Como a rede social pode ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital e inbound marketing.
O Twitter não é a rede social preferida pelas empresas como canal de marketing, mas deve ser levado em consideração, se você quiser fortalecer a sua presença no digital. Com 350 milhões de usuários ativos mensais, a rede do passarinho azul está mais popular do que nunca, sendo que mais de 42% das pessoas que têm conta no Twitter acessam o aplicativo todos os dias, para enviar centenas de milhões de tweets.
Além disso, uma grande parte dos usuários do Twitter faz parte da geração do milênio. Segundo o Financial Times, os Millennials se tornaram os consumidores mais poderosos do mundo.
Por isso, dependendo do seu negócio, vale a pena colocar o Twitter no planejamento de redes sociais, para atração de leads e clientes.
Índice
5 razões pelas quais o Twitter é bom para os negócios
1. Conectar-se com clientes
O Twitter oferece uma plataforma para se conectar com seus clientes a qualquer hora do dia. Por exemplo, você pode usar a rede para pedir feedback aos seus seguidores ou responder às suas perguntas. Já ficou comprovado que muitos consumidores vão ao Twitter para entrar em contato com empresas e marcas.
Muitos clientes também estão na plataforma e você pode criar enquetes ou campanhas de marketing que conversem com esse público.
2. Marketing grátis
O uso do Twitter é gratuito. Você não precisa pagar para estar no Twitter e não precisa pagar para twittar. Você só precisa criar um tweet e com um clique você tem o potencial de alcançar todos os seus seguidores online, sem pagar nada!
Sua empresa pode se beneficiar ao alcançar seu público do Twitter, sem nenhum custo adicional. Porém, já existe uma opção paga da plataforma, chamada “Twitter Blue”, que vou contar mais adiante.
3. Ficar de olho na concorrência
Seus clientes ou prospects estão usando o Twitter, mas seus concorrentes também. Isso dá à sua empresa uma grande oportunidade de descobrir o que está acontecendo com quem você disputa vendas.
Os usuários consumidores de determinadas marcas podem compartilhar reclamações ou sugestões publicamente com seus concorrentes no Twitter, o que também pode ser considerado um feedback para sua empresa.
Você pode analisar isso e ver onde sua empresa pode melhorar, coletar informações importantes e implementá-las para garantir que sua empresa atenda às necessidades de seu público alvo.
4. Interação criativa
Já cobrimos como sua empresa pode usar o Twitter para se conectar com os clientes que você já possui, mas não termina aí. Você também pode usar o Twitter para interagir com clientes em potencial, interessados no seu produto.
Os “Assuntos do Momento” ou trending topics, sempre tem ações de grandes empresas que promovem interações impactantes e por consequência, vendas. Muitas ideias podem ser aproveitadas para campanhas criativas e busca de novos seguidores.
5. Aumentar as vendas
Pesquisas apontam que 60% dos seguidores de uma marca são mais propensos a comprar ou recomendar produtos depois de seguir a marca no Twitter. Isso mostra o quão poderoso o Twitter pode ser para o seu negócio. O Twitter não é apenas uma plataforma para você interagir com as pessoas, mas também para o seu negócio aumentar as vendas e aumentar sua receita.
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Como otimizar sua conta comercial do Twitter
Os perfis do Twitter são bem objetivos, então cada elemento conta. Existem sete partes principais para deixar a sua marca redondinha, pronta para conquistar seguidores.
- Imagem do banner (ou fundo)
- Foto do perfil (que se sobrepõe ao fundo
- Nome de sua marca ou empresa
- @Username / Identificador do Twitter. Ex: @suaempresa
- Descrição / Bio (destaque o que você faz ou vende em primeiro plano)
- Link (URL) do site ou página
- Tweet fixado (ideal para lançamento de campanhas)
Tendo feito essa configuração inicial é só partir em busca de seguidores, afinal, você não vai querer ficar falando para um deserto. Por isso, comece seguindo perfis de seu interesse.
Lembre-se que é uma conta comercial, então busque seguir perfis que tenham a ver ou sejam afins do seu modelo de negócio. Diferente de uma conta pessoal, o perfil comercial precisa seguir pessoas e parceiros que agreguem valor à marca. À medida que você for seguindo, vai ganhar outros seguidores também.
Comece divulgando
Crie ao menos cinco posts para aparecer na timeline e começar a divulgar nas outras redes sociais (facebook, instagram, linkedIn). Coloque um botão no site para direcionar ao Twitter ou até mesmo como um elemento no site, com atualização de feed.
Inclua o Twitter no Linktr.ee, geralmente utilizado na Bio do Instagram. Adicione o botão de compartilhamento da rede social nos seus posts de blog, para maior alcance e com algum investimento é possível ainda contar com a ajuda de influenciadores que estão na rede.
Outra opção são posts patrocinados na rede (ou anúncios) que vou explicar melhor agora!
Como anunciar no Twitter Ads
Com uma conta do Twitter Ads, você pode configurar, executar e analisar campanhas de Anúncios Promovidos no Twitter. Inscreva-se para criar uma conta do Twitter Ads em ads.twitter.com. Assim, você terá acesso aos anúncios pagos, além da sua conta orgânica.
A conta do Twitter Ads é vinculada ao identificador a partir do qual você a criou. Por exemplo, se você tem uma conta pessoal e uma conta corporativa do Twitter, entre na conta corporativa e acesse ads.twitter.com. Lá, você pode se inscrever no Twitter Ads e promover conteúdos do nome de usuário da sua empresa no Twitter.
Os anúncios aparecerão como “Promovidos” a partir do nome de usuário da sua conta do Twitter Ads. É importante dizer que não há diferença no processo de criação de contas do Twitter para uso pessoal e comercial. A diferença é como você decide usar sua conta do Twitter.
Nesse link oficial da rede, você consegue entender melhor sobre o Twitter Ads, como criar, proteger uma conta e uma introdução às campanhas.
Twitter Blue
Recentemente a rede social criou um serviço de assinatura premium, chamado Twitter Blue, uma assinatura mensal paga opcional que oferece selo azul à conta e acesso antecipado para selecionar novos recursos, como o Editar Tweet e ver menos anúncios no feed.
No Brasil, os preços do Twitter Blue começam em R$60 mensais ou R$629,00 anual, dependendo do plano contratado.
O principal benefício é o selo de verificação. O selo azul até então era gratuito, mas concedido somente para grandes empresas, órgãos governamentais, entidades da mídia, artistas e figuras públicas.
Com o selo de verificação, uma conta do Twitter ganha maior destaque, inclusive para visualização em respostas, menções e buscas. Mas o ícone azul só será liberado para assinantes do Twitter Blue que tiverem número de celular autenticado e uma aprovação prévia.
Os recursos do Twitter Blue
- Editar Tweet: Este recurso muito solicitado ,dá uma janela de 30 minutos para fazer um número limitado de alterações nos Tweets publicados. Serve para fazer alterações, marcar uma pessoa ou reordenar a mídia anexada. No momento, a edição de Tweets só se aplica a Tweets originais e Tweets com comentários.
- Pastas de itens salvos: Pastas com itens salvos: Usando as Pastas de itens salvos, os assinantes podem agrupar e organizar Tweets salvos em pastas, para encontrá-los rapidamente depois. O Twitter Blue permite um número ilimitado de itens salvos e pastas, que são sempre privados.
- Ícones personalizados para o aplicativo: Com os ícones personalizados para o aplicativo, é possível alterar a aparência do ícone do aplicativo do Twitter no celular. Escolha uma das várias opções coloridas.
- Fotos de perfil em NFT: Os NFTs estão sendo adicionados como uma maneira a mais de personalizar seu perfil do Twitter; é possível exibir os NFTs em uma imagem de perfil de formato hexagonal na conta do Twitter. Depois de uma conexão temporária à sua wallet de criptomoedas para configurar um NFT como sua foto de perfil, seu ativo digital aparece em um formato hexagonal especial que o identifica como o proprietário desse NFT.
- Temas: Com os Temas do Twitter Blue, o usuário pode escolher uma das opções coloridas como tema do aplicativo.
- Navegação customizada: Este recurso permite que se escolha o que é exibido na barra de navegação, para ter acesso rápido ao conteúdo e aos destinos do Twitter que mais interessam.
- Artigos em Destaque: Os Artigos em Destaque são um atalho para os artigos mais compartilhados da sua rede. O recurso apresenta automaticamente os artigos mais compartilhados pelas pessoas que você segue – e pelas pessoas que elas seguem também –, para que você consiga achar com facilidade o tipo de conteúdo que deseja ler.
- Leitor: objetivo dessa funcionalidade é transformar sequências longas em uma experiência de leitura mais prazerosa. No Leitor as sequências tem menos interrupções visuais.
- Desfazer Tweet: O recurso Desfazer Tweet dá a opção de cancelar um Tweet depois de tê-lo enviado, mas antes de ficar visível aos outros usuários do Twitter. Não é um botão de edição, mas sim uma chance de visualizar e revisar o Tweet antes de ser publicado para todos verem. Quando o período terminar, o Tweet ficará visível aos seus seguidores e você poderá sair dele ou excluí-lo, como faria normalmente no Twitter.
- Classificações priorizadas em conversas: Este recurso prioriza as respostas a Tweets com os quais o perfil interage.
- Carregamento de vídeos mais longos: Assinantes do Twitter Blue podem carregar vídeos de até 60 minutos de duração e arquivos de até 2GB (1080p) (somente Web).
- Tweets mais longos: Com os Tweets mais longos, os assinantes do Twitter Blue poderão Tweetar até 4.000 caracteres. O usuário pode compor Tweets mais longos em um Tweet com comentário ou resposta. Recursos padrão, como publicação de mídia, criação de questionários e uso de hashtags, continuam se aplicando. Todos conseguirão ler Tweets mais longos, mas só os assinantes do Twitter Blue poderão criá-los.
- Autenticação em duas etapas via SMS: Ao se tornar assinante do Twitter Blue, é possível adicionar uma camada adicional de segurança à conta com a autenticação em duas etapas via SMS. A disponibilidade da autenticação em duas etapas via mensagem de texto para o Twitter Blue está sujeita a variações conforme o país e a operadora.
Selo dourado do Twitter para empresas
A rede ainda está testando outra modalidade de acesso pago: Organizações Verificadas do Twitter. Um novo serviço ainda em teste, para entidades corporativas na plataforma. Os assinantes desse serviço recebem um selo dourado, que designa que a conta pertence a uma empresa oficial no Twitter.
Conclusão
Como eu citei no começo do texto, o Twitter ainda é subestimado por muitas empresas, que dão preferência ao Facebook, Instagram e WhatsApp. No entanto, com a evolução da plataforma, experimente pelo menos testar um público alvo diferenciado, aplicando o foco em relacionamento para vendas.
As dicas estão aí, aproveite!
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