Um bot (robô) de spam, ou spam bot, é um programa de computador que pessoas mal intencionadas empregam para enviar grandes quantidades de mensagens de spam automaticamente. Nesse artigo vamos explicar o que são e como se proteger desses ataques.
O programa é simples e geralmente se baseia em uma lista de endereços de e-mail coletados por meio de garimpo ou busca de e-mail na rede. Os raspadores de e-mail vasculham a Internet e depois combinam todos os endereços em listas enormes. Feito isso, o bot de spam usa contas falsas para enviar e-mails de spam ou lixo eletrônico.
Veja também:
- O poder das avaliações no Google: como melhorar a reputação da sua empresa
- Como fazer um diagnóstico da performance do seu site
- CRM para imobiliárias e construtoras: impulsionando vendas e fidelizando clientes
- Melhores práticas para segurança digital em sites
- O alcance orgânico ainda faz sentido no marketing digital?
- A otimização de anúncios com IA para Performance Digital
- O que é marketing territorial e como fazer
- WordPress para empresas: 7 dicas infalíveis para um site eficaz
- Como a última atualização do Google impacta na geração de conteúdo de qualidade para SEO
- Adicionando dinamismo no design de sites com microinterações e animações sutis
No entanto, os bots de spam não se limitam apenas aos e-mails. Eles podem operar em toda a internet, e o ponto principal é que enviam mensagens de spam, indesejadas. Isso se aplica a uma ampla variedade de sites e aplicativos, incluindo:
- Plataformas de redes sociais
- Fóruns
- Aplicativos de mensagens
- Provedores de hospedagem de e-mail
Os spammers têm muitas razões para usar os bots de spam. Veja quais as situações mais comuns:
- Espalhar malware (vírus de computador)
- Operar golpes eletrônicos
- Enviar comentários de spam
- Postar conteúdo degradante
- Enviar backlinks para melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa
- Espalhar anúncios indesejados
Muitos sites e programadores usam diferentes medidas anti-spam para impedir que os bots de spam realizem tarefas maliciosas repetitivas e automatizadas. No entanto, os spammers continuam coletando endereços de e-mail, encontrando novas maneiras de criar contas e enviando mensagens indesejadas.
Índice
Como funcionam e quais os tipos de spam bots
Existem três tipos de bots de spam, e cada um deles funciona de forma um pouco diferente.
Os bots de spam podem:
- Coletar. Esses bots vasculham sites e contas de redes sociais, procurando endereços de e-mail. O programador usa esses endereços para enviar mensagens de e-mail em massa. Segundo estudos, cerca de 320 bilhões de mensagens de e-mail de spam chegam às caixas de entrada todos os dias. A maioria tem origem nos bots de spam.
- Conectar. As contas de redes sociais e postagens na web se originam com formulários simples. Um bot de spam pode preencher as informações necessárias e começar a compartilhar uma nota desenvolvida pelo programador. Alguns bots de spam usam mensagens muito simples (como “Uau”) para escapar das ferramentas de triagem de mídia social.
- Conversar. Alguns bots de spam também podem manter conversas rudimentares com as vítimas. Eles respondem a perguntas simples, divulgam mais informações ou imitam uma conversa legítima.
O que os programadores de bots de spam normalmente esperam:
- Compartilhar. Eles fornecem informações sobre um novo produto ou desconto
- Influenciar. Eles compartilham links para um site, na esperança de enganar os algoritmos do Google e fazer o site parecer que tem autoridade
- Provocar prejuízo. Eles compartilham malware ou infecções, geralmente para aplicar golpes financeiros
Os 3 tipos mais comuns de bots de spam
A ideia é se aprofundar em como os bots de spam funcionam e como eles podem prejudicar você ou sua empresa. Os três tipos mais utilizados de bots de spam diferem principalmente em onde você pode encontrá-los.
Os bots de spam podem ser usados em:
Sites
As notas geradas por spam bot aparecem na seção de comentários dos sites e também em formulários de cadastros ou mesmo o tradicional “Fale Conosco”. Bots sofisticados podem pular obstáculos, incluindo a conclusão de desafios nos botões CAPTCHA. Mas sites desprotegidos permitem que os bots deixem comentários que contenham links, endereços de e-mail ou ambos.
Na maioria dos casos, os spammers usam bots para deixar comentários de spam que promovem serviços específicos ou sites maliciosos. Como alternativa, eles podem usá-los para postar mensagens de spam com motivos mais pessoais, como promover uma visão específica sobre um tópico político acalorado ou apenas para trollar.
Redes Sociais
Os bots criam contas com aparência quase real, completas com fotos de perfil. Eles podem compartilhar novamente informações que agradam ao programador e responder a outras postagens com dados desenvolvidos pelo programador. Esses bots são prolíficos. O Twitter remove 10 contas por segundo e mesmo assim outras surgem para substituí-las.
Muitos bots de spam operam nas redes sociais, principalmente porque bilhões de usuários de internet usam plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. Um bot de spam também pode infectar um aplicativo de mensagens e agir como um chatbot típico. Funciona de forma semelhante a um bot de fórum, pois cria contas falsas e postagens enganosas.
As postagens que esse tipo de bot cria geralmente promovem ofertas de produtos populares, itens gratuitos, conteúdo adulto ou ofertas falsas e fraudulentas. Ele também pode simplesmente promover sites que expõem ainda mais os usuários a golpes ou conteúdo de spam.
Os bots de spam não apenas criam perfis falsos para fazer tudo isso, eles também roubam dados pessoais e credenciais para violar e sequestrar contas de usuários reais. Um bot de spam geralmente consegue assumir um perfil de rede social por meio de preenchimento de credenciais, um ataque cibernético que usa credenciais roubadas ou violadas e outros dados para invadir contas.
Com uma longa lista de endereços de e-mail verificados, um hacker pode enviar spam à vontade. As mensagens podem conter ofertas, links ou outras ações que o desenvolvedor espera que o leitor realize.
Um bot de spam de e-mail típico faz duas coisas principais:
- Vasculhar a web em busca de endereços de e-mail para criar listas de e-mail
- Envie e-mails de spam que espalham malware ou ajudem o spammer de outras maneiras
Os bots de spam podem encontrar endereços de e-mail usando métodos diferentes. Eles geralmente são programados para verificar páginas da Web em busca de endereços de e-mail e procurar texto on-line que siga o formato de endereço de e-mail.
Você provavelmente já encontrou ou foi vítima de pelo menos um desses bots de spam. Você com certeza já apagou uma mensagem de spam do seu e-mail, leu uma postagem falsa nas redes sociais ou leu sobre alguma mensagem indesejada (geralmente propagandas) na seção de comentários de um artigo de notícias.
Como bloquear um bot de spam
Bots de spam bem-sucedidos são atraentes para hackers. Como consumidor, você pode torná-los menos eficazes. Como programador ou proprietário de site, você pode pará-los completamente.
Os usuários podem:
- Relatar – As mensagens de spam tendem a ser pouco profissionais, insistentes e irrelevantes. Quando você os vir, sinalize-os.
- Excluir. Não se envolva com nenhuma nota de spam. Remova-o em vez disso.
- Educar. Informe a todos que você conhece sobre as etapas que você toma para combater o spam.
As empresas podem:
- Inovar. Use tecnologia como CAPTCHA ou uma das alternativas que descrevemos em nosso blog para manter as notas de spam longe de seus sites.
- Esconder. Não publique endereços de e-mail abertamente.
- Excluir. É tentador publicar comentários de spam em um blog, especialmente quando as notas parecem lisonjeiras . Não caia nessa. Remova o spam.
Você também pode usar técnicas de aprendizado de máquina para diferenciar spam e conteúdo válido. A seguir outras formas de evitar os spam bots:
Use Captcha
Usar a solução Captcha é uma das maneiras mais fáceis e comuns de proteger seus formulários. Usando um script simples (ex: 1 + 1= ?) pode efetivamente impedir que um spambot abuse do seu formulário.
Você pode pensar que seus clientes ficarão irritados ao selecionar todas as imagens que contêm faixas de pedestres para usar seu formulário, mas essas medidas de segurança agora são padrão e comuns no setor. E a boa notícia é que a maioria das soluções Captcha disponibiliza uma versão audível ao preencher o formulário, garantindo que usuários deficientes visuais possam concluir a ação.
A versão audível também é uma ótima solução de backup para um usuário frustrado que não consegue descobrir qual letra é essa linha ondulada.
O ReCAPTCHA do Google é uma solução CAPTCHA gratuita que pode ser adicionada rapidamente aos seus formulários e possui “desafios adaptáveis” com base em como o usuário está interagindo com seu site, o que significa que você pode minimizar ou eliminar o atrito CAPTCHA para “pessoas reais” detectadas.
Use Javascript em vez do HTML
Os bots de spam enfrentam dificuldades ao trabalhar com códigos Javascript em vez do HTML simples. Para evitar bots de spam, você precisa substituir o código do tipo “campo de e-mail” discreto que o HTML contém por códigos javascript para que os bots de spam possam detectar enquanto examinam as páginas. Ao usar o código do formulário de inscrição Javascript, você pode evitar problemas de bots de spam em vez de usar apenas códigos HTML simples.
Inclua um link para cancelar a inscrição
Você deve colocar um link para seus assinantes cancelarem a assinatura em todos os seus e-mails. Incluir texto de orientação como “Se você não deseja receber nossos e-mails, sinta-se à vontade para cancelar a inscrição” ajudará a deixar claro para eles ajustarem as preferências de comunicação. Colocar um botão para cancelar a inscrição em cada e-mail é a melhor e mais clara opção, pois oferece aos seus assinantes uma maneira fácil de desativar e também cria confiança de que você não os está forçando a permanecer em sua lista de e-mails.
Mensagem de confirmação personalizada
Crie uma mensagem de confirmação personalizada para seus assinantes para informá-los de que o registro foi concluído e bem-sucedido. Essa mensagem de confirmação não só dá um toque extra especial, mas também pode ajudar em um aspecto técnico, pois você pode acompanhar quem chega à página de agradecimento dentro do seu sistema de automação de e-mail marketing e no Google Analytics para ver tendências, complicações de processo ou problemas, bem como rastrear se essa estatística aumenta ao longo do tempo.
Conclusão
Agora que você sabe como os bots de spam funcionam e o que eles são, você certamente pode perceber o quão problemáticos eles podem ser. O principal problema é o grande número de bots, pois eles são como uma praga e estão por toda a internet. Além disso, os spambots estão ficando mais sofisticados com o passar do tempo, levando-nos a desenvolver formas adicionais e aprimoradas de combatê-los.
Felizmente, várias medidas e soluções estão disponíveis para as empresas e podem oferecer um mecanismo de defesa confiável contra bots. Aplique as soluções discutidas neste artigo, destaquei as principais e mais fáceis de aplicar para garantir que os bots não representem um problema com o qual você precise lidar em seu site ou plataformas.