A análise dos dados é um dos elementos-chave de um negócio moderno com desempenho consistente. O Google Analytics (GA) ajuda as empresas há anos a tomarem decisões informadas com base em uma compreensão mais profunda de seus clientes e concorrentes. Agora, o Google está aprimorando suas funcionalidades de análise migrando para o Google Analytics 4, que promete fornecer ainda mais insights para aplicação das estratégias de marketing.

O Google Analytics 4

Trata-se da versão mais recente do Google Analytics que combina dados de sites e aplicativos (esse um dos maiores diferenciais). Em 1º de julho de 2023, ele substituirá a versão atual do GA (Universal Analytics), por isso é importante que você migre seus dados agora para evitar perdas.

Com um modelo flexível de dados baseado em eventos, o Google Analytics 4 permite conferir as jornadas do usuário unificadas no seu site e apps, usando o aprendizado de máquina do Google para preencher lacunas nos seus dados, com insights modelados e recursos de previsão que geram os melhores resultados e ampliam os negócios. 

Além disso, garante o Google, ele acompanha um ecossistema em mudança, porque não depende exclusivamente dos cookies. Assim, você pode aprender sobre os clientes mesmo com lacunas nos seus dados.


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Substituindo o Universal Analytics pelo GA4

Quem já usa o Analytics há muito tempo e acompanha as mudanças deve se lembrar que a versão mais recente do Google Analytics foi lançada em 2013, quando passou a se chamar “Universal Analytics”. Para fazer isso, o código de rastreamento teve que ser atualizado, mas os dados permaneceram inalterados. 

Com o Google Analytics 4, a situação não é tão simples, pois ele coleta, armazena e exibe dados de maneira bem diferente de antes. E embora a maioria das pessoas não goste de mudanças, o Analytics 4 é uma ferramenta para entender melhor o comportamento do usuário, coletar dados importantes e essenciais para os negócios com mais rapidez e até mesmo prestar atenção à privacidade do usuário. 

As novas tecnologias do Google

Essa mudança é resultado de três novas tecnologias nas quais o Google vem trabalhando há anos:

1. Firebase Analytics

Também conhecido como o back-end do Google Analytics. O Firebase é um conjunto de produtos para desenvolvimento de aplicativos móveis que o Google adquiriu em 2014. Na prática, isso significa que os dados registrados em sites e aplicativos nativos agora podem ser exibidos em um único formato. 

O Firebase Analytics utiliza um modelo de dados orientado a eventos que é melhor para medir a atividade do usuário e descrever o comportamento. 

2. Google Signals

Essa tecnologia pode ser familiar pelo fato de que o software reconhece usuários conectados com base em contas do Google. Esse é o mesmo método que o Google usa para criar públicos. E o GA4 usa esse recurso em vez de cookies para reconhecer os usuários. 

3. Tag global do site

Permite alterações na interface do usuário para alterar o código instalado no site. Por exemplo, você pode usar o GA4 para ativar um recurso que permite rastrear quando os usuários reproduzem um vídeo do YouTube, e o código para fazer isso é instalado automaticamente em seu site sem fazer nenhuma alteração no gerenciador de tags. 

As vantagens de fazer a migração agora

Como já disse lá no começo do texto, até 1º de julho de 2023, todos serão forçados a migrar para o GA4. Mas, apesar do prazo ainda estar longe, é altamente vantajoso migrar agora. Entenda porquê:

  • Essa etapa é bem importante: O GA4 só coletará dados do momento em que você configurou sua conta e não importará os dados anteriores. Portanto, quanto mais cedo você migrar, mais dados obterá.
  • Ao mudar para o GA4 agora, você pode coletar os dois conjuntos de dados (Universal Analytics e GA4) por alguns meses e ter a chance de comparar as análises dos dados nesse período. Você não pode perder nenhum dado de referência importante.
  • Se adiantar aos outros, especialmente os concorrentes, permitirá que seu software de aprendizado de máquina treine mais e ajude a diminuir as lacunas nos dados do visitante. Quanto mais cedo as ferramentas coletarem os dados, mais preciso será o algoritmo.
  • A adoção antecipada permitirá que você aproveite os dados aprimorados mais cedo. Como o GA4 é o futuro da análise, é uma boa ideia se familiarizar com as alterações para garantir que tudo esteja configurado corretamente agora, em vez de se atrapalhar quando o prazo se aproxima. Por que deixar para a última hora, quando você pode aproveitar os benefícios de dados melhores agora? 

E aqui vale uma dica de ouro: “É sempre melhor agir do que reagir”. 

Como mudar do Universal Analytics para o GA4?

Agora que você entende quais novos recursos o GA4 tem a oferecer, é hora de falar sobre como realmente fazer a troca. 

Passo 1. Crie uma nova propriedade em sua conta do Google Analytics

Primeiro, você precisará criar uma nova propriedade em sua conta do Google Analytics. Os dados históricos não serão salvos na nova propriedade do GA4 porque ela usa um modelo de dados diferente do GA3, portanto, os dois não podem compartilhar dados.

Se você deseja manter seus dados antigos, precisa criar uma nova propriedade e configurá-la para importar dados da antiga. 

Para fazer isso, faça login na sua conta e clique em “Admin”. 

Em seguida, selecione “Criar propriedade” no menu suspenso. Selecione GA4 e siga as instruções para concluir a criação de sua nova propriedade.

Passo 2. Instalar a tag global do site

Depois de criar sua nova propriedade, é hora de instalar a tag global do site (gtag.js). A gtag.js é uma estrutura de marcação JavaScript que permite coletar e enviar dados para o Google Analytics. 

Você pode encontrar o código para sua nova propriedade na seção Admin do GA. Vá para Admin > Propriedade > Informações de rastreamento > Tag global do site. A partir daqui, você poderá copiar e colar o código no código do seu site.

Passo 3. Verifique se a etiqueta está funcionando

Depois de instalar o código gtag.js, é importante verificar se ele está funcionando corretamente. A maneira mais fácil de fazer isso é usar o Assistente de tags do Google , uma extensão gratuita do Chrome do Google. 

Para usar o Tag Assistant, instale a extensão e navegue até seu site. O Assistente de tags detectará automaticamente quaisquer tags do Google na página e informará se elas estão funcionando corretamente. 

Você também pode usar o GA Debugger , outra extensão gratuita do Chrome. O GA Debugger mostrará todas as solicitações de rastreamento feitas pelo código gtag.js, bem como quaisquer erros que possam ter ocorrido. 

Passo 4. Migre seus dados (opcional)

Se você estiver usando o Universal Analytics, você pode migrar seus dados existentes para o GA4. Esse processo é opcional, mas pode ser útil se você quiser manter um registro histórico completo de seus dados. 

Para migrar seus dados, faça login em sua conta do GA e vá para Admin > Propriedade > Migração de dados. A partir daqui, você poderá selecionar quais dados deseja migrar e quando deseja que a migração ocorra. 

Atenção: nem todos os dados podem ser migrados do Universal Analytics para o GA4. Em particular, os dados das seguintes fontes não podem ser migrados: 

  • Google Analytics para Firebase
  • Propriedades de aplicativo + Web
  • Segmentos
  • Dimensões personalizadas
  • Métricas personalizadas
  • Moedas

Se você tiver dados dessas fontes, precisará exportá-los e importá-los manualmente para o GA4. Além disso, no caso de backup de dados, você pode fazê-lo automaticamente para Universal Analytics e GA4, por exemplo, GA4 para Google Sheets .

Depois de migrar seus dados, você pode excluir sua propriedade do Universal Analytics. Para fazer isso, vá para Admin > Configurações de propriedade e role para baixo até a parte inferior da página. Você verá uma opção para “Excluir esta propriedade”.

Coisas para prestar atenção!

Como a migração para o GA4 pode ser algo bastante técnico com alguns sistemas legados e novos sistemas que precisam se comunicar, é provável que surjam alguns problemas iniciais. Algumas funções e recursos foram alterados do Universal Analytics, portanto, é uma boa ideia reservar um tempo para o processo de migração e permitir alterações suaves e incrementais que sejam precisas.

E os novos sites?

Se você está lançando um novo site, provavelmente é melhor simplesmente usar o GA4. 

Anúncios do Google

O Google Ads pode ser aprimorado extraindo os dados de desempenho do GA4. Ele pode ajudar você a criar anúncios mais assertivos, melhorar as taxas de conversão e muito mais. Levando-se em consideração que o seu posicionamento e mensagens dos anúncios estejam corretos. A Inteligência Artificial presente nessa versão do GA, não pode ajudar muito com isso.

Conclusão

É altamente recomendável que as empresas aproveitem a capacidade de migrar para o Google Analytics 4 o mais rápido possível. Se você ainda não fez isso, configure agora mesmo as suas propriedades do GA4. Fazer isso com antecedência ajudará você a evitar atrasos e garantir que seus esforços de marketing estejam prontos para começar quando essa versão atual da ferramente finalmente se aposentar. 

Isso também permitirá que você encontre maneiras de lidar com os dados que o Universal Analytics atualmente armazena e experimente marketing por e-mail, marketing por notificação push e outras soluções para a falta de cookies de terceiros. 

E lembre-se: o Universal Analytics deixará de funcionar (exceto para acesso a dados históricos) em 1º de julho de 2023! 

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