Por André Silva
Muitos sites têm ainda muito a melhorar na maneira como transmitem ou conduzem o marketing para o seu visitante.
Não importa o objetivo – vender um produto, obter leads, ser contactado ou simplesmente transmitir uma mensagem – é extremamente importante abordar a sua audiência de forma correta.
Tudo isto resume-se ao seguinte:
– saber as necessidades primárias do nosso potencial cliente?
– saber o que ele mais valoriza?
– saber qual é o problema dele no momento?
Percepção sobre a audiência
Para conseguirmos vender um produto da forma eficaz é preciso perceber para quem estamos vendendo. Caso contrário, como…
Os estados da sua audiência
Estado 1. Os que não sabem que têm uma necessidade.
O potencial cliente não sabe que necessita do produto e nem sabe que tem um problema.
Como atingi-los? Vá ao local onde se encontram, mostre a eles que têm um problema.
Estado 2. Sabem que têm uma necessidade, mas não sabem que existe uma solução.
O potencial cliente sabe que tem uma necessidade, mas não sabe que existe produtos ou serviços para resolverem essa necessidade.
Audiência à procura de uma solução. Tente descrever e informá-los acerca de possíveis soluções.
Estado 3. Sabem que existe soluções, mas não uma que resolva o seu problema.
O potencial cliente sabe que existem vários produtos, mas ainda não encontrou o produto que resolva o seu problema.
Transmita que o seu produto é único, destaca-se e é vantajoso.
Estado 4. Tem conhecimento do produto que resolve o seu problema, mas não está convencido.
O potencial cliente conhece o produto, mas ainda não o quer.
Neste ponto tente transmitir as vantagens que teria se comprasse o seu produto.
Estado 5. Tem conhecimento
O potencial cliente conhece o seu protudo, e está pronto para comprar.
É essencial perceber onde é que a sua audiência se enquadra. Caso contrário, é impossível que o marketing seja eficaz.
Exemplo: se quiser vender um produto para queda de cabelo, a maneira como aborda e vende o seu produto para uma audiência que se encontra no Estado 5 (Tem conhecimento mas não está convencido) é completamente diferente da maneira como abordaria no Estado 1 (não sabe, ou não quer acreditar que lhe está a cair cabelo).
Conclusão
Estudos demonstram que abordar a audiência percebendo em que estado se encontram aumenta sem dúvida a taxa de conversão de seu site. A abordagem correta faz com que as pessoas percebam como o seu produto pode ajudá-las, o que aumenta significativamente a probabilidade do visitante o contactar.
Fonte: Webinsider