Ter uma boa presença nas redes sociais é parte fundamental do marketing online. E o Instagram vem se tornando muito mais do que apenas um lugar aconchegante para postar e ver fotos ou enviar mensagens diretas (DMs) para amigos e seguidores. Que tal entender como aproveitar melhor a rede e transformar usuários casuais em clientes através do link na Bio? 

O Instagram é a rede social mais popular e badalada do momento, mas mostra e compartilha somente imagens e hashtags, não links nas postagens direcionando para algum lugar (URLs). Os links podem aparecer apenas na bio do usuário e nos stories do Instagram. 

O que é o link na bio?

Sempre que você ver em alguma postagem a frase acesse o “link na bio” no Instagram significa que um link clicável para um site aparece no perfil do usuário, tanto pessoal quanto de empresas. 

Muitos usuários do Instagram estão adicionando “link na bio” a postagens como uma chamada para a ação (CTA), direcionando as pessoas para acessar sua biografia na home do Instagram e clicar no link para obter mais informações. 

Por que usar o Link na Bio do Instagram?

Simplesmente porque o Instagram não permite que se adicione links clicáveis ​​às postagens. A única alternativa para o usuário é ter um único link na biografia (Bio) que fica na área de perfil da rede social. O link na bio pode ser usado como uma porta de entrada para compartilhar conteúdos e links adicionais para promoções, informações de parceiros e muito mais.

Você já deve ter percebido que muitas empresas e influenciadores estão popularizando essa prática, direcionando você para o perfil deles usando a frase “link na bio”. 

Ao contrário de outras redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkedIn que permitem compartilhar links em postagens, no Instagram você consegue adicionar apenas um único link à sua página de perfil. 

Portanto, pense com cuidado para onde direcionar e qual URL usará. Se você tiver muitos produtos, serviços ou conteúdos que deseja promover, convém que esse link seja uma página de destino personalizada com links para vários destinos on-line. Algumas ferramentas fornecem esse tipo de funcionalidade, como Bit.ly, Link Tree, LeadPages, etc. 

Como colocar um link na Bio

Após definido o link (URL) que você vai destacar em sua Biografia no Instagram, basta seguir algumas etapas. Lembre-se que ao adicionar o link, você estará direcionando seus seguidores para uma página de destino externa. Certifique-se de que a página (ou site) seja fácil de navegar e amigável:

  1. Abra o aplicativo Instagram em seu dispositivo
  2. Vá direto para sua página de perfil tocando no pequeno ícone circular de perfil com foto no canto inferior direito.
  3. Toque em Editar perfil na parte superior da tela. 
  4. Toque em Site e insira seu link clicável. Não há necessidade de incluir o “https://” no endereço.
  5. Toque em Concluído para salvar as alterações em sua biografia e visualizar seu link em seu perfil!

Os links na Bio geram tráfego?

Se você estiver procurando por análises (Insights) do Instagram, precisará mudar para uma conta comercial. Os dados mostrarão quantas pessoas se envolvem com suas postagens, stories e perfil. 

Embora não mostre quem está visitando, pode fornecer informações úteis e mostrar se suas táticas de marketing estão funcionando, ou não. O Google Analytics configurado ao site também deve fornecer informações sobre o tráfego, mas pode não mostrar a origem desse tráfego. 

Siga os métodos de verificação e configuração fornecidos pelo Instagram. Você receberá um e-mail assim que sua conta for atualizada para comercial (profissional). 

Dicas para estratégias com link na Bio 

As ações mais utilizadas com link na bio no Instagram são promover e convidar seguidores para acessar mais conteúdo. As ideias promocionais incluem concursos, detalhes de vendas e avaliações gratuitas. Você também pode usar um link na bio para direcionar as pessoas para vídeos e podcasts, por exemplo. A criatividade não tem limites, mas escolhi algumas dicas de especialistas quem que podem ajudar você nessa tarefa: 

Promova produtos e serviços

Pense na bio do Instagram como uma vitrine para sua expertise, onde você pode promover o que faz ou vende de forma eficaz e criativa por meio de páginas, vídeos, imagens, anúncios e outras opções. 

Gere leads e inscrições

Você já deve estar ciente do grande desafio que é gerar leads e inscrições para empresas ou negócios. O link na bio do Instagram oferece uma excelente solução para obter inscrições por e-mail, newsletters, geração de leads por meio de formulários de contato, etc.

Aumente as vendas e a receita

Vendas e receita são o que movem os negócios, você não pode sobreviver no mercado sem isso. Ao promover os produtos e serviços da sua marca oferecendo links na Bio, é possível utilizar cupons de desconto, por exemplo que levam para páginas de produtos em lojas virtuais (e-commerce). 

Conte sua história

Como o Instagram limita o número de caracteres que você pode usar para se descrever na biografia, aponte o link na biografia para a página “Sobre” do seu site. Quando os seguidores clicarem nesse link, poderão saber mais sobre suas ofertas e marca.  

Acrescente o Linktree 

O link na bio do Instagram é a melhor solução de marketing tudo-em-um, onde você pode promover conteúdo, vídeos, site da marca, perfis sociais, produtos, serviços, inscrições ou qualquer outra coisa. Utilizando a ferramenta LinkTree (que tem versão grátis limitada), apenas uma URL mostra tudo que sua empresa tem a oferecer. 

Isso também ajuda você a otimizar seu link na bio na estratégia de marketing do Instagram.

Direcione usuários para produtos mais vendidos 

Use o link na bio para direcionar as pessoas até uma landing page personalizada que inclui links para seus itens mais vendidos. Quando os seguidores veem algo que desejam no Instagram, eles querem acessar rapidamente clicando no link na bio. 

Facilite a busca. Eles não querem abrir um navegador e pesquisar para encontrar o produto que desejam comprar. Certifique-se de destacar um produto que seja interessante ou especialmente útil que irá provocar desejo e fazer com que o usuário se sinta inclinado a navegar em seu site e ver outras coisas que você vende. Lembre-se, a navegação pelos produtos em seu site deve ser intuitiva e contínua.

Manifeste apoio para uma causa

Lembre-se que muitas empresas e organizações sem fins lucrativos têm causas com as quais trabalham e gostam de apoiar. Você pode usar o link na bio para levar seus seguidores a uma página de doação ou saber mais sobre a causa e por que você a apoia. 

Datas para causas especiais e que fazem parte do calendário como Outubro Rosa e Novembro Azul podem ser utilizadas nessa estratégia. 

Usando encurtadores (shortlinks) na Bio

Entender de onde vem o tráfego para seu site é fundamental para saber se seus esforços de marketing estão funcionando. Pense em como você acompanhará seu tráfego ao criar um link na bio. 

Para isso, o ideal é usar um link exclusivo para o seu perfil do Instagram, um link que você usa apenas no Instagram e não é compartilhado em nenhum outro lugar. É difícil rastrear o tráfego do Instagram. Muitas vezes você precisa de um link único que saiba que se alguém clicou, veio do Instagram.

E você não precisa incluir https:// ou http:// no endereço para que funcione. Apenas certifique-se de que o link seja curto e tenha o nome da sua marca na URL. Caso contrário, as pessoas podem ver o link como spam e hesitar em clicar nele. 

Se você tiver uma URL longa para destacar na Bio, poderá usar uma ferramenta de gerenciamento de links para encurtá-la ou criar uma URL personalizada, os chamados “encurtadores” ou “shortlinks”. 

Há muitos outros benefícios em usar uma ferramenta de gerenciamento de links , como a capacidade de acompanhar o desempenho. Use um link rastreável como bit.ly para garantir que você obtenha dados precisos sobre o desempenho do link. 

Embora o Instagram diga quantos cliques você recebe em seus links, os dados nem sempre são precisos e podem não capturar todos os detalhes.

Conclusão

Você pode estar se perguntando nesse momento se colocar link na Bio é algo seguro. Saiba que o Instagram tem restrições rígidas sobre os tipos de links que você pode adicionar em uma biografia. 

Essa tática ajuda a garantir que as URLs sejam seguras para clicar. Você pode adicionar links para um site, blog, página de concurso/vendas, cupons e vídeos (YouTube, Vimeo, etc). 

Importante acima de tudo ter em mente que o objetivo de otimizar o link da sua bio do Instagram é criar campanhas de marketing que estejam mais alinhadas com o seu público na plataforma, não com o seu público como um todo.

Qualquer ferramenta que você usa e campanhas que você cria devem ajudá-lo a atingir esse objetivo.

Finalmente, você pode considerar usar link na Bio para levar à outros perfis de suas redes sociais. Por exemplo, você pode criar uma página diferente para o Twitter, YouTube ou Facebook. Cada um otimizado para o seu público nessa plataforma.

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