Como já dizia o saudoso Chacrinha, “no mundo nada se cria, tudo se copia”. E isso acabou virando uma realidade no mundo da propaganda, do marketing e agora também das redes sociais. O Threads, nova rede social pertencente a Meta (dona do Instagram, Facebook e WhatsApp) lançada recentemente, é quase uma cópia do Twitter e já se tornou um fenômeno da internet, conquistando mais de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias.
Índice
O que é o Threads
Se pronuncia “trédz” e apresenta um feed com postagens baseadas em texto, onde é possível escrever até 500 caracteres. A rede social combina o aspecto de conversação em tempo real do Twitter com o apelo visual do Instagram, onde fotos e vídeos também podem ser carregados para complementar os posts.
O Threads está intimamente ligado ao Instagram. Os usuários são obrigados a ter uma conta no Instagram para se inscrever. As pessoas podem importar toda a sua lista de seguidores do Instagram para o Threads com apenas um toque na tela, evitando que tentem encontrar novas pessoas para seguir no serviço.
A partir do momento em que você faz login pela primeira vez no Threads, ele começa a mostrar postagens recomendadas de contas e marcas que você não segue necessariamente – ou nem mesmo gostaria de ver.
Atualmente, a Meta afirma que o Threads é livre de anúncios. No entanto, como o Instagram e o Facebook dependem fortemente da publicidade para obter receita, é provável que o Threads acabe incorporando também os anúncios com o passar do tempo. Embora uma experiência sem anúncios permita uma rolagem ininterrupta, ela pode não ser ideal para quem busca monetizar sua presença na plataforma.
As funções do Threads
Para explicar as possibilidades ainda limitadas da plataforma, confira cada função:
- Threads: é o próprio aplicativo que deve ser baixado na Play Store ou Apple Store
- Thread: uma discussão ou tópico iniciado no aplicativo. Lembra algo do Twitter? Pois é…
- Post: o nome da publicação dentro do aplicativo
- Reply/responder: função de responder um post ou thread e participar da conversa
- Repost: publicar o post de outra pessoa em seu perfil
- Quote: um repost com um comentário seu
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Threads é um clone do Twitter?
Segundo os criadores, não! “Threads é um novo aplicativo focado em texto e diálogo. E a maneira como pensamos sobre isso é que estamos testando um novo modelo depois do que o Instagram fez para fotos e vídeos”, disse Connor Hayes, vice-presidente de produtos da Meta.
Mas, de muitas maneiras, o Threads funciona exatamente como o Twitter e por isso se parece muito mais como uma cópia. É orientado principalmente para conversas de texto, e suas postagens – chamadas de “threads” – são limitadas a 500 caracteres cada. Você menciona outras pessoas em tópicos usando o símbolo @ na frente de seu nome de usuário e pode responder às postagens de outra pessoa.
Você também pode citar ou retuitar (“repostar”) tópicos de outra pessoa clicando em um botão. (Então, devemos chamar um fio de fios … uma malha?). E ainda não há integração nativa com o aplicativo do Instagram.
O que é diferente do Twitter? Não há função separada de mensagens diretas. E você tem um pouco mais de controle sobre o público que pode ver o que você publica. E, ao contrário do Twitter, o Threads também não tem a função de hashtag ou trending-topics, e não há como editar os tópicos depois de postá-los.
Seu feed é escolhido por um algoritmo
Ao abrir o aplicativo Threads, você é lançado em um feed de tópicos que é uma mistura de contas que você escolheu seguir e sugestões geradas por algoritmos. Algumas das pessoas que já estão no Threads incluem famosos, celebridades, influencers e perfis de paródia e memes.
Não há como fazer os Tópicos mostrarem apenas as postagens das contas que você escolheu seguir e não há como limpar a tela inicial dos Tópicos de pessoas que você não selecionou. Em um tópico, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse que uma lista apenas para seguidores está nos planos da rede.
Mosseri também disse que você pode parar de ver Threads de uma conta específica “silenciando-a” , uma opção disponível no menu de três pontos no canto superior direito de cada postagem.
Também não há como ordenar seu feed cronologicamente. Em vez disso, ele é organizado de acordo com o que o algoritmo Threads acha que você pode achar mais interessante. Inclusive esse mecanismo está afugentando muitos novos usuários, que reclamam de conteúdos indesejados ou que não interessam.
A privacidade do usuário no Threads
Como no Twitter, as contas do Threads podem ser públicas ou privadas. Em uma postagem pública, você também pode ajustar os grupos que podem responder a todos, apenas às contas que você segue ou apenas às que você menciona na postagem.
E pelo que estamos vendo nesse início de caminhada como rede social, o Threads está tão faminto por seus dados pessoais quanto o Facebook e o Instagram. Muitos especialistas afirmam que o aplicativo está engolindo dados que você não esperava, incluindo detalhes do seu telefone (número do modelo, resolução da tela e fuso horário) e identificadores como um registro de data e hora de quando você instalou o aplicativo.
Você também deve saber que, quando se inscreve em uma conta do Threads, a Meta tem acesso a tudo o que o Facebook e o Instagram aprenderam sobre você ao longo dos anos, tanto dentro, quanto fora de seus aplicativos para direcionar os anúncios e personalizar sua experiência.
Não há anúncios (ainda)…
Desde seu lançamento, o Threads não tem anúncios. Mas não espere que continue desse jeito. A Meta, que obtém a maior parte de sua receita rastreando o que os usuários fazem online e usa isso para direcioná-los com anúncios, diz que pode abrir a porta para anúncios no futuro.
Mas os espertinhos e influenciadores estão dando um jeito de faturar com posts direcionados para determinada audiência com foco em vender seu peixe, produto ou serviço. A Meta promete que no Threads os perfis falsos e robôs não terão vida fácil. A conferir.
O Instagram é o maior trunfo do Threads
Em seu anúncio oficial de lançamento, a Meta promete incentivar os criadores de conteúdo que desejam experimentar um novo aplicativo de rede social baseado em texto, mas não querem ter que fazer todo o trabalho necessário para criar novos seguidores do zero.
Em vez disso, eles podem incentivar sua base de fãs no Instagram a entrar no Threads para começar. Mas os usuários ainda terão que optar por seguir seus criadores favoritos no Threads, e não há garantia de que os seguidores de todos os criadores estão interessados no novo aplicativo. Como se perceber, é um desafio e tanto!
Nos testes que fiz em um perfil, nem todos os seguidores acabam seguindo de volta, isso se já baixaram o aplicativo, pois para muita gente ainda é uma novidade, não tem interesse ou não sabem da existência do Threads.
O que esperar do Threads para negócios?
Essa é uma pergunta que gostaria muito de responder, mas depende muito do tempo, se a rede se manter no atual nível ou crescer ainda mais ou mesmo a Meta liberar para anúncios de empresas.
Enquanto ainda se mantém nos trendings, o melhor a fazer é observar. O recomendado é que você crie a sua conta ou do seu negócio, estude como as grandes marcas, concorrentes e a sua audiência estão se comportando por lá.
Não saia desesperado pensando em criar mais um calendário editorial para sua estratégia de marketing digital por enquanto, mas é preciso ter agilidade e ficar de olho nas novidades sobre o Threads. Assim que notar que a sua audiência aderiu bem à plataforma e está ativa por lá, comece a entregar conteúdo por essa rede social também. Observe o que acontece.
Sempre é bom lembrar que timing e adaptabilidade são “ouro” no mercado digital!
Antes de encerrar, fica um alerta: tenha cuidado se for excluir sua conta.
Para deletar o Threads sem afetar seu Instagram, é necessário seguir os passos a seguir, conforme indicado nos termos de uso do app:
- Vá para a página do seu perfil
- Clique em “Configurações”, no canto superior direito da tela
- Clique na aba “Conta”
- Clique em “Desativar Perfil”
- Confirme a desativação