Na hora do almoço, fui até o Largo da Catedral, aqui no Centro de Florianópolis, testar a internet sem fio do orelhão que a operadora OI instalou ali e que emite sinal WIFI gratuito. Como editor do DeOlhoNaIlha, tenho acompanhado o assunto de perto – quando o projeto foi apresentado ao prefeito Dário Berger, em 16/08, e quando a instalção foi anunciada, no fim de setembro. As regras informadas para uso do serviço são: 15 minutos de graça, após preencher cadastro, e navegação liberada para domínios .gov e .jus.

Para fazer o teste, utilizei um New iPad – este que a Apple acaba de descontinuar. A princípio,, o sinal se mostrou bem forte: da esquina do largo com a Rua dos Ilhéus já é possível detectá-lo. Conectei, e parecia tudo certo – mesmo que o símbolo universal de wi-fi não tenha aparecido no canto superior esquerdo da tela:

Abri o Safari e digitei www.google.com.br. Deu erro. Voltei aos ajustes de wi-fi, me desconectei da rede e tentei de novo, aí apareceu o símbolo. Retornei ao Safari e, ao dar refresh, a tela de cadastro da OI apareceu:

O cadastro é chato, como quase todos, mas rápido de preencher. Você precisa apertar o botão “Experimente grátis”, preencher todos os campos – inclusive criar senha -, digitar caracteres de segurança e cadastrar. Uma tela de “sucesso de conexão” irá aparecer:

Depois disso, nada funcionou muito bem. A princípio, a navegação entre sites como Globo.com e buscas no Google abriram bem rapidamente. Tentei, então, baixar um aplicativo de teste de velocidade, mas não foi possível – há a possibilidade de que, por estar a poucas horas do evento da Apple, a loja estivesse instável. Tentei carregar o feed do Instagram, e deu erro. Tentei baixar uma edição do jornal Folha de S. Paulo, deu erro. Tentei, por último, assistir a um vídeo no YouTube, e ele até começou a carregar, mas não rodou. O site da Prefeitura de Florianópolis (.gov) também não abriu.

Não controlei o tempo, mas tudo isso foi feito em menos de 15 minutos. Da metade desse tempo para frente, percebi pelo menos mais duas pessoas que pareciam estar conectando smatphones à rede, mas não tenho certeza. De qualquer forma, não funcionou. Mas quem sabe se com uns ajustes, ou num dia ensolarado (vai saber!), funcione melhor? Não custa tentar, sempre.

One thought on “Testamos a internet sem fio do orelhão da OI no Centro de Floripa
  1. nino

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

    24 de junho de 2020Reply
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.