Um mergulho nas motivações da audiênciado na plataforma multimidia mais conhecida do mundo.

O YouTube permite que qualquer um, em qualquer lugar possa se manifestar. São universos de intenções, paixões, interesses e momentos que se revelam, se conectam, transformam a cultura. As pessoas transfiguram paixões em vídeos mas a verdade nada mais é que o ser humano não cabe mais em demografias e categorias predefinidas. A plataforma do YouTube é movida por conexão, por conhecimento, por entretenimento, por identidade. E entender essa transformação é fundamental para marcas e agências.

Para entender o porquê dos brasileiros sentirem vontade de dar o play, o Youtube entrevistou mais de 3 mil pessoas e estudou 8 mil vídeos. O resultado pode ser sintetizado em quatro grandes motivações humanas, e dentro delas, há uma riqueza ímpar de necessidades, desejos e linguagens. São elas:

Conexão

Pessoas querem puxar assunto, encontrar interesses em comum, interagir e ver tudo ao vivo. No YouTube, compartilhamos e consumimos sem barreiras.

  •     Para puxar assunto e ficar por dentro
  •     Para descobrir interesses em comum
  •     Para interagir além da tela
  •     Para ver a vida ao vivo

Conexão: um desejo de fortalecer e expandir o contato com o mundo para 22% dos consumidores.
Fonte: Pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, agosto de 2018

Nenhuma outra forma de comunicação guarda a mesma potência que existe por trás dos conteúdos do YouTube. Essa conexão que um vídeo cria entre pessoas é poderosa e possibilita fenômenos que chacoalham culturas. Pode ter certeza: o mundo nunca mais foi o mesmo depois do hit “Gangnam Style” ou do primeiro vídeo de um garoto chamado Justin Bieber.

Conhecimento

YouTube é destino pra saber das últimas, se aprofundar em temas, criar autonomia, abrir a cabeça. Aqui o conhecimento é livre e todos têm acesso.

  •     Para saber das últimas e se informar
  •     Para se aprofundar no que interessa
  •     Para fazer no nosso jeito
  •     Para abrir nossa cabeça

 

PARA APRENDER E SE INFORMAR

A busca por conhecimento nunca foi tão democrática. Basta dar uma olhada no YouTube para comprovar: vídeos que exploram temas complexos de forma simples, conteúdos que entretêm e ensinam ao mesmo tempo, pessoas compartilhando o que sabem.

Na tela do computador, TV ou celular? Tanto faz, desde que seja no YouTube. É aqui que todos encontram uma infinidade de conteúdos, e cada um aprende com o formato e a linguagem que quiser.

Conhecimento: um desejo de ensinar e aprender com o outro para 30% dos consumidores. Já virou hábito: no brasil, 9 em cada 10 consumidores de YouTube usam os vídeos para aprender algo novo.
Fonte: Pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, agosto de 2018

Quem nunca se pegou em uma situação como essa? Você faz login no YouTube e logo vê a recomendação de um documentário que vai ajudar em um projeto. Bate uma curiosidade sobre a diretora do filme, e você pula para uma palestra que ela deu. Na palestra, ela cita a letra de um som inspirador, e você termina a jornada vendo um baita clipe legal em uma animação 3D da música.

Seja numa ocasião como essa, para estudar para o ENEM ou entender as últimas notícias sobre economia, todo mundo, cada vez mais, abre o YouTube para aprender alguma coisa, do jeito que preferir: com vídeo-reportagens, vlogs, cursos em vídeo, entrevistas, news, webinars, tutoriais, listas e até desenho animado.

No YouTube, assuntos que vão do futebol à moda ganham outra roupagem e também vêm abastecidos por outras fontes. Tem quem ensine corte e costura e quem mostre um lance perfeito de como costurar um drible e acertar a bola no ângulo. Tem pessoas e formatos para todos os lados, e isso aproxima muita gente de universos inexplorados. Até quem nunca curtiu muito a escola agora curte para caramba os professores do YouTube EDU.

Hoje, no YouTube, são milhares e milhares de visualizações em conteúdos de aprendizado todos os dias. E muitos deles são alimentados por uma comunidade incrível de educadores, profissionais e especialistas com os quais dificilmente teríamos contato de outra maneira.

Entretenimento

O YouTube entra na vida das pessoas para emocionar, ajudar a relaxar, elevar o astral. É uma intensa jornada de sentimentos. E tudo começa no play.

  •     Para relaxar
  •     Para levantar o astral
  •     Para se emocionar

 

PARA DISTRAIR A CABEÇA

No mundo do entretenimento, coisas incríveis são criadas para mexer com as emoções da gente.
E hoje, é no YouTube que encontramos a maior variedade de vídeos que fazem a gente esquecer da rotina, do estresse, dos boletos.

Existem momentos em que o cérebro pede uma pausa. Menos conteúdo cabeça e mais coração. Sabe aquela vontade de ver algo que te faça mais sentir do que pensar? Então, nessas horas, entrar no YouTube é só o começo de uma jornada leve, divertida e, talvez, um pouco surreal. Tem ASMR, slime, meme, stand-up, bastidores de futebol, reality de artista, tutorial fofo, animais ainda mais fofos, e música, muita música.

Entretenimento: um desejo de dar uma pausa e experimentar todo tipo de emoção para 39% dos consumidores.
Mais de 1 bilhão de fãs de música vão para o YouTube todos os meses para fazer parte da comunidade musical e descobrir novos hits.

Fonte: Pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, agosto de 2018

Identidade

No YouTube, pessoas descobrem do que gostam, de quem gostam e quem são. Através da tela, elas encontram sua confiança, sua voz e sua comunidade.

  •     Para se descobrir
  •     Para encontrar representatividade
  •     Para se inspirar

 

PARA SE (DES)CONSTRUIR

Tem gente que fala, pensa e age de um jeito que desperta uma identificação imediata. A simples imagem de alguém, em vídeo, é capaz de gerar sentimentos de acolhimento, inspiração, carinho, coragem. Na maioria das vezes, nem sabemos muito bem o porquê. Mas, no YouTube, sentimos verdade, autenticidade, vida real.

Descobrimos quem somos e nos (des)construímos a partir do outro.

Amo/sou é o fenômeno de simpatizar de cara com alguém. E isso rola muito através da tela do YouTube.

Identidade: para 9% dos consumidores, um desejo de se encontrar e se (des)construir a partir de quem está do outro lado da tela. 7 em cada 10 brasileiros acreditam que o YouTube é um lugar em que todos podem ter voz e expressar sua opinião.
Fonte: Pesquisa Video Viewers Google/Provokers, Brasil, agosto de 2018

Veja o estudo na íntegra: Think With Google Brasil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.