As vendas online ajudam a aquecer a economia brasileira. Mesmo após a pandemia, o e-commerce mostra fôlego para crescer e aumentar o faturamento das empresas e negócios. 

Um levantamento da plataforma de criação de lojas online Nuvemshop, constatou que somente em janeiro de 2023, as pequenas e médias empresas faturaram R$ 237,5 milhões no comércio eletrônico, um crescimento de 33% em comparação ao ano passado, quando registraram R$ 177,7 milhões. 

A mesma pesquisa mostrou ainda que o setor de moda liderou o ranking das vendas com folga e faturou R$ 88,5 milhões, valor bem distante dos demais segmentos. Em seguida, veio Saúde & Beleza (R$ 19,5 milhões), Acessórios (R$ 18,5 milhões), Casa & Jardim (R$ 10,5 milhões) e Joias (R$ 8,2 milhões). Sendo que os itens mais vendidos foram: roupa escolar, óculos de sol e perfumes. 

Quanto aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua o preferido e está sendo utilizado em 50% dos pedidos pagos. Porém, o PIX se destacou devido a um crescimento de 80% do seu uso, saindo de 14,5% dos pagamentos em 2022 para 26% em janeiro de 2023. 

E-commerce cresce em faturamento 

Dados da ABComm (Associação Brasileira de E-commerce) destacam que em 2022, as vendas online registraram quase R$169 Bi de faturamento com ticket médio de R$460. Outro número interessante e que muitas lojas online devem levar a sério: 55% das compras dos consumidores foram feitas por dispositivos móveis, como smartphones. 

O setor está tão otimista que projeta para 2023 um faturamento total de R$184 Bi e 87 milhões de compradores virtuais, na sua maioria mulheres e com idades de 35 a 44 anos. A geração Y, como se percebe, gosta bastante de comprar online. 


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Omnichannel continua sendo tendência

O que é varejo omnichannel?

O varejo omnichannel é uma estratégia de comércio que cria uma experiência perfeita para o cliente em várias plataformas de compra. À medida que os consumidores e compradores se movem entre espaços físicos e digitais, eles experimentam uma conversa consistente e orgânica com a marca, porque cada ponto de contato está conectado e seus dados estão sempre unificados.

O varejo omnichannel contrasta com o varejo de canal único ou o chamado multicanal. Algumas empresas usam uma única plataforma, operando uma loja física ou online. Outros oferecem uma experiência multicanal, permitindo que os clientes façam compras por meio de vários canais separados. Mas como essas plataformas não estão conectadas umas às outras, elas muitas vezes isolam a experiência do cliente.

No sistema omnichannel, as empresas levam as experiências multicanal adiante, unindo todos os canais e criando uma experiência de usuário sem atrito. Essa conexão mantém os clientes envolvidos e se movendo em direção a uma venda. Não por acaso, os grandes varejistas apostam nisso há anos e hoje pode-se comprar uma infinidade de produtos online e retirar em uma loja física no mesmo dia. 

A jornada omnichannel se expande

Com menos pessoas se envolvendo com um único canal ao fazer uma compra, a jornada do cliente evoluiu para uma experiência omnichannel. Existem várias maneiras pelas quais o varejo omnichannel está cruzando as fronteiras digitais e físicas:

  • Comprar online e retirar na loja. Os consumidores geralmente aproveitam as opções de comprar online, retirar na loja e algumas lojas também oferecem uma experiência de retirada sem contato com vendedores e atendentes da loja. Estudos indicam que até 60% dos carrinhos abandonados resultam de clientes que se deparam com custos inesperados de envio, impostos ou taxas. Oferecer aos clientes a chance de retirar seus itens pessoalmente pode incentivar os compradores a concluir suas compras.
  • Comprar na loja e receber em casa. Os clientes também estão comprando itens na loja e enviando-os para suas casas. Isso pode ser benéfico para itens difíceis de transportar, como grandes eletrodomésticos ou móveis. Os compradores gostam da conveniência da entrega e as marcas podem reduzir as despesas gerais de logística, pois não precisam se preocupar com o estoque de produtos.
  • Comprar online e devolver na loja. Os clientes apreciam a opção de devolver as compras online na loja. Uma pesquisa recente descobriu que 61% dos clientes preferem devolver as compras online em um local de varejo.

As empresas estão reconhecendo a importância de expandir sua experiência omnichannel investindo em espaços online e físicos. A pandemia acelerou a transformação digital das interações com os clientes e os benefícios que surgiram se mostraram tão populares que muitas marcas se sentiram inclinadas a continuar com as vendas multicanais. 

Boas práticas de marketing para vender mais online

Mesmo com todos esses números, dados e projeções incentivando os empreendedores a investirem nas vendas online, expandir um negócio para o e-commerce demanda um bom marketing digital. E se a sua empresa já está inserida nesse meio, sempre há o que melhorar para aumentar as vendas: 

  • Tenha cuidado e atenção em relação às imagens de produtos e as descrições, incluindo tutoriais e espaços para perguntas 
  • Ofereça segurança para a realização do pagamento com múltiplas opções
  • Foque na identidade visual, na interface e na facilidade de uso do ambiente de compra.
  • Facilite o contato e atendimento, com canais como chat, whatsapp e ferramentas de email marketing/CRM

Separei algumas dicas para que o seu público compre mais e seja fiel à sua marca. Confira a seguir:

Use e abuse das redes sociais

As redes sociais dominam o universo digital e plataformas como o Instagram e o Facebook são ferramentas eficientes para divulgar os produtos ou serviços do seu negócio. Estar nas redes significa projetar a imagem da empresa, aumentar o número de interessados e clientes em potencial, engajar seu público alvo e, principalmente, gerar vendas.

O relacionamento via redes sociais ajuda a promover vendas, desde que você saiba utilizar de forma eficiente os links de produtos do seu e-commerce nelas. Além disso, é preciso facilitar a compra e muitas vezes uma conversa por DM no Instagram ou LinkedIn se torna uma oportunidade de negócio. As redes sociais, se bem utilizadas, trazem visitas, leads e clientes para as marcas. 

Email marketing e automação 

É impensável uma loja online sem uma estratégia de inbound marketing alinhada para vendas. Por isso, o uso de ferramentas de disparo e automação de email marketing se torna importante para as empresas gerarem leads e conquistarem clientes através do relacionamento. 

Crie emails com conteúdos que engajem os leads em uma jornada de compras e automatize segmentações como clientes, abandonos de carrinho, chekouts e envios de newsletters com produtos e ofertas para sua base. A automação favorece a gestão de marketing e melhora o processo de vendas, ajudando na busca por mais vendas e aumento dos lucros. 

Market Places

Uma tendência em alta no e-commerce mundial são os marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, que além de exporem os produtos e gerar vendas pela própria plataforma, se tornam uma maneira de passar confiança e respaldo para o consumidor.

O aumento do uso destas plataformas é uma ótima alternativa para o empreendedor digital realizar um menor investimento inicial, diversificar suas campanhas e criar novas oportunidades de venda. Já falamos AQUI nesse artigo sobre as vantagens de ter uma loja online do Mercadoshops. 

Serviços de assinatura para recorrência

Se formos analisar mais a fundo a personalização da experiência com um formato de vendas em crescimento, os negócios de assinaturas vem se popularizando e ganhando o gosto dos consumidores. 

É quando o comprador paga um valor mensal à empresa para receber algum produto de maneira recorrente na sua casa a cada determinado período. Tem ainda a opção de assinatura de produtos pré-determinados, e também a assinatura de boxes contendo produtos diferenciados a cada entrega, o que conquista o público pelo imaginário e ansiedade da surpresa. 

Essa é uma estratégia que gera recorrência de faturamento, possibilitando visibilidade de receita para auxiliar em tomadas de decisões no negócio. 

Programas de fidelidade

Se já é um grande desafio atrair, imagina você manter o cliente? Por isso os programas de fidelidade estão em alta e o consumidor está atento onde poderá receber mais vantagem ao comprar e economizar para os próximos pedidos.

Existem no mercado plataformas de cashback personalizados para todos os tipos de empresas, oferecendo vantagens em parceria com fornecedores, fidelizando clientes que gostam de recompensas como incentivos de compra.

Conclusão

Muitas pessoas ainda acham que trabalhar com e-commerce é igual a vender em lojas físicas. Mas não é bem assim! Você precisará acima de tudo de um bom site preparado para vendas ou plataforma de marketplace, conforme já dito anteriormente e que viabilizem as vendas sem o contato direto com o consumidor. 

Tenha em mente que as compras online precisam ser feitas de maneira fácil e automática. O consumidor deve se sentir em casa, com dúvidas tiradas, facilidade na compra, atendimento eficiente e rapidez na entrega.

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