É provável que enquanto você esteja lendo esta edição do Jornal Imagem da Ilha, o assunto do momento no mundo conectado seja a mais nova atualização do sistema operacional do iPhone e do iPad. Ou ainda que a Apple, criadora e desenvolvedora desses produtos e dessas tecnologias, tenha anunciado que o Google Maps não será mais o aplicativo oficial de mapas nos seus aparelhos móveis. Por quê? Porque ela mesma, depois de adquirir três pequenas mas promissoras empresas do setor nos últimos anos, resolveu juntá-las em uma mesma missão e anunciou o lançamento do seu próprio programa de mapas.
“E que programa!”, dirão uns; “Mas que bela droga!”, dirão outros, da mesma forma que, semanas atrás, se chamou de sucesso ou fracasso, a depender do analista, a estreia na Bolsa de Valores de Nova Iorque das ações do Facebook. A chamada “oferta pública de venda” rendeu bilhões de dólares e fez de Mark Zuckerberg um bilionário, mas não faltou quem apontasse falhas pontuais no processo. Porque no mundo conectado é assim: todos estão online, têm direito a opinião e a expressam da melhor – mas também da pior, muitas vezes – forma possível. E não há censura que cale a voz dos internautas contra produtos, marcas e empresas, nem “patrulha” que abafe seus elogios, sua fidelidade ou devoção. É preciso tratar com respeito e conquistar quem o critica, assim como dar atenção 100% e benefícios a quem o adora.
A melhor maneira de seduzir e conquistar a confiança das pessoas no mundo conectado, neste imenso mar digital, é basear a presença de sua empresa, sua marca, sua loja, seu institucional, em três pilares: design, tecnologia e comunicação.
Do que adianta criar o site da sua empresa se ele só funciona bem em um tipo de navegador? Ou utilizar softwares que criam lindas firulas gráficas na homepage da sua loja virtual se isso impede que os consumidores possam acessá-la por meio de smartphones, que não conseguem processar as firulas, e fazer compras? Por que então não desenvolver um aplicativo específico para celulares e tablets, que, graças aos avanços das operadoras de telefonia celular, proporcionam acesso ilimitado à internet e segurança nas transações online? Pior: de que adianta criar perfis em redes sociais, como Twitter e Facebook, e fazer campanhas de anúncios pagos no Google se é para levar o internauta para um site com características limitadoras, ou apenas para marcar presença, sem oferecer conteúdo relevante ao público?
Esses e outros assuntos serão analisados nas próximas três colunas “Mundo conectado” do seu Jornal Imagem da Ilha, sob responsabilidade dos profissionais da NacionalVOX, agência digital com sede em Florianópolis que cria, desenvolve e gerencia sites e sistemas WEB a partir de framework próprio, desenvolvido na empresa, com tecnologia catarinense, e aplicativos mobile para iOS e Android, além de planejar, executar e monitorar estratégias de Marketing Digital.
Fique com a gente e mantenha-se informado sobre o mundo conectado! Até a próxima!
Texto produzido para a coluna "Mundo Conectado", assinada por mim em nome da NacionalVOX – Agência Digital, no jornal "Imagem da Ilha", de Florianópolis, em 2012.