Os vídeos em formato curto da plataforma são vistos por mais de 1,5 bilhão de usuários a cada mês.

São Paulo, 07 de julho de 2022- Há um ano, o YouTube lançou o YouTube Shorts no Brasil para promover a missão de dar voz a todos e ajudar os criadores de conteúdo a aumentar seu público e se inspirar em novos formatos de vídeo. Desde a sua criação, o formato gerou uma comunidade de mais de 1,5 bilhão de usuários mensalmente em todo o mundo.

As vozes de criadores e artistas ocupam o centro do palco no YouTube e, ao longo deste ano, a plataforma trabalhou arduamente para inovar e refinar os recursos do produto para trazer a esse novo formato de vídeo uma experiência ainda mais agradável. Algumas das atualizações recentes incluem:

Remix de vídeos: usando a maior biblioteca de vídeos do mundo, os criadores do YouTube podem dar seu próprio toque ao conteúdo que amam na plataforma usando os recursos mais recentes do Video Remix: Corte e Green Screen, disponível agora no iOs e em breve no Android.


Corte: Permite que um fragmento de 1 a 5 segundos de qualquer vídeo em formato longo ou curto, qualificado, seja usado na criação de novos conteúdos de Shorts


Green Screen: permite que um trecho de até 60 segundos de qualquer vídeo em formato curto ou longo, qualificado, seja usado como plano de fundo para um novo Shorts

Análise multiformato: a plataforma lançou recentemente um novo design para o YouTube Analytics que permite que criadores e artistas visualizem informações e dados de desempenho de conteúdo específico em diferentes formatos de vídeo: VOD (vídeo sob demanda), lives e Shorts. Isso permite que eles individualizem e otimizem com mais eficiência suas estratégias de conteúdo para aproveitar ao máximo a plataforma pensando em oportunidades de alcance e receita.

À medida que o YouTube apresenta novos produtos, uma nova tendência ousada surgiu na plataforma: “a ascensão do criador multiformato”. Movendo-se facilmente entre diferentes formatos de vídeo no YouTube – de Shorts, Longos, Lives e Áudio – esses criadores e artistas de vários formatos conectam sua comunidade com o conteúdo certo no momento certo, criando um fluxo infinito de combinações de conteúdo para maximizar sua criatividade, alcance e lucro. Essa interação entre longa, curta, transmissão ao vivo e áudio reflete a realidade do espectador atual, que assiste a vídeos em diferentes lugares e em vários horários do dia. Esses espectadores, cada vez mais móveis, precisam de conteúdo que se adapte às suas vidas ativas, interesses variados e amplos períodos de atenção.

Essa abordagem está gerando resultados reais para criadores e artistas:

Em abril de 2022, os Shorts com conteúdo retirado de vídeo sob demanda (VOD) tinham 100 bilhões de visualizações. Com o lançamento do Shorts, os canais de artistas e criadores que enviam vídeos tanto no formato curto quanto longo estão experimentando melhor tempo de visualização e crescimento de inscritos em relação àqueles que enviam apenas vídeos de formato longo.

“Os Shorts se tornaram uma parte essencial da experiência do YouTube para nossos criadores e espectadores. Agora visto por mais de 1,5 bilhão de usuários registrados todos os meses, o produto está crescendo graças à criatividade de nossa comunidade. Embora ainda estejamos no início de nossa jornada com o Shorts, esperamos continuar inovando o produto para que nossos criadores possam continuar a se expressar, conectar-se com seu público e aumentar seu alcance e oportunidades de receita na plataforma”, afirma Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube.

Já Lyor Cohen, diretor global de música do YouTube, esclarece “todos sabem que nossa missão no YouTube é nos tornarmos o principal gerador de receita para a indústria da música. O dinheiro é ótimo, mas não é suficiente. Desenvolver o fandom dos artistas é igualmente importante. Queremos que o YouTube seja O LUGAR para que os artistas se conectem e construam relacionamentos significativos com seus fãs e carreiras musicais sustentáveis ​​e de longo prazo; Shorts, combinados com vídeos longos, estão provando ser um caminho essencial a seguir. É nosso trabalho garantir que, uma vez que os fãs encontrem a trilha sonora de suas vidas em Shorts, eles recebam sugestões que os incentivem a mergulhar mais fundo no repertório de um artista. O YouTube é a única plataforma que pode tornar essa experiência uma realidade e TODOS PARTICIPAMOS para que isso aconteça.”

“O YouTube é a única plataforma que oferece aos criadores e artistas a chance de experimentar e gerar diferentes tipos de conteúdo em um só lugar. Buscamos oferecer a esses criadores de vários formatos novas ferramentas e maneiras de se conectar com seu público, o que, por sua vez, permite que eles expandam seu alcance e diversifiquem a forma como ganham no YouTube. Desde a sua chegada ao Brasil há um ano, o Shorts abriu as portas para um universo de possibilidades tanto para criadores e artistas quanto para usuários que usufruem diariamente de conteúdos originais e criativos que só encontram no YouTube”, explica Antoine Torres, chefe de alianças de conteúdo do YouTube na América Latina.

Foto: Blog do Google

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