. Cada visualização é contada quando a página do Linktree é visitada ou clicada.

Na versão free, também é possível visualizar o número de cliques de cada link da página Linktree. Basta clicar no ícone (em azul abaixo) de cada link da sua página personalizada.

Já na versão paga, você pode integrar a plataforma com o Google Sheets, Google Analytics, agendar links, organizá-los por prioridade, total de cliques nos links, visualizações únicas, CTR, de onde vêm as pessoas que acessaram seu perfil do Linktree e outras possibilidades. 

Conclusão

Agora que você já sabe como colocar todos os seus links em uma só página nas suas redes sociais, experimente aplicar nas suas estratégias de marketing digital. 

O Linktree traz o benefício de reunir todos os seus links de redes sociais e páginas de conteúdo em um único lugar, organizando seus contatos e facilitando a vida dos seguidores, visitantes e clientes. 

É bem prático e simples de usar, tanto na versão grátis quanto na paga. E considere sempre testar suas URLs e links para que o direcionamento seja assertivo. Existem outras opções no mercado, basta pesquisar. Mas o Linktree ainda é a plataforma mais conhecida e que oferece gratuitamente os principais recursos desejados. 

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