Por mais congestionado que o mercado se torne, toda empresa espera divulgar sua marca diante do maior número de olhos possíveis em busca de clientes e vendas. Toda marca deve e pode aproveitar o poder das redes sociais. Mas, na tentativa de se destacar nas plataformas, não é incomum que se cometam alguns erros. E é isso que vou mostrar nesse artigo: o que não fazer! 

1. Não ter uma estratégia clara!

É importante ter um plano para o que você quer alcançar com suas postagens nas redes sociais e como elas se encaixam na estratégia geral de marketing da sua empresa. O planejamento precisa ser pensado como prioridade para alcançar os objetivos pretendidos. 

Criar uma estratégia de marketing nas plataformas pode parecer uma coisa óbvia a se fazer, mas muitas empresas falham em fazê-lo e insistem em cair na armadilha de apenas postar coisas nas redes sem nenhum plano de marketing real. 

Você precisa encarar a otimização de redes sociais com a mesma seriedade que faz com qualquer outro esforço de marketing.

Elabore uma lista de objetivos específicos que deseja alcançar e, em seguida, crie um orçamento e um plano de ação fácil de seguir. Isso deve delinear claramente onde você quer chegar, como pretende medir seus resultados e o número de recursos de que pode precisar.

Marketing para o público errado

Essa é uma falha bastante comum e deve ser parte prioritária no planejamento. Para quem você quer levar sua mensagem? Se você deseja crescer nas redes sociais, deve comercializar para o público correto. Compartilhar conteúdo para um público que você acha que está ouvindo quando na realidade não está é uma perda de tempo.

Utilize os conjuntos de análise oferecidos por todas as plataformas (Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, Tik Tok). Isso permite que você entenda quem é o seu público. Além disso, você poderá ver qual conteúdo é mais apreciado, o que ajuda na estratégia de marketing para seguir adiante.


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2. Não ser consistente: 

É importante ser consistente em suas postagens e interações nas redes sociais, para que os seus seguidores, fãs ou clientes saibam o que esperar de você e para manter sua presença ativa. Muitas empresas cometem o erro de postar somente em datas comemorativas, esquecendo que as redes são acessadas diariamente e a todo instante por bilhões de usuários mundo afora.

De nada adianta postar também uma vez por semana e somente produtos, por exemplo. Cada vez as postagens em redes e dependendo do seu número de seguidores, chegam a um menor público de forma orgânica. E às vezes, mesmo investindo em mídia paga (anúncios), é preciso ter uma constância nas publicações.

Busque postar no mínimo 3 vezes por semana, sendo que o mais indicado é publicar todos os dias, desde que sejam conteúdos relevantes e, como destaquei acima, planejados com sua estratégia de alcance. 

3. Não responder a comentários e mensagens: 

Lembre-se que redes sociais, além de serem canais de atração para interessados no seu produto ou serviço, são acima de tudo “relacionamento”. Por isso é fundamental manter um diálogo ativo com seus seguidores nas redes e responder a perguntas e comentários de forma oportuna e profissional.

Plataformas como o Facebook, medem o alcance de suas publicações, levando em conta também o tempo de resposta que a Página demora para responder perguntas em comentários ou conversas por mensagem direta. E isso fica visível para o usuário, sendo um ponto a favor se o tempo resposta for o menor possível. 

Procure sempre ficar de olho nos comentários e interações, evitando também ruídos que podem prejudicar a reputação de sua marca. Ative as notificações de cada rede, para não perder nenhuma nova mensagem. 

4. Não usar hashtags relevantes: 

As hashtags (#) apesar de serem utilizadas de forma massiva e sem critérios claros, ainda são relevantes para entregas de conteúdos, principalmente Instagram e LinkedIn e podem ajudar a aumentar o alcance de suas postagens, atraindo novos seguidores interessados nesses assuntos em destaque.

O recomendado é acrescentar à sua lista de hashtags, além das palavras chaves do negócio ou produto, os trending topics (assuntos que estão em alta) nas redes. Mas, atenção: nunca exagere na quantidade! 

5. Publicar conteúdo irrelevante ou spam

Publicar conteúdo que seja relevante e útil para seus seguidores continua sendo uma regra valiosa e decisiva para alcance de resultados, por isso evite spam ou conteúdo sem valor postado nas redes. 

Outro erro que as pessoas cometem é lançar links para seus conteúdos e promoções de vendas em todas as redes sociais. Não poste links automáticos e com spam. Eles nunca funcionam. Evite a transmissão; a mídia social não é outro canal de publicidade. Participe da conversa.

6. Postar conteúdo inapropriado ou ofensivo

É importante ser sensível e respeitoso em suas postagens nas redes sociais e evitar publicar conteúdo inapropriado ou ofensivo. Respeite questões de gênero, raça e idade, por exemplo. Procure promover a inclusão e evitar piadas e memes de mau gosto. 

Ofender seus seguidores e usuários é a pior coisa que pode acontecer para uma marca. Cuidado ao comentar avaliações nas plataformas, pois muitas empresas acabam partindo para o ataque, em vez de receber feedbacks que podem auxiliar na melhoria dos serviços. 

7. Não monitorar e gerenciar a presença online: 

Procure monitorar suas postagens nas redes sociais e gerenciar qualquer comentário negativo ou crítica de forma profissional e construtiva. Como já dito no item anterior, é a sua reputação ou da sua empresa que estão em jogo. 

Faça periodicamente uma análise da presença de sua marca não só de olho nas métricas da vaidade (likes e seguidores), mas também no engajamento que os posts proporcionam. E se a interação está pequena, busque formas de ampliar a sua mensagem. 

8. Não usar imagens ou vídeos

As imagens e os vídeos podem ser uma ótima maneira de chamar a atenção de seus seguidores e tornar suas postagens mais atraentes. Redes sociais são visuais por natureza e sem uma imagem que esteja associada ao produto ou serviço, é o mesmo que nada. 

Vale relembrar que os vídeos estão em alta, basta ver o sucesso e alcance de plataformas como Tik Tok, Reels do Instagram e mesmo a popularização do Youtube. Invista em vídeos relevantes para cada campanha ou mesmo ações da empresa ou marca contando histórias interessantes. 

9. Esquecer de diversificar

Que tipos de conteúdo você está enviando para seus perfis? Se você está sempre postando a mesma coisa – especialmente se for sempre autopromocional – seus seguidores não serão engajados. Aumente o engajamento certificando-se de variar o tipo de conteúdo que você publica, como:

  • Suas próprias postagens de blog, artigos, vídeos e fotos
  • Links para conteúdo externo relevante aos interesses do seu público
  • Compartilhamentos ou reposts de parceiros em seu nicho de atuação

10. Não medir os resultados

Esse erro deixei para o final, porque se constitui na pior falha que pode prejudicar um projeto de marketing nas redes. Acompanhar e entender as métricas de suas campanhas nas redes sociais e ajustar sua estratégia de acordo com os resultados para garantir o máximo de retorno sobre o investimento, é um dos pontos mais importantes.

Isso irá impactar no sucesso ou fracasso de uma marca. Sem dados e melhorias adaptadas de acordo com métricas como alcance, visualizações, interações (engajamento) e compartilhamentos, você não saberá o rumo a seguir. Extrair e analisar insights dos seus posts fazem a diferença na hora de planejar novas campanhas em busca de clientes e vendas. 

Use o Google Analytics para rastrear os compartilhamentos e analisar o tráfego que chega ao seu site. Eles são mais ou menos propensos a converter em leads e vendas?

Meça a qualidade de seus seguidores, a popularidade de suas postagens e a extensão de sua influência para obter dados que ajudarão seus futuros esforços de marketing nas redes.

Você precisa definir os KPIs sociais, filtros demográficos e fatores de engajamento. Ao fazer isso, fica fácil para o software identificar os detalhes que são úteis para sua campanha.

Comece monitorando o envolvimento, a conversão do cliente e as tendências nas decisões de compra. Os seguintes insights são essenciais:

  • Como os fãs reagem às suas postagens, como eles interagem com você, há alguma queda ou aumento repentino no engajamento?
  • Os clientes estão satisfeitos? O que suas comunicações dizem sobre a experiência de marca que tiveram com seu produto?
  • Sua campanha está direcionada para algum segmento demográfico específico? Em certas redes, deveria ser. 
  • Analisar as compras feitas pelos clientes pode ajudar as marcas a apreender os principais insights de marketing. Esses insights dão uma ideia de quais clientes estão abertos à venda cruzada e quais não estão.

Se você acha difícil consertar as falhas das suas redes, conte com a Nacional Vox, que tem um time profissional e experiente para a busca dos melhores resultados em redes sociais, oferecendo o pacote completo com planejamento, gestão eficiente e análise de dados, utilizando as técnicas mais adequadas para cada modelo de negócio. Fale comigo AQUI.  

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