Nem só inbound marketing, redes sociais e anúncios vive o marketing atual. É preciso se munir das melhores armas para alcançar o tão dsejado público alvo, esteja ele onde estiver. Antigamente conhecido como Informe Publicitário, o Publieditorial vem sendo uma tática utilizada por muitas empresas para marcar presença no digital em busca de resultados “além da bolha”. Vem comigo, que te explico:
Índice
Entendendo o Publieditorial
Ao pé da letra significa a junção das palavras “publicidade + editorial” e funciona na mesma linha do marketing com influenciadores, pois nada mais são do que posts pagos ao site ou Blog que os veiculam.
Também é chamado de editorial publicitário, artigo publicitário ou simplesmente publi (esse mais comum nas redes sociais). Você já deve ter topado com muitos deles pela internet e talvez nem percebeu.
E essa é realmente a intenção, se misturar por exemplo entre títulos e notícias nos sites para que o usuário possa clicar e acessar o conteúdo publicitário. Acima de tudo, o Publieditorial precisa parecer muito mais confiável aos olhos do consumidor.
Se você for criar um texto no blog da sua empresa, talvez seja percebido mais como propaganda do que como um conteúdo de valor ou mesmo (e o mais provável) não esteja tendo alcance de visitas.
Imagine o mesmo artigo postado em um site de grande alcance na sua região, as pessoas tendem a acreditar no que foi dito, porque o Publieditorial deve ser entendido como uma análise imparcial. O formato de review é um dos que fazem mais sucesso.
Publieditorial ou Brand Content?
Não confunda as duas coisas, que são completamente diferentes:
- Branded Content é focado no público alvo
- Publieditorial é a empresa falando dela mesma
O Publieditorial, desde que bem feito e aplicado, pode ser a estratégia mais assertiva em determinadas situações para maior alcance da marca.
Nele, o objetivo publicitário está escancarado. Alguns Publis possuem até a logomarca da empresa. O conteúdo é produzido para exaltar as qualidades da empresa e dos seus produtos ou serviços, sem meias palavras.
Normalmente, os veículos informam que o conteúdo é publicitário, muitas vezes, no alto da página ou da tela, está escrito “Publieditorial” ou “Informe Publicitário”, sendo a forma mais ética de informar ao leitor e espectador que é uma peça publicitária.
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Eficaz para estratégia de SEO
É preciso entender que no universo digital, cada domínio ou página possui sua própria autoridade e inserir links de referências a outros textos é visto pelo Google como uma forma de repassar autoridade, comprovando a confiabilidade e qualidade do conteúdo.
É aí que entra um benefício importante no marketing, pois o Publieditorial também pode ser uma ótima forma para conquistar backlinks (links que conectam outro site ao seu site) e que melhoram o posicionamento das páginas, nos motores de pesquisa.
E, diferente do que ocorre com links patrocinados e anúncios, soam naturais.
Quanto maior a autoridade da página, mais autoridade ela transmite. Um link inserido em uma publicação em um grande portal de notícias, por exemplo, tem um peso maior do que em um blog recém-criado.
Publieditorial ajuda na construção e reputação da marca
Muitos empresários desejam alcançar mais reconhecimento de mercado para a sua marca, e o Publieditorial se mostra eficiente nisso. Um texto pago publicado em site de muita audiência e confiança, leva a sua marca para um novo patamar de autoridade. Não por acaso, essa é uma estratégia usada por grandes empresas.
Imagina o resultado de publicar uma matéria positiva sobre seu negócio em um portal famoso de notícias, mesmo que seja regional ou local. Isso é possível, uma vez que diversos sites e plataformas reconhecidas no mercado, incluindo revistas e jornais e até streaming, comercializam espaços publicitários.
Pense no caso de uma marca ainda desconhecida e que precisa de maior destaque na internet. Um bom conteúdo contando sua história e resultados pode fisgar um público alvo interessado no que você faz ou vende. A construção de marca muitas vezes leva tempo, por isso o Publieditorial pode ser utilizado como ferramenta nessa jornada.
Como fazer Publieditorial
Antes de mais nada é bom dizer que a qualidade no seu post deve ser o principal objetivo, por isso chegou o momento de entender como construir um Publieditorial assertivo. Separei algumas dicas para você planejar conteúdos de qualidade:
Agregando valor para o leitor
Uma boa entrega de valor deve estar sempre no radar do seu marketing e com publicações pagas isso também acontece. Lembre-se que o seu foco será dialogar com a audiência, porém sem focar demais na venda. É a mesma linha de construção de materiais ricos para estratégia inbound.
Por isso leve em consideração que seu Publieditorial ou “advertorial” precisa passar uma mensagem de valor para quem lê. Evite somente escrever um anúncio a respeito do seu produto ou empresa. Em vez disso, busque fazer uma abordagem mais sutil. Ou mesmo que traga uma solução para o leitor interessado.
Importante destacar que o formato deve ser o mesmo de uma matéria de blog/site comum. Como esse artigo que você está lendo por exemplo. Estou trazendo uma informação que gerou seu interesse e curiosidade, portanto estou te trazendo de graça as melhores e boas práticas sobre o tema Publieditorial.
Entregue o que foi prometido no título
Esqueça dos artigos e posts “caça-cliques”, que podem afugentar leitores. É fundamental que o conteúdo postado faça a entrega da ideia anunciada no título. Alguns criadores de conteúdo subestimam a inteligência dos seus leitores, deixando no ar um sentimento de enganação.
Se o seu título prometer algo, cumpra essa promessa no decorrer do texto. E por esse motivo tem que ser pensado com cuidado, já que ele será um dos principais elementos para chamar a atenção do seu leitor.
O título deve conter uma palavra chave principal, não necessariamente o nome da marca ou negócio, mas que possa linkar o objetivo principal com a estratégia.
Traga soluções para o seu público
Essa, com certeza, é a dica mais importante para criar um Publieditorial matador: conseguir resolver problemas reais do seu público alvo. Usar o conteúdo para passar adiante informações valiosas que as pessoas estejam buscando, ajuda na prova social.
Alguns exemplos: post com case de sucesso, dados de setor ou mercado, infográficos com passo a passo, tutoriais, curiosidades regionais, eventos importantes, ou até mesmo guias completos.
Atender os interesses do público em foco deve ser sempre uma das suas prioridades na hora de formatar um publieditorial. Quanto mais clara e próxima for a sua abordagem, melhores vão ser os seus resultados de alcance.
Tenha CTA (chamada para ação)
Como citado no começo deste artigo, o objetivo não é vender diretamente, mas os publieditoriais são sim um tipo de anúncio que acabam servindo para um propósito da sua empresa. Que pode ser divulgar a sua marca ou produto e também melhorar a sua reputação no mercado.
Procure sempre inserir uma CTA (chamada para a ação) dentro do conteúdo criado.
Essa chamada pode ficar estrategicamente no final do texto, por exemplo. Porém, é fundamental que seja simples e faça o leitor tomar uma ação sem se dar conta.
Sua CTA pode simplesmente direcionar para o site ou alguma página importante que complemente o conteúdo já lido pelo usuário. Geralmente storytellings ou vídeos no Youtube são eficazes.
O conteúdo precisa ser “Profi”
Ao criar um publieditorial, certifique-se que ele tenha um conteúdo rico. Até porque, as empresas que vendem espaço publicitário cobram caro por essa oportunidade de post pago que você está tendo.
Por isso, aproveite todo o potencial da plataforma escolhida. Além de criar um conteúdo que seja atrativo, tenha certeza que sua criação está na mão de especialistas em copywriting e não hesite em investir no serviço de uma agência digital.
O foco mais importante do Publieditorial é despertar a atenção do maior número de pessoas possível. Por isso, o conteúdo precisa ser direto, criativo e persuasivo. Busque pesquisar cases de empresas que oferecem o formato.
Case Publieditorial NVX – Nacional Vox Digital
As lojas Colombo estavam para inaugurar uma nova sede no centro de Florianópolis e precisavam divulgar para os moradores. O marketing da empresa contratou espaço de Publieditorial no portal “De Olho Na Ilha”, veículo de mídia pertencente a NVX – Nacionalvox Digital desde sua fundação, há 18 anos.
Uma equipe da Agência, com jornalista e fotógrafo, foi até o local no dia do evento e fez a cobertura da inauguração, ouvindo consumidores, diretores e gerentes. O artigo que pode ser lido AQUI, buscou valorizar o fato de um dos endereços mais cobiçados para o comércio da capital em prédio histórico na rua Felipe Schmidt, ter recebido uma nova loja referência de departamentos pertencente a grupo que ampliou seus investimentos em novas unidades pelo sul do país.
Isso demonstra autoridade da marca que apostou em Publieditorial buscando portais hiper locais, como é o caso do DONI, alcançando exatamente o público alvo pretendido, no caso os consumidores de Florianópolis, SC. A empresa teve um grande movimento nos primeiros dias de funcionamento.
Precisando de um Publieditorial com ótimo alcance na região que engloba 1,2 milhão de habitantes em SC? Fale comigo AQUI.