O Facebook divulgou um conjunto de informações que tem tudo a ver com o trabalho da NacionalVOX – Agência Digital e é relevante para todo o mercado: o brasileiro gasta em média 8 horas por mês na rede social criada por Mark Zuckerberg – crescimento de 33% em um ano -, mais do que a média mundial, que é de 6,3 anos.
Os dados foram levantados junto à consultoria comScore, empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços para muitas das maiores empresas da Internet.
Mais informações valiosas: dos 54 milhões de usuários cadastrados no Facebook no Brasil, 37% usam a rede social tanto no computador desktop/notebook quanto nos smartphones; 15% em tablets e PCs; e 40% usam o Facebook enquanto assistem à televisão.
Outros dados levantados pela comScore detalham como o brasileiro usa o Facebook: compartilhamento de fotos (82% dos usuários); curtir fotos compartilhadas por outros usuários (74%); ler atualizações de status alheias (73%); jogar (44%) e comprar (40%).
Ao jornal Folha de S. Paulo, o diretor global de audiência do Facebook, Robert D’onofrio, afirmou, referindo-se ao uo de tablets e celulares pelos brasileiros: “Esse dado nos surpreendeu, pois mostra os brasileiros à frente do resto do mundo no acesso por meio de diferentes dispositivos móveis“.
Publicidade no mobile
O conjunto de informações a que o Facebook teve acesso poderá ser importante para que Zuckerberg possa descobrir como a empresa irá resolver o seu maior dilema atual: ganhar dinheiro com anúncios em plataformas mobile – os aplicativos do Facebook, tnato para iOS quanto para Android, são livres de propaganda.
A forma de ganhar dinheiro em smartphones e tablets, disse Zuckerberg em entrevista à Forbes, publicada no dia 11, é o grande desafio:
“The key will be how we do with mobile. A lot of stuff has changed in six months since we’ve been in the quiet period. Literally six months ago, we didn’t run a single ad on mobile. So people can underestimate how good mobile can be for us. It’s the main thing that’s fundamentally misunderstood. For one, there’s just more mobile users–5 billion people have cellphones in the world. Second, they’re spending more time on it. We’re already seeing people more likely to be daily active users on mobile. And those stats are before the new iOS app. And third, we can have better advertising on mobile, make more money.”
Quem sabe o comportamento do brasileiro no Facebook ou uma empresa brasileira não ajuda Zuckerberg a matar essa charada?
Se você não leu a excelente – e rara – entrevista de Zuckerberg à Forbes, clique aqui.