Agora está valendo para o mundo todo e se você tem um site ou blog, prepare-se para alterações ou alinhamentos dos seus projetos! O Google anunciou no começo do mês (dezembro), a atualização global para o sistema que gerencia o ranqueamento de pesquisa: helpful content system. 

Nesse artigo, você vai entender mais a fundo o que é e as principais dicas para se destacar no Google atendendo o que os algoritmos vão levar em conta para o seu conteúdo ranquear. 

O que há de novo ?

A atualização helpful content system ajuda os sistemas do Google a detectarem mais formas de conteúdo de baixa qualidade criado para mecanismos de pesquisa e principalmente não para pessoas. Estou falando especificamente no conteúdo que parece ter sido criado principalmente para uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, em vez de ajudar ou informar as pessoas.

O objetivo principal é levar os usuários ao encontro de conteúdos de alta qualidade, disse o Google. Em outras palavras, a gigante das buscas quer recompensar o conteúdo melhor e mais útil que seja criado para humanos e ajudar os usuários verdadeiramente. 

O conteúdo escrito com o objetivo de classificação nos mecanismos de pesquisa – o que você pode chamar de “conteúdo do mecanismo de pesquisa” ou “conteúdo de SEO” tem sido frequentemente criticado e discutido nas redes sociais. Resumindo, os usuários ficam frustrados quando chegam a páginas da Web inúteis que têm uma boa classificação na pesquisa porque foram projetadas para ter uma boa classificação e somente isso.

Importante destacar: o novo algoritmo do Google irá rebaixar esses tipos de sites enquanto promove sites mais úteis, projetados para humanos com ótima interface para usabilidade e conteúdo relevante, acima dos mecanismos de pesquisa.


Veja também:


Que tipos de conteúdo a atualização helpful content system afetará?

Embora esses algoritmos não visem especificamente nenhum nicho específico, o Google disse que esses tipos de conteúdo podem ser os mais afetados:

  • Materiais educacionais on-line
  • Artes e Entretenimento
  • Compras
  • Relacionado à tecnologia

Isso ocorre porque o conteúdo escrito nessas áreas historicamente é desenvolvido mais para mecanismos de pesquisa (ranquear nas páginas do Google) do que para aproveitamento humano. Com base na análise do Google, essas áreas podem ser mais afetadas por esta atualização de conteúdo útil do Google do que outras áreas.

Algoritmo em todo o site

Ao contrário de muitos algoritmos do Google que são aplicados página por página, esta nova atualização helpful content system será feita em todo o site. Isso significa que, se o Google determinar que seu site está produzindo uma quantidade relativamente alta de conteúdo inútil, escrito principalmente para classificação na pesquisa, todo o site será afetado.

E é bom repetir para fixar na mente ao planejar conteúdos: Isso não afetará apenas páginas ou seções individuais do seu site, mas também afetará todo o site!

O Google não diz exatamente qual porcentagem das páginas em seu site precisam ser úteis ou inúteis para acionar esse classificador, mas disseram que é em todo o site e afetará todo o site, mesmo se você tiver muitas páginas úteis.

Novamente, se você tiver páginas úteis, mas uma quantidade relativamente alta de seu conteúdo for inútil, até mesmo seu conteúdo útil ou seções de seu site serão atingidos por esta atualização.

Segundo o Google “a remoção de conteúdo inútil pode ajudar nas classificações de seu conteúdo”.

Como criar conteúdo humano em primeiro lugar 

O Google, como nas atualizações anteriores, Panda , atualizações principais e atualização de análises de produtos, criou uma lista de perguntas que você pode fazer a si mesmo sobre seu conteúdo, a fim de criar conteúdo recompensado pela atualização em vigor.

O Google compartilhou estas perguntas sobre a criação de conteúdo humano para se fazer ao investir ou alterar no seu site:

  • Você tem um público alvo existente ou pretendido para sua empresa ou site que acharia o conteúdo útil se viesse diretamente a você? 
  • Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e profundidade de conhecimento (por exemplo, experiência que vem de ter realmente usado um produto ou serviço ou visitado um lugar)?
  • Seu site tem um objetivo ou foco principal?
  • Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
  • Alguém lendo seu conteúdo sairá com a sensação de ter tido uma experiência satisfatória?

E quando se trata de evitar o primeiro conteúdo do mecanismo de pesquisa, o Google colocou estas questões:

  • O conteúdo é principalmente para atrair pessoas de mecanismos de pesquisa, em vez de ser feito para humanos? 
  • Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que alguns deles tenham um bom desempenho nos resultados da pesquisa?
  • Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
  • Você está basicamente resumindo o que os outros têm a dizer sem agregar muito valor? 
  • Você está escrevendo sobre as coisas simplesmente porque elas parecem tendências e não porque você escreveria sobre elas de outra forma para o seu público existente?
  • Seu conteúdo deixa os leitores com a sensação de que precisam pesquisar novamente para obter informações melhores de outras fontes?
  • Você está escrevendo para uma determinada contagem de palavras porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferida? (Não, nós não).
  • Você decidiu entrar em alguma área de tópico de nicho sem nenhum conhecimento real, mas principalmente porque pensou que obteria tráfego de pesquisa?
  • Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando não há uma confirmada?

E o (bom) conteúdo continua rei

Embora o Google tenha lançado a atualização helpful content system em agosto, não foi a atualização completa. Com atualizações tão grandes, o Google talvez esteja sendo um pouco cauteloso, pois alguns sites podem sofrer quedas enormes na visibilidade e nas classificações. As atualizações anteriores tiraram algumas pessoas do mercado.

Lançar uma atualização gradualmente dará aos proprietários de sites a chance de se adaptar e aprender. Ainda assim, essa atualização pode causar dores de cabeça a muitas pessoas nas próximas semanas. 

O que fazer para evitar possíveis punições? 

A resposta é simples: se você não está criando conteúdo de boa qualidade, pare, pense, refaça seu planejamento e melhore.

Isso pode ser um pouco tarde demais para sites que estão repletos do que agora é visto como conteúdo inútil (feito somente pensando em SEO), mas também não fique tentado a fazer uma exclusão burra. 

Se você sabe que os conteúdos do site, postagens de blog ou qualquer outra coisa que você coloca online é de baixo valor, não agrega para os usuários, agora chegou o momento ideal para montar um plano de ataque para revisitar o conteúdo e melhorá-lo.

Se o Google encontrar quantidades relativamente altas de conteúdo inútil em um site, o restante do conteúdo provavelmente não terá um bom desempenho na Pesquisa. Com esta aplicação do sistema, o conteúdo inútil é como um veneno para o resto do site. O Google disse que removê-lo poderia aumentar a classificação do restante do conteúdo do site. 

Evite conteúdo produzido por IA (Inteligência Artificial)

Se você tem um site que usa extensivamente a tecnologia de IA para criar conteúdo, talvez seja necessário revisar sua estratégia. A atualização helpful content system pode reprimir sites que produzem conteúdo puramente escrito por IA sem intervenção humana ou inteligência para tornar o conteúdo útil para os leitores.

Crie conteúdo para seu público-alvo

Se você tem um site que tem uma grande quantidade de conteúdos, você tem uma chance maior de ver o impacto da nova atualização. Há exceções a isso, especialmente se você for um site de notícias ou publicações.

No entanto, o Google está tentando mapear cada site para um nicho específico e avaliar a autoridade do site com base no conteúdo compartilhado. Isso significa que você precisa encontrar um nicho de mercado e o público-alvo principal do seu site.

Para isso, elabore sua(s) persona(s) com mais exatidão, planeje conteúdos que gerem valor para usuários e clientes e não pense somente na marca ou no produto. Pesquise a concorrência que tenha público alvo semelhante, invista em redes sociais e e-mail marketing para nutrir seus potenciais clientes e consumidores. 

Verifique o tempo gasto na página

Esta é provavelmente a razão mais importante pela qual você deve cuidar desta atualização. Se o usuário não estiver satisfeito com o conteúdo que você oferece, há uma chance maior de que a atualização helpful content system chegue ao seu site.

E a taxa de rejeição passa a contar… e muito! 

Se o Google vê um padrão em que os usuários que acessam seu site o abandonam em alguns segundos e voltam à pesquisa com a mesma consulta que inseriram para acessar sua página, isso dá ao mecanismo de pesquisa toda a indicação ruim de que seu conteúdo falhou para saciar a intenção dos usuários.

Portanto, certifique-se de que seu conteúdo seja envolvente e prenda os usuários por alguns minutos. Além disso, tente adotar métodos que possam reduzir a taxa de rejeição, o que novamente aumentará o tempo que o usuário passa em seu site.

Alerta para conteúdo especulativo

Quando um site cria conteúdo sobre incidentes ou tópicos especulativos ou altamente imaginativos, é provável que esse conteúdo não apareça no Google. A página oficial do helpful content system diz para evitar a criação de conteúdo que “prometa” responder a uma pergunta que na verdade não tem resposta, como por exemplo, sugerir que há uma data de lançamento para um produto, filme ou programa de TV quando não há uma confirmada. 

Conclusão

Se você notar alguma mudança de classificação e visibilidade na pesquisa do Google nas próximas duas semanas, especialmente se forem grandes mudanças, provavelmente poderá atribuí-la a esta atualização. Leia os conselhos do Google, siga as principais dicas que detalhei até aqui, faça as alterações necessárias e espere uma recuperação nos próximos meses.

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