Se você ainda não usa automação de marketing para a busca de clientes e vendas, é bom rever suas estratégias digitais. Graças à automação é possível oferecer experiências hiper personalizadas para os leads em todas as etapas da jornada de compras e também facilitar a produtividade no ambiente de trabalho.
Índice
Automação já é uma obrigação para as empresas
Um estudo da Salesforce coletou dados de mais de 25 mil funcionários, onde a automação tornou-se indispensável para trabalhar em equipe. Cerca de 95% dos líderes de TI e engenharia dizem que suas empresas estão priorizando a automação do fluxo de trabalho e 75% conseguiram reduzir o tempo gasto em tarefas em 10%.
Isso permite que os funcionários assumam menos tarefas manuais e gastem mais tempo no pensamento estratégico. O uso de ferramentas automatizadas para planejamento, execução e mensuração de tarefas permite uma maior agilidade em todos os sentidos.
O bom é que a automação no marketing digital nunca para de evoluir, então eu convido você para conferir as tendências que estão trazendo resultados em 2022:
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Automação de Redes Sociais
A utilização das redes sociais continua a aumentar ano após ano. Graças a ferramentas que conectam diversos perfis e contas de uma empresa ou negócio, você pode planejar e agendar suas postagens nos diversos canais com antecedência.
Isso facilita muito o gerenciamento da estratégia de comunicação da sua marca e permite que se crie um fluxo de mensagens otimizado enquanto libera o tempo e os recursos da equipe de marketing.
Simplifique sua presença nas redes sociais
As redes sociais são canais de marketing altamente eficazes, mas você precisa investir tempo e esforço para obter resultados. Felizmente, a automação pode ajudá-lo a otimizar muitas das tarefas diárias, permitindo que você trabalhe com mais eficiência e obtenha melhores resultados para seus esforços.
O importante é se concentrar nas tarefas que podem ser automatizadas para que seu tempo possa ser gasto nas que exigem um toque humano. Por exemplo:
- Publicação de conteúdo: você pode agendar suas postagens com antecedência em quase todas as plataformas sociais. Além disso, muitos oferecem recursos de agendamento nativos integrados diretamente em sua interface.
- Canais de monitoramento: a automação de marketing pode ajudá-lo a acompanhar as principais métricas, como o crescimento de seguidores ao longo do tempo.
- Rastreamento de links: usando links exclusivos para cada conteúdo que você cria, você pode rastrear de onde vêm seus leads e como eles interagem com seu site.
Gestão com ferramentas
Existem muitas ferramentas no mercado que permitem o agendamento de postagens para as redes de forma automática e diferentes formatos. É possível subir imagens e vídeos, verificar uma prévia e programar da forma desejada.
Um dos maiores benefícios das plataformas é o acompanhamento dos resultados com relatórios completos. O que facilita bastante a mensuração dos resultados alcançados, inclusive com sugestões de melhores horários para postagens.
Uma verdadeira mão na roda para quem precisa de gestão eficiente em redes sociais. O facebook tem uma ferramenta chamada Meta Business Suite, que realiza agendamentos e facilita algumas métricas, mas funciona somente para páginas e perfis profissionais da própria rede, incluindo Instagram.
Automação de email marketing
Essa é a forma mais eficiente para se utilizar a automação em estratégias inbound, tendo o e-mail como canal de nutrição para avançar os leads no processo de compra.
E pode ter certeza, mesmo com o avanço das plataformas de mensagens como o WhatsApp e Telegram, o e-mail nunca vai sair de moda e se bem aplicado à automação, os resultados vêm com o tempo.
Para realizar uma boa automação é preciso utilizar plataformas que tenham funcionalidades de fluxos com trilhas de e-mail e ações específicas para as diversas etapas do funil de vendas.
Aqui, como em tudo que seja relacionado ao marketing, planejamento e testes fazem toda a diferença. Muitas vezes enviar e-mails regularmente para os assinantes de sua newsletter pode ser demorado. Ao automatizar, você pode agendar e-mails para serem enviados com antecedência e em horários específicos.
Outra ótima maneira de automatizar seus processos de negócios é configurar autoresponders para novos leads e clientes. Por exemplo, isso permitirá que você envie mensagens automáticas para as pessoas que se inscreverem em sua lista de e-mails.
Construa sua lista
Uma lista (também conhecida como segmentação) é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a alcançar seu público e impulsionar o crescimento dos negócios. A automação de marketing pode ajudá-lo a aumentar sua lista organicamente sem ser muito insistente.
Especificamente, a automação permite enviar e-mails com o conteúdo e as mensagens certas no momento certo. Além disso, você pode agendar e-mails para horários em que seu público provavelmente será receptivo, permitindo que eles decidam em seu próprio ritmo.
Automatize o conteúdo que faz sentido para seu público
Quanto mais relevante for o conteúdo oferecido, maior a chance de as pessoas interagirem com ele. E se houve interação, significa que ficaram interessados no que você tem a dizer e isso se traduz em mais leads e conversões.
A automação de marketing pode rastrear como as pessoas se envolvem com seu conteúdo, incluindo quantas vezes elas clicam em um link, abrem um e-mail ou preenchem um formulário. Esses dados são essenciais para melhorar as comunicações futuras.
Os dados que você recebe do rastreamento automatizado também podem fazer parte de sua análise de métricas em tempo real. Isso permite que você veja quais partes do seu site têm um bom desempenho e quais precisam ser aprimoradas.
Nutrição de leads para vendas
A jornada de compras do consumidor deve ser levada a sério em cada etapa abordada. É possível nutrir leads de vendas com conteúdos específicos, ajudando a orientar os clientes em potencial pelo funil de vendas e aproximá-los de um fechamento de negócio.
A automação de marketing permite que você use o poder de seu conteúdo, landing pages e redes sociais para nutrir seus leads que podem virar clientes.
Crie trilhas de e-mails com conteúdos que foquem no aprendizado e descoberta, solução de problemas, consideração da solução e decisão de compra. Entenda como as métricas estão impactando em uma busca de oportunidades e se for o caso, altere os conteúdos oferecidos.
E acima de tudo, tenha em mente que nutrir uma lista de leads não significa enviar um e-mail por mês ou esquecer dos leads novos que levantam a mão e vem até você! Tenha uma cadência de entregas para alimentar seus leads com campanhas que influenciam no interesse para compra.
Personalizando a experiência do cliente
A personalização é um aspecto crucial de qualquer negócio voltado para vendas e precisa ser um ponto focal da experiência do cliente. Os consumidores são mais propensos a responder positivamente às marcas com uma forte compreensão de suas necessidades, preferências e interesses.
No entanto, embora seja altamente desejável em teoria, também pode ser um desafio executar isso na prática.
A automação nesse aspecto, utilizando ferramentas adequadas, também possibilita atender à experiência do cliente coletando e gerenciando dados automaticamente em escala. O que por sua vez cria melhores experiências para seus clientes, tornando mais fácil a retenção e a satisfação com sua marca.
Automação no pós venda
Todos sabemos que a retenção de clientes é um dos fatores mais críticos para o crescimento de um negócio sustentável, e a melhor maneira de mantê-los voltando para compras é fornecer um serviço de excelência.
Mas, você faz um acompanhamento depois que seus clientes fazem compras?
Se sua resposta for negativa, então você está perdendo uma oportunidade significativa de expandir seus negócios.
E uma das melhores maneiras de fazer isso é através da automação de marketing. Com ele, você pode configurar campanhas que fazem check-in com quem comprou do seu negócio. E-mails pós-venda focados no interesse do cliente permitem que você envie mensagens personalizadas exatamente no momento certo para aumentar a receita e construir relacionamentos mais fortes.
Não mostre que você está usando automação!
A automação é uma estratégia poderosa para dinamizar fluxos de trabalho e entregas, mas também pode ser perigosa e reduzir o engajamento se você não tomar alguns cuidados. É importante lembrar que seus assinantes de newsletters e leads são pessoas reais com emoções reais. Você tem que falar com eles como as pessoas fariam.
Se você deixar óbvio que está usando automação, corre o risco de alienar seus prospects e clientes. Eles podem não sentir que você os está tratando como indivíduos e é menos provável que irão se envolver com suas campanhas ou comprem de você novamente.
Por outro lado, escolher assuntos personalizados pode ajudar bastante a melhorar as taxas de abertura ou as taxas de cliques em e-mail marketing, por exemplo.
Atenção com os bots:
Se sua empresa ou negócio utiliza chatbots para atendimento no site, evite levar essa experiência de “robô” para automações com e-mail marketing, já que ficará evidente a falta de interação humana em entregas de conteúdos nas etapas da jornada de compras.
Lembre-se que a personalização, comprovadamente, faz toda a diferença quando estamos buscando engajamento para vendas e isso se reflete nas métricas.
Mesmo que você construa fluxos de automação com trilhas e ações para qualificação, lembre-se de ter alguém do setor de marketing ou comercial assinando os e-mails e personalizando essa nutrição com foco em vendas.
Conclusão
Nos dias atuais a inteligência artificial não coloca medo em ninguém, mas segundo especialistas, o mercado em geral ainda não se deu conta da importância atual da automação.
De acordo com Vinicius Canola, Head de Dados da WPP Media Services, esse é um caminho sem volta: “algoritmos de inteligência artificial, quando munidos de boas informações, conseguem tomar decisões melhores e mais rápidas do que um ser humano. Isso não significa que vamos nos tornar dispensáveis, pelo contrário”.
Para finalizar, uma reflexão importante: automação não é uma solução mágica que resolverá todos os seus problemas de marketing e vendas. Mas se você usá-la de forma correta e planejada, com certeza irá melhorar os processos, obter mais leads e ganhar mais dinheiro.