O marketing de ativação digital de marcas é uma nova área de marketing que realoca ferramentas digitais de forma estratégica e integrada ao composto de comunicação proporcionando percepção, relacionamento e geração de negócios,
A ativação de uma marca em si, ou de um produto, pode ocorrer tanto em sinergia com sua campanha publicitária, quanto em ações isoladas – independente de campanhas convencionais de mídia. De uma forma ou outra, o marketing de ativação digital de marca tem sempre enfoque no posicionamento da marca e na comunicação integrada foca nas estratégias usando internet. Integrada entre si e integrada com toda a estratégia de marketing do cliente.
O marketing de ativação digital torna concreto ao público-alvo os conceitos e valores nos quais são alicerçadas as marcas, aproximando-as do consumidor e, mais do que isso, tendo esse consumidor como o ponto central das ações.
Este trabalho também pode ser considerado como o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado traduzidos em digital, branding digital. A construção de uma marca forte para um produto, um linha de produtos ou serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. O conceito de Branding é o conjunto de práticas e técnicas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca.
Normalmente feito por uma empresa/agência especializada em design de comunicação ou então por profissionais e agências especializados em relações públicas, marketing, administração, web-designer e arquitetura, que visam desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e organizações e alinhá-las com os objetivos organizacionais e o público almejado.
Vale ressaltar que um trabalho de ativação de marcas é de extrema importância, mas o que faz a diferençaa é fazer a “gestão” da marca em ambiente digital, ou melhor dizendo, traduzindo os conceitos e essência da marca em estratégias para melhor utilização da web.
Desenvolver, executar e acompanhar o plano estratégico de marketing digital, tendo como objetivos a divulgação da marca, o relacionamento com o público-alvo, captação de potenciais clientes e geração de negócios, esse deve ser o foco de trabalho de uma agência digital que trabalha a ativação de marcas.