O marketing de influência está em constante mutação, se adequando ao mercado e as tendências que surgem com o avanço da tecnologia e das redes sociais. O que não se pode negar é que os influenciadores dominam o digital, e a empresa ou negócio que fechar os olhos para isso, pode estar perdendo espaço e vendas. 

Nesse artigo reuni oito dicas de especialistas para ajudar você a planejar ou mesmo aplicar na sua marca as estratégias que estão dando certo. 

O que é marketing de influência

O marketing de influência é uma forma de marketing digital que permite que as empresas colaborem com pessoas físicas que têm seguidores para aumentar a exposição da marca em diversos canais. As marcas podem, por exemplo, pedir a uma pessoa com um grande número de seguidores para que publique conteúdo nas redes sociais e promova seus produtos ou serviços, em troca de algum tipo de pagamento.  

Os usuários das redes geralmente seguem indivíduos e perfis que confiam, então, se virem alguém que admiram anunciando seu negócio ou marca, há um fator de confiança existente, no qual você pode apostar para aumentar suas conversões e vendas. 

Uma parte importante de qualquer estratégia de influência é descobrir quais influenciadores podem se adequar à sua empresa. Por exemplo, se você vende pisos para quadras de esporte, pode querer trabalhar com um influenciador que seja jogador de futsal, basquete ou voleibol. 

Nesse cenário, é melhor fazer parceria com pessoas que atendam a esses critérios porque aqueles que seguem esse influenciador específico, estarão interessados no que eles têm a dizer. 

Depois de encontrar um influenciador que tenha o perfil do seu negócio, entre em contato e veja se você consegue fechar uma parceria. Para esta transação, é sugerido fechar um pagamento por “publi” (como é conhecida a parceria paga em posts de redes sociais) ou ppermitir que eles recebam uma comissão sobre todos os produtos e serviços que vendem. 

Como exemplo, você pode dar a eles 10% da receita gerada a partir dos produtos e serviços que vendem em seu nome. Você precisará analisar os números para ver se este acordo é viável financeiramente e testar para ver se terá retorno. 

O influenciador pode ser qualquer pessoa

Estamos vendo cada vez mais diversos tipos de influenciadores surgirem da noite para o dia. Você não precisa mais ser uma celebridade, modelo ou alguém que trabalha com moda ou viajar para ter algum tempo de influência. 

O marketing de influência está sendo desenvolvido por pessoas comuns que têm influência sobre uma comunidade ou têm acesso ao público certo: basicamente pegando sua influência da “vida real” e trazendo-a para o online. E essa escolha precisa ter muito a ver com o seu modelo de negócio. Não adianta colocar uma influencer de finanças para vender produtos de pet shops. 

As marcas estão obtendo valor em colaborar com pessoas que têm diferentes tipos de nichos e isso permite que pessoas comuns desenvolvam sua influência porque:

-nós conhecemos, gostamos e confiamos nelas; 

-não há essa necessidade de aprender com celebridades em nichos que não precisam delas. 

Dito isso, vamos as principais tendências para você se guiar em sua estratégia de marketing de influência:

Vídeos? Sim e com certeza!

Os vídeos estão por toda parte. É o tipo de conteúdo e formato de mídia mais dominante, pois fornece mais informações em menos tempo. Portanto, aproveitar todos os recursos dos vídeos em redes sociais, email e até no site, aumentarão sua capacidade de influenciar.

As principais plataformas, como TikTok, Instagram e Youtube, já implementaram vídeos curtos com objetivo de marketing. Espera-se que os influenciadores aproveitem ao máximo esses recursos, obrigando seu público a comprar produtos patrocinados. É onde suas “publis” podem fazer mais efeito de atração. 

Portanto, se você é uma marca em crescimento, faça parceria com influenciadores para lançamentos de produtos e aumente suas vendas.

A Sephora, e-commerce de produtos de beleza, usa técnicas de marketing de influenciadores para vender seus produtos. A cantora Selena Gomez promoveu em vídeo os produtos de maquiagem da Rare Beauty disponíveis nas lojas Sephora. Ela fez um tutorial de retoque rápido e leve e simplesmente acertou em cheio. A marca também respondeu aos comentários tirando dúvidas e valorizando a emoção.

As histórias sempre serão um sucesso

Muitas marcas têm histórias entrelaçadas em torno de seus produtos. Esses produtos são projetados como parte da vida das pessoas e influenciam o público. Uma grande mudança de público foi percebida no Instagram e TikTok nos últimos tempos. As marcas buscam mostrar momentos da vida das celebridades e constroem histórias para influenciar as pessoas a comprarem produtos. 

Procure influenciadores que tenham alguma coisa para contar, que sejam engajados em ações com o nicho em que você atua, criando e combinando roteiros que possam formatar storytellings atrativos. 

Foco nos influenciadores menores

Quando estava em seu estágio inicial, os esforços do marketing de influência giravam em torno de influenciadores com centenas de milhares ou até milhões de seguidores. Mas nos últimos dois anos, as marcas ficaram mais interessadas em trabalhar com micro ou nano influenciadores. 

Nano e micro influenciadores tendem a ter um público muito menor, mas mais engajado em suas redes sociais em comparação com mega influenciadores. Os micro influenciadores também parecem ter uma conexão melhor com seus seguidores do que os influenciadores de celebridades. 

Os micro influenciadores também costumam ter um nicho muito específico, oferecendo às empresas a oportunidade de atingir públicos-alvo com interesses específicos. Também os ajuda a ajustar uma campanha ao trabalhar com um público-alvo específico. E, em comparação com os principais influenciadores, os micro e nano influenciadores cobram menos por postagens (publis), ajudando as marcas a gerenciar melhor seus gastos com marketing de influenciadores. 

Colaborações de longo prazo trazem mais resultados

As colaborações de longo prazo são uma tendência proeminente do marketing de influência em 2023. No passado, a maioria dos relacionamentos de marketing de influência ou criador de marca eram apenas em projetos ou campanhas pontuais.

Mas, nos últimos anos, os profissionais de marketing perceberam que trabalhar com influenciadores afetará sua marca por muito tempo e, portanto, as marcas estão explorando parcerias contínuas. Embora não haja uma tendência de acordos de retenção na economia do criador, as marcas estão tentando manter seus influenciadores atualizados sobre suas atividades ou novos produtos. 

As marcas podem tentar construir parcerias de longo prazo oferecendo amostras de produtos e passes VIP para eventos e, é claro, campanhas de promoção de longo prazo. Também estamos percebendo mais colaborações de influenciadores de marca durante o desenvolvimento de produtos.

Promova diversidade e inclusão 

A cada dia que passa estamos vendo mais marcas incentivando diversos influenciadores nas redes a promover sua marca. Pesquisas mostraram que muitos influenciadores de comunidades marginalizadas enfrentam bullying e assédio na internet. Eles enfrentaram uma batalha difícil para encontrar um espaço entre influenciadores e criadores. 

Mas em 2023, mais empresas estão colocando ênfase nos programas de DEI (Diversidade – Equidade – Inclusão) e também estamos vendo criadores de comunidades LGBTQIA+ e minorias étnicas representando grandes marcas e empresas.

As plataformas de marketing de influenciadores continuarão a crescer

As ferramentas e plataformas de marketing de influenciadores cresceram junto com a ascensão da economia do criador de conteúdos. As plataformas eram limitadas apenas a ferramentas de descoberta de criadores, mas agora evoluíram para gerenciar campanhas inteiras de influenciadores. 

Algumas plataformas até se oferecem para lidar com toda a campanha de marketing com pouca contribuição da marca. Nos últimos dois anos, vimos muita inovação nessa área de atuação profissional, com diferentes ferramentas criando nichos para si mesmas. Em 2023, podemos esperar ver mais inovação e muito mais competição entre essas ferramentas enquanto tentam capturar o mercado para promover vendas e produtos. 

Menor tempo de atenção

A capacidade de atenção das pessoas diminuiu e elas precisam ser influenciadas apaixonadamente para perceber produtos e ou serviços. As pessoas parecem estar ficando surdas aos comerciais de rádio e TV e ignoram os outdoors. Tem que haver algo importante que os incentive a reconhecer as marcas.

É por isso que marcas e influenciadores precisam desenvolver conteúdo útil, relevante e nítido para eliminar a falta de interesse. Você pode empregar ferramentas baseadas em IA como ChatGPT para navegar e pesquisar experimentos. Seu objetivo deve ser manter o conteúdo curto, atrevido, eficaz e obviamente inteligente.

A crescente popularidade de AR/VR também ficará mais evidente nos próximos anos. Esses formatos de mídia já estabeleceram suas raízes profundas como filtros faciais, mas todo o seu potencial ainda não foi realizado. É natural que empresas criem experiências de compras imersivas para seus clientes e elevem sua marca. Dependendo do investimento, experimente integrar essas tecnologias à sua estratégia de marketing.

Conteúdo gerado pelo usuário se integrou o marketing de influência

Existe um valor maior em alavancar influenciadores por seu conteúdo em vez de sua amplificação, especialmente quando você chega ao nível de nano ou mesmo micro influenciador. Quando olhamos para um modelo de afinidade de marca de influenciadores que não é baseado na contagem de seguidores, toda empresa tem um exército potencial de influenciadores que são seus clientes.

O conteúdo específico de marca criado pelos clientes na forma de vídeos de unboxing ou hashtags de lançamentos e eventos continua como forte tendência. O conteúdo gerado pelo usuário tem maior probabilidade de ser confiável para compradores em potencial, as marcas devem aproveitar para influenciar sua base de usuários-alvo. Além disso, essa tática oferece o estilo único de cada criador. Mesmo que a marca seja incorporada, a variedade e a criatividade podem ser revigorantes.


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Conclusão

Como vimos até aqui, o marketing de influência já se tornou popular por vários motivos. Além de aumentar a exposição da marca rapidamente, é também uma maneira econômica de colocar seu negócio na frente de consumidores que provavelmente estarão interessados em seu produto. No entanto, você deve identificar os influenciadores que sejam adequados para o sucesso de suas campanhas. Caso contrário, pode prejudicar a reputação da sua empresa.

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