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Por que usar o Waze Ads nas suas estratégias de anúncios

Com mais de 140 milhões de usuários ativos em mais de 185 países (números atualizados de março/2023), o Waze se tornou um dos aplicativos de navegação mais populares do mundo. É também uma plataforma super indicada para empresas alcançarem novos clientes por meio de publicidade direcionada.

O Waze Ads é uma plataforma de publicidade que permite anúncios em tempo real para os motoristas com base em sua localização e destino. Permite também que empresas locais promovam seus produtos ou serviços para pessoas que estão em trânsito e procurando algo nas proximidades. Com o Waze é possível criar anúncios personalizados direcionados a públicos específicos, ajudando-os a alcançar seus clientes ideais.

O que é o Waze 

Segundo definição do próprio Google, que comprou a plataforma em 2016, o Waze é um aplicativo de navegação GPS passo a passo sem custo financeiro que mostra atualizações de trânsito em tempo real, além de todos os tipos de elementos sociais e de gamificação que deixam qualquer trajeto divertido. 

Os “Wazers” (quem está dentro de algum veículo, seja motorista ou passageiro) podem enviar ativamente informações sobre trânsito, blitz policiais, obras, radares de velocidade e muito mais. Além disso, como é tudo gerado pelo usuário, quanto mais pessoas utilizam esse serviço, melhor (e mais viciante) ele fica.

Em geral, há mais de um trajeto para chegar até um destino, e a pergunta que o usuário se faz ao entrar no carro é sempre esta: 

Qual é o melhor trajeto para mim agora? 

Seu funcionamento é muito simples e não por acaso, semelhante ao Google Maps. Depois de inserir seus favoritos (como endereços de casa ou do trabalho) e dirigir com o app aberto ao longo de cada uma dessas rotas, o Waze coletará informações e aprenderá seus trajetos opcionais. Dessa forma, ele poderá responder todas as manhãs à pergunta “qual trajeto é o melhor?

Depois de digitar o endereço do destino, o usuário percorre o trajeto com o app aberto no smartphone para contribuir passivamente com dados sobre as vias e trânsito. Ele também pode ter um papel mais ativo e compartilhar relatórios das vias em casos de acidentes, radares de velocidade ou qualquer perigo ao longo do caminho. 

Dessa forma, outros usuários na área recebem um aviso sobre o que está por vir. Além das comunidades locais de motoristas que usam o app, o Waze também abriga comunidades ativas de editores de mapa on-line, que garantem que os dados estejam o mais atualizados possível.

Com o Waze, fica divertido ajudar outros motoristas com pontos e conquistas. Todo mundo começa como um Waze Bebê. Dirija com o Waze aberto, envie alertas sobre incidentes ao longo dos trajetos e ganhe mais pontos para se tornar um Wazer experiente, um Waze Cavaleiro ou mesmo estar entre os poucos selecionados que são da classe Waze Realeza. 

Do ponto de vista de interações sociais, o Waze também tem muito a contribuir. Veja amigos próximos no mapa, compartilhe sua viagem e descubra quando todos estão chegando onde você está.

Conexão com a Internet é fundamental

Os desenvolvedores da plataforma presumiram que haveria conexão com a Internet durante todo o uso do Waze ou, pelo menos, na maior parte dele. Para que todos os aspectos do aplicativo funcionem, você precisa ter uma conexão de dados ativa no seu dispositivo móvel. Essa conexão enriquece o Waze com informações do trânsito em tempo real e garante um mapa atualizado. Sem uma conexão com a Internet, não é possível localizar ou navegar por um trajeto.

Se sua conexão estiver intermitente, o Waze tentará recuperar dados dos servidores referentes a alertas e perigos no trânsito, mas é possível que ele não apresente informações confiáveis. 

Como funciona a publicidade no Waze?

O Waze funciona com localizações. Trata-se de mostrar as marcas à medida que o usuário passa por algum lugar. Sua principal vantagem é que tudo pode ser visual com logotipos e imagens aparecendo no mapa. Afinal, que outra campanha funciona melhor do que ter recursos visuais como seu principal meio de comunicação? E isso também aparece repetidamente. 

Além disso, se o aplicativo não conseguir se conectar com os servidores do Waze, você não conseguirá publicar riscos encontrados como acidentes ou buracos nas vias. O Waze não armazena alertas ou erros no mapa em cache para enviar mais tarde.

Acompanhe a seguir os métodos que você pode considerar ao usar o Waze para suas campanhas de anúncios:


Veja também:


Controle de velocidade

O Waze detecta a velocidade em que o motorista está se movendo. Durante viagens em alta velocidade, pode não ser uma boa ideia exibir nenhuma mensagem publicitária, mas se ele for obrigado a parar por mais de um determinado período de tempo, digamos, 3 ou 4 segundos, então é um bom momento para mostrar alguns anúncios de alto impacto.

É comum aparecer anúncios no Waze em semáforos ou engarrafamentos, onde ficam visualmente atraentes e podem ser de grande importância para o proprietário da marca. 

Se você estiver usando essa modalidade, certifique-se de que a mensagem da marca desapareça assim que o veículo se mover.

Os pins (alfinetes) no centro das marcações

O conhecido ícone de PIN 📌 provavelmente é uma das imagens mais influentes de nossos tempos. Está entre os principais logotipos como Whatsapp, Facebook e Instagram. O pino de localização é sua melhor aposta quando se trata de marketing no Waze.

Os proprietários de marcas devem fazer uso deste ícone patrocinando o local onde funcionam no mapa. A partir daí, crie uma chamada para ação (CTA) que pode envolver o roteamento para um destino diferente ou até mesmo permitir que o usuário salve o local.

Em outras palavras, você está colocando os chamados ‘outdoors’ que são virtuais dentro do próprio mapa do Waze. Observe que seu pin só deve aparecer quando o usuário estiver perto de você (o que torna esta uma ótima campanha baseada em localização).

Recursos do Waze Ads

O Waze Ads oferece vários recursos que o tornam uma ferramenta ideal para empresas locais. Alguns casos de uso de sucesso envolvem construtoras, que anunciam na plataforma para levar interessados até os empreendimentos; concessionárias e revendas de automóveis, supermercados, padarias e postos de gasolina, entre outros. Confira alguns dos principais recursos do Waze Ads:

  1. Segmentação baseada em localização: o Waze Ads permite que as empresas segmentem clientes em potencial com base em sua localização atual e para onde estão indo. Esse recurso permite que as empresas alcancem pessoas próximas a seus negócios, tornando-se uma excelente ferramenta para empresas locais.
  1. Anúncios personalizados: o Waze Ads permite que as empresas criem anúncios personalizados que refletem sua marca e mensagem. Esses anúncios podem incluir logotipos, imagens e botões de chamada para ação, tornando-os mais envolventes e eficazes.
  1. Relatórios em tempo real: o Waze Ads fornece relatórios em tempo real sobre o desempenho dos anúncios. Esse recurso permite que as empresas acompanhem a eficácia de seus anúncios e façam as alterações necessárias para melhorar suas campanhas.

Vale a pena anunciar no Waze?

A resposta é óbvia: depende do seu orçamento, objetivo e modelo de negócio. 

A cobrança da plataforma é por CPM (Custo Por Mil). O que significa que a cada mil exibições do seu anúncio, é cobrado, no mínimo, U$1 dólar do seu orçamento. O Waze oferece sugestões de CPM também de acordo com o nível de sua concorrência.

Ao contrário do Ads e Face Ads, o Waze exige que o anunciante invista no mínimo U$50 dólares por mês e é preciso ter cartão de crédito internacional, o que ainda é uma limitação para muitas empresas. É possível optar pela cobrança mensal, onde o anunciante pode definir um valor máximo para o orçamento por mês.

Para entender se a plataforma vale a pena para sua empresa, procure avaliar questões como potencial de retorno sobre o investimento (ROI). Algumas perguntas para se fazer:

No geral o Waze tem bastante pontos positivos, como sua integração ao Bing, Foursquare, Maps e outras ferramentas e recursos, como a busca geográfica do Google. 

Conclusão

O Waze Ads é uma estratégia de marketing a ser experimentada por empresas locais que desejam prospectar negócios e  novos clientes. Sua segmentação baseada em localização e recursos de anúncios personalizados o tornam uma plataforma eficaz para promover produtos ou serviços para pessoas que estão em movimento,circulando em seus automóveis.  

Começar a usar o Waze Ads é fácil, e as empresas podem começar a ver os resultados rapidamente. Ao aproveitar o poder do Waze Ads, é possível gerar mais tráfego e alcançar as tão desejadas vendas.

Na Nacional Vox NVX utilizamos o Waze Ads para campanhas orgânicas e de anúncios com nossos clientes de performance no digital. Ficou interessado(a)? Fale comigo AQUI. 

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