A intranet é utilizada há anos por empresas de todos os portes para disponibilizar conteúdos e informações em meio digital aos seus funcionários. Regra geral, sua inteface é antiquada e pouco atraente, onde os colaboradores têm acesso apenas a material e informações elaborados por diretores e chefes. Por outro lado, as redes sociais, mix de colaboração e interatividade, mudaram a internet e a forma como as pessoas lidam com informação.
A Intranet Social é a feliz união dessas duas vertentes: ao implantá-la, a empresa não estará apenas criando um ambiente colaborativo de uso facilitado e interface simples, propício à troca de experiências e ao aperfeiçoamento de fluxos e rotinas, mas terá também a oportunidade de migrar para a nova rede as suas ferramentas de gestão, tornando-as mais populares, acessíveis e produtivas. Além, claro, de reduzir custos operacionais (papel, telefonia, tempo, deslocamento…).
Por meio de uma interface amigável, semelhante à do Facebook, a Intranet Social tem como objetivo primeiro estreitar a relação entre os colaboradores. As possibilidades são inúmeras. Preenchimento de perfil com os dados de cada colaborador (variáveis personalizáveis); criação de grupos de discussão e de múltiplos profiles para segmentar os clientes; inclusão de fotos de eventos, vídeos do Youtube, comentários; compartilhamento de arquivos, textos, imagens e links etc. Pode também ser utilizada como ferramenta de pesquisa e endomarketing.
Em uma Intranet Social bem planejada e executada, de acordo com a realidade e as necessidades de cada empresa, as ferramentas de gestão utilizadas pela empresa são reescritas para rodar no novo ambiente, ou anexadas (se e quando baseadas na web). E mais: nesta transição, os softwares podem ser aperfeiçoados conforme as possibilidades que a nova rede abre ao uso da ferramenta.
Em um mesmo espaço da homepage, o usuário terá uma visão geral dos recursos e das ferramentas que a empresa dispõe: registro do ponto, agenda de viagens, folha de pagamento, newsletters, suporte de informática etc. O colaborador do setor financeiro ficará sabendo, por exemplo, que a empresa possui uma biblioteca de conteúdos relevantes e pertinentes ao negócio da empresa, da mesma forma que o funcionário do comercial descobrirá no administrativo uma ferramenta que poderia ter resolvido inúmeros problemas seus ao longo dos últimos meses.
O ambiente segue sendo exclusivo, com acesso via login/senha. Cada colaborador, ou setor da empresa, terá acesso às ferramentas/seções via sistema de permissões.
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