A NacionalVOX – Agência Digital lançou nesta segunda-feira, 10, a nova versão do portal de notícias e entretenimento hiperlocal de Florianópolis DeOlhoNaIlha, que foi ao ar no dia 18 de dezembro de 2008. Acessível também a partir no clicRBS desde setembro de 2011, o portal ganhou novo visual, mais funcionalidades e seções.
Desenvolvido com a tecnologia proprietária da agência digital, o portal está totalmente integrado às redes sociais, permite que os leitores deixem comentários pelo sistema DISQUS (que abrange os perfis de Facebook, Twitter e Google+) e é 100% compatível com tablets e smartphones – tanto visualmente quanto nas funcionalidades.
Cinema e diversão
O portal agora conta com novas seções. O leitor pode consultar a programação de cinema de todas as salas comerciais de Florianópolis, São José e Palhoça. Todos os filmes têm foto, trailer, sinopse, datas e horários das sessões, preços e ligação direta para o site de compras de tickets de cinema Ingresso.com.
O mesmo ocorre com a seção “Diversão”, que traz a agenda de festas e baladas, shows e teatro da Ilha de Santa Catarina: descrição do evento, data e horário, local detalhado no Google Maps, valores e ligação direta com o site de venda de ingressos Blueticket.
Turismo e gastronomia
Bastante acessado por turistas de outros estados do Brasil, o portal DeOlhoNaIlha agora oferece uma seção especialmente pensada para esse público. “Turismo” apresenta 15 roteiros que cobrem todo o território de Florianópolis e foram redigidos por um time de jornalistas, em parceria com a editora catarinense Letras Brasileiras, especializada em turismo.
Além disso, a seção apresenta os atrativos da cidade, separados em quatro categorias: praias, patrimônio cultural, pontos turísticos e trilhas. Completa a seção uma coleção de 291 cartões-postais da Ilha da Magia que podem ser enviados por e-mail.
Há ainda uma seção de “Gastronomia”, que apresenta receitas típicas da culinária com influência açoriana e, toda semana, apresentará aos leitores o trabalho de um renomado chef de cozinha de Florianópolis.
Por dentro de Floripa
De acordo com Eduardo Gentil, diretor de marketing e planejamento da NacionalVOX e fundador do portal, as mudanças são um imperativo no ambiente digital e não poderia ser diferente no DeOlhoNaIlha. “O visual que estávamos utilizando estava envelhecido, era o mesmo desde a estreia em 2008. Agora, a uma semana de completarmos quatro anos no ar, estamos atualizados com o que há de melhor na plataforma de desenvolvimento da NacionalVOX.”
2012 – o ano da mudança
A nova versão do portal coroa um ano de avanços e inovações no DeOlhoNaIlha. Focado na divulgação de notícias e da agenda noturna de Florianópolis desde 2008, em 2012 a edição deste material passou a ser feita pelo jornalista Felipe Lenhart, que começou a carreira como redator e editor de capa do clicRBS em 2003 e tem passagens como repórter e colunista do Diário Catarinense, editor-assistente na editora Letras Brasileiras e editor do jornal Palavra Palhocense.
Em março, para comemorar o aniversário de 286 anos da cidade, o DeOlhoNaIlha encabeçou um grupo de empresas, entidades e parceiros no projeto #floripa286, que promoveu um “tuitaço” com a hashtag no dia 23 e baseou toda a atuação do grupo em um hotsite do projeto, criado e desenvolvido pela NacionalVOX.
Dias antes, em 15 de março, o portal noticiou com exclusividade que o show de Paul McCartney em Florianópolis havia sido liberado pela Polícia Militar. No dia da apresentação, fez a cobertura do evento. Em 25 de outubro, promoveu uma ação especial no Facebook para relembrar os seis meses do concerto, montando uma galeria com 29 fotos enviadas pelos leitores que estiveram no show.
Em maio, durante a greve de motoristas e cobradores em Florianópolis, o DeOlhoNaIlha cobriu in loco todas as assembleias dos trabalhadores do transporte público, informando por Twitter e Facebook se e quando os ônibus voltariam a circular.
A duas semanas do primeiro turno das eleições municipais, o DeOlhoNaIlha lançou outro hotsite, o #debatenailha. O especial apresentava entrevistas com todos os seis candidatos à Prefeitura, fotos, vídeos e uma funcionalidade inovadora: o confronto das propostas dos candidatos para oito temas-chave do pleito.
Em setembro, o portal começou a publicar matérias especiais às sextas-feiras, que ficam de destaque principal de capa durante todo o fim de semana, apuradas e redigidas pela repórter Alanna Kern – texto, fotos e vídeos. O objetivo é trazer à tona assuntos pouco conhecidos na cidade: a paixão do estudante Felipe Botelho em criar o blog “Desterro Hoje”, o salto de base-jumping do paraquedista profissional Gustavo Areias da Ponte Hercílio Luz e a ação generosa dos Amigos da Sopa no Centro da cidade, por exemplo.
A iniciativa de investir na qualidade e na produção de conteúdo deu resultados. A fan page do portal começou o ano com menos de 800 likes, e hoje tem mais de 3.300. No perfil no Twitter, o DeOlhoNaIlha começou 2012 com menos de 6.000 seguidores, e agora tem 7.700.
Acesse o novo Portal DeOlhoNaIlha: www.deolhonailha.com.br.
Ficha técnica do novo Portal DeOlhoNaIlha
Concepção: Eduardo Gentil e Felipe Lenhart
Criação e front-end: Vagner Baggio
Desenvolvimento back-end: Antonio Rafael Ortega