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Quase 40% dos brasileiros que veem anúncios acessam o site para fazer compras depois

Os anúncios direcionados são um tipo de propaganda muito comum na internet, aparecendo em conjunto com conteúdos favoritos dos consumidores e com foco em públicos específicos. E, segundo um novo estudo da Rakuten Advertising e da RetailX Consumer Observatory, eles realmente funcionam. O levantamento mostra que 37% dos consumidores brasileiros fazem compras logo depois de verem alguma publicidade no formato de anúncio direcionado.

A porcentagem é impressionante, se mostrando bem acima da média mundial, que fica em 14%. A Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, também ficam longe do Brasil nesse quesito, com apenas 12% dos consumidores fazendo compras após um anúncio direcionado.

O novo relatório se chama “Evolving channels and customer acquisition: How to attract and reengage the consumer” (“Canais em evolução e aquisição de clientes: como atrair e reengajar o consumidor”). Nele também está descrito que brasileiros são aqueles que mais interagem com anúncios em plataformas específicas, como o Instagram (69%) e YouTube (51%), onde o Brasil lidera com folga.

Nos EUA, por exemplo, país conhecido pelo consumismo, há níveis de interação bastante inferiores, com 42% no Instagram e 38% no Youtube. Já a média global de interação dos consumidores nessas duas plataformas é de 44% e 37%, respectivamente.

A pesquisa, feita em agosto de 2022, analisa os novos hábitos de consumo no mundo inteiro, assim como as maneiras como o público interage com os anúncios online. Além dos dados mencionados, há números sobre métodos de compra, assim como dicas para anunciantes.

Reviews

Mais um gatilho de compra para os brasileiros que foi identificado no estudo são os chamados ‘reviews’ de produtos. Os reviews são as avaliações na própria página do produto, ou conteúdos criados exclusivamente para funcionar como avaliação. Conforme os dados obtidos, 81% dos brasileiros responderam que, muito provavelmente, comprariam algum produto só depois de verem um review positivo na página do vendedor. Para se ter noção, a  média global é 30%.

É importante notar que as estratégias de publicidade e a preferência do consumidor tupiniquim por produtos com avaliações não é algo novo. Por conta disso, muitas empresas de variados setores contratam pessoas para fazerem vídeos e reviews, assim como respondem prontamente às reclamações de consumidores.

Um setor que se destaca no mundo dos reviews é o de iGaming, havendo sites de avaliações que oferecem incentivos para jogadores como cupons de desconto e bônus de boas-vindas. Uma plataforma dedicada a anunciar as operadoras de jogatina, o sitedeapostasonline.net, lista casas de apostas que aceitam astropay e outros métodos de pagamento populares, avalia cada site de apostas esportivas e traz cupons exclusivos para visitantes. Um destaque das operadoras que aceitam Astropay, por exemplo, é a facilidade no pagamento e a segurança dos usuários – e sites de análises como o sitedeapostasonline.net se dedicam a trazer listas detalhadas sobre elas.

“O estudo é um importante termômetro de compra para varejistas online que buscam incrementar suas receitas com o apoio do marketing digital, ainda mais em uma época tão concorrida como fim de ano. O público brasileiro tem um potencial de engajamento e conversão excepcional – e o marketing de afiliados é um poderoso aliado dos players do e-commerce que almejam destaque em meio a tantas ofertas especiais”, afirma o vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil, Luiz Tanisho.

Frequência e motivos para comprar

A pesquisa ainda traz dados sobre a frequência das compras online e os motivos que os consumidores têm para fazê-las. Conforme o estudo, 42% das pessoas entrevistadas no Brasil fazem compras no e-commerce mais de uma vez por mês. Já 24% delas mantêm uma frequência de mais de uma vez por semana.

Em relação aos motivos das compras, 37% das pessoas afirmaram ser motivadas por escolha própria, enquanto 81% disseram que o seu estímulo é o preço. Além disso, as diferentes opções de frete são o motivo de 43% dos entrevistados, a conveniência de 40%, e 21% afirmaram ser os reviews.

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